Buscar

sociologia 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. Que é fato social conforme a teoria desenvolvida por Durkheim? 
São instrumentos sociais e culturais que determinam as maneiras de agir pensar e sentir na vida de um indivíduo. Assim, o fato social o obriga a se adaptar às regras da sociedade.
2. Na versão de Durkheim, quais são as três características básicas que distinguem os fatos sociais dos fatos orgânicos ou psicológicos? Explique.
Generalidade, exterioridade e coerção social, são as únicas que se impõem ao indivíduo, uma poderosa força coercitiva a que ele deve obedecer.
3. Quais são os passos que um cientista social deve seguir para garantir a sua neutralidade na análise dos fatos sociais?
Os sociólogos devem se isolar de emoções, crenças, preconceitos e intimidade com o objeto que está sendo analisado Trate o objeto de pesquisa como uma coisa: o objeto que está sendo analisado não deve ser considerado um sistema Finanças ou religião, todas devem ser coisas Os objetos sociais devem ser neutros, sem opiniões pessoais, mas baseados em fatos, baseados em fatos A distância entre o sociólogo e o fato analisado, se for preciso buscar o isolamento entre quaisquer visões existentes dos fatos para contagiar com visões externas.
4. Que lei geral Durkheim estabelece para a evolução das espécies sociais? 
A forma social, a classificação das espécies sociais, refere-se claramente às espécies aprenda biologia. Durkheim acredita que todas as sociedades seguem Tribos, a forma mais simples e igualitária de sociedade, são reduzidas a uma única parte eles são semelhantes aos átomos, ou seja, eles estão lado a lado
5. O que é solidariedade orgânica?
A sociedade capitalista que é caracterizada por uma ampla divisão de tarefas e funções, o que leva a uma grande interdependência entre os indivíduos na economia e na tecnologia, mas o mais importante é a dependência moral.
6. Por que o suicídio e o crime podem ser considerados fatos sociais normais, na perspectiva Durkheim Iana?
Para Durkheim, quando um fato social atinge uma grande escala e ameaça a sociedade, torna-se patológico. Crime (por exemplo, pode ser definido como um crime) Um fato social normal, pois se trata de um fenômeno social observado em quase todas as sociedades. A proporção excessiva de crimes só se tornará um fato social patológico. O mesmo desta forma, o suicídio pode ser considerado um fato social normal ou patológico.
7. Defendendo a imparcialidade e a objetividade da ciência, Durkheim afirma: 
“O sentimento é objeto da ciência, no é critério de verdade cientifica.” DURKHEIM, Emile. As regras do método sociológico. São Paulo: Nacional, 1963. P. 31.
Para Durkheim, a verdadeira ciência deve se guiar pelos sentimentos pessoais do cientista? Por que?
Não. Porque os sentimentos pessoais de forma alguma são científicos e irão distorcer a verdade dos fatos
8. Leia a tabela a seguir e depois responda as questões.
Emprego e desemprego podem ser considerados como fatos sociais?
Sim, é considerado normal desde os tempos antigos até hoje.
Por que, apesar de termos o desemprego como uma ocorrência nociva a sociedade, ele pode ser considerado, segundo as categorias de Durkheim, como fato social normal? 
O desemprego é considerado um fato social, que afeta a sociedade e não apenas uma pessoa. 
9. Esta foto identifica o conceito de solidariedade mecânica ou de solidariedade orgânica? Explique.
Solidariedade mecânica para um indivíduo, seus desejos e vontades sucumbirão ao coletivo. Proporciona maior coesão e harmonia, tornando o valor tradicional.
10. Para Durkheim, e social todo fato que é geral. Observe essa imagem e identifique os elementos que, segundo ele, caracterizam um fato social.
Coercividade: Para os desempregados, eles ficam constrangidos por causa da preocupação coloque comida na mesa. 
Exterioridade: Perdendo o emprego, não por vontade.
Generalidade: desemprego, demônios assombram toda a sociedade.
11. Durkheim afirma que certos sentimentos até então considerados inatos do homem não são universais por tanto resulta na orgânica coletiva de constituírem a base dela.
Podemos dizer que para Durkheim os sentimentos humanos são frutos da coesão social? Por que? 
Sim, podemos considerar os sentimentos humanos como parte da coerção social, principalmente porque crescemos com a sociedade, que determina as formas e atitudes que devemos desenvolver ou seguir.
 O que seria necessário para que um sentimento fosse considerado inato no homem e parte de sua natureza?
Normal é um padrão obrigatório para o indivíduo e sua superioridade. Isso significa que mesmo que a sociedade e a consciência coletiva sejam entidades morais antes de sua existência tangível, a supremacia da sociedade para o indivíduo deve satisfazer o indivíduo, desde que ele possa se integrar próprio Ao conjunto de regras por ele definidas, para que não haja conflitos exagerados que possam ser resolvidos, portanto, é necessário apoiar o mecanismo para manter a unidade entre seus membros
12. Durkheim afirma que encontramos hábitos, costumes, leis e regulamentos que já existiam antes de nascermos, e que são impostos a nós, desenvolva essa ideal utilizando sua própria experiencia pessoal. 
Sou a cristã desde pequena. Sempre acreditem que se você não seguir o caminho de Deus, não irei para o céu! Hoje, acredito que devemos seguir o caminho de Deus, mas de outra maneira de pensar, quero entrar no processo e quero levar a palavra de Deus para aqueles que ainda não conhecem.

Continue navegando