Buscar

FINANÇAS INTERNACIONAIS ATIVIDADE 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A curva de demanda agregada possui uma relação inversa com o nível de preços. Uma vez que uma curva de demanda agregada em declínio significa que - à medida que o nível de preços cai - a quantidade demandada aumenta. Da mesma forma, à medida que o nível de preços cai, a renda nacional aumenta.
 
A respeito da taxa de câmbio de curto prazo e a demanda agregada, analise as afirmativas a seguir e assinale V
para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) Quando há um aumento no custo de produção nacional, os preços dos produtos nacionais ficam menores do que os estrangeiros.
II. ( ) Com aumento do câmbio, os bens estrangeiros tornam-se mais caros do que os nacionais.
III. ( ) Quando há um aumento das importações, o saldo em conta corrente é beneficiado.
IV. ( ) Toda vez que há uma depreciação real da moeda, as exportações irão aumentar. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
F, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta.  A sequência está correta. Uma vez que com o aumento do câmbio, os bens estrangeiros (no caso, os produtos norte-americanos) tornam-se mais caros do que os nacionais (produtos brasileiros).  Assumindo-se que sempre o efeito volume das transações externas irá superar o efeito valor, tem-se que toda vez que há uma depreciação real da moeda (aumento da taxa real de câmbio), as exportações irão aumentar e o saldo em conta corrente será melhor. 
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
Uma taxa de câmbio flutuante é um regime em que o preço da moeda de uma nação é definido pelo mercado cambial com base na oferta e na demanda em relação a outras moedas. Isso está em contraste com uma taxa de câmbio fixa, em que o governo determina total ou predominantemente a taxa.
 
Considerando os sistemas monetários internacionais e a taxa de câmbio flutuante, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Uma meta macroeconômica visa garantir o equilíbrio interno da nossa economia e a busca pela estabilidade de preços nacionais.
II. Um Índice Geral de Preço, como o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), representa o nível de inflação no país.
III. O governo, mediante o uso de suas políticas macroeconômicas, deve impedir que ocorram grandes flutuações na produção e no nível geral de preços.
IV. A meta de equilíbrio externo é evitar os equilíbrios excessivos no Balanço de Pagamentos.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, já que uma meta macroeconômica visa garantir o equilíbrio interno da nossa economia e a busca pela estabilidade de preços nacionais. O Índice Geral de Preço, como o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), representa o nível de inflação no país. O governo, mediante o uso de suas políticas macroeconômicas, deve impedir que ocorram grandes flutuações na produção, com vistas a evitar flutuações bruscas no nível geral de preços e, consequentemente, um surto inflacionário, devido à pressão da demanda.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
Os preços das moedas podem ser determinados de duas formas: uma taxa flutuante ou uma taxa fixa. A taxa flutuante é geralmente determinada pelo mercado aberto mediante a oferta e a demanda. Nesse aspecto, se a demanda pela moeda for alta, o valor aumentará. Se a demanda for baixa, isso fará com que o preço da moeda se reduza.
 
Considerando taxa de câmbio de curto prazo e a demanda agregada, analise as afirmativas a seguir e assinale V
para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) O nível de produção de um país possui uma relação com a taxa de câmbio.
II. ( ) No curto prazo, a produção é determinada pelo nível de demanda agregada.
III. ( ) A demanda agregada é representada pelo câmbio e pelas exportações líquidas.
IV. ( ) A demanda agregada é representada pelo consumo das famílias e o câmbio.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, F.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, F.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta.  A sequência está correta. Uma vez que não é apenas a taxa de juros e o nível geral de preços que possuem relação com a taxa de câmbio. O nível de produção de um país também. Sendo que, no curto prazo, a produção (oferta) é determinada pelo nível de demanda agregada.
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A finalidade de um sistema de taxa de câmbio fixa é manter o valor de uma moeda dentro de uma faixa estreita de preço. Uma vez que a taxa de câmbio fixa é um regime aplicado por um governo ou banco central que vincula a taxa de câmbio oficial da moeda do país à moeda de outro país ou ao preço do ouro.
 
Considerando o excerto apresentado, sobre a taxa de câmbio, analise as afirmativas a seguir:
 
I. O Banco Central intervém no mercado de câmbio para garantir o equilíbrio no mercado cambial.
II. Com base na lei da oferta e da demanda, quando há excesso de oferta, ocorre uma valorização cambial.
III. Com base na lei da oferta e da demanda, quando há excesso de demanda por moeda, ocorre uma desvalorização cambial.
IV. Sabe-se que, para manter o câmbio constante, o Bacen deve sempre deixar a lei da oferta e demanda regular o mercado.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a intervenção do Bacen no mercado de câmbio é para remover ofertas ou demandas em excesso de moeda estrangeira, de forma a garantir o equilíbrio no mercado cambial. Com base na lei da oferta e da demanda, quando há excesso de oferta, o preço tende a cair; ao passo que quando há excesso de demanda, o preço tende a subir, sendo que o equilíbrio em um mercado dar-se-á quando a oferta se igualar à demanda.
	
	
	
Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
Uma taxa de câmbio oficial irrealista pode levar ao desenvolvimento de uma taxa de câmbio paralela, não oficial ou dupla. Uma grande diferença entre as taxas oficiais e não oficiais pode desviar a moeda forte do Banco Central, o que pode levar à escassez de divisas e a grandes desvalorizações periódicas, que podem ser mais prejudiciais para uma economia do que o ajuste periódico de um regime de taxa de câmbio flutuante.
 
Considerando a taxa de câmbio fixa e a intervenção cambial, analise as afirmativas a seguir:
 
I. O câmbio flutuante apresenta suas variações: flutuação limpa, flutuação suja ou bandas cambiais.
II. Quando o sistema de câmbio é fixo, os Bancos Centrais participam ativamente do mercado cambial, negociando moedas estrangeiras.
III. O Bacen registra seus ativos e passivos, de forma diferente de um balanço contábil de uma empresa.
IV.  Os ativos internos referem-se aos créditos que o Bacen tem referente a pagamentos futuros dos cidadãos e das instituições domésticas.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e IV, apenas.
 
	Resposta Correta:
	 
I, II e IV, apenas.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois o câmbio flutuante apresenta suas variações: flutuação limpa, flutuação suja ou bandas cambiais. Quanto ao sistema de câmbio fixo, as autoridades monetárias dos países, ou seja, seus Bancos Centrais, participam ativamente do mercado cambial, negociando moedas estrangeiras de forma a garantir a taxa de câmbio fixa no nível acordado. Em relação aos ativos, existem ativos internos e externos. De forma simplificada, os ativos internos referem-se aos créditos que o Bacen tem referente
a pagamentos futuros dos cidadãos e das instituições domésticas, tais como os títulos do governo nacional e os empréstimos a bancos privados nacionais.
	
	
	
Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O preço de um bem, em termos monetários, é uma expressão relativa do valor de mercado do bem em si e do valor de mercado do dinheiro. Assim, “o nível de preços” é uma expressão relativa do valor de mercado de uma cesta de bens em termos do valor de mercado do dinheiro.
 
Considerando o excerto apresentado, a taxa de câmbio de curto prazo e a demanda agregada, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Um aumento na renda leva a um aumento na demanda agregada. Por sua vez, uma queda da renda disponível levará a uma redução da demanda agregada.
II. Em um mercado em equilíbrio, no curto prazo, quando a demanda agregada se igualar à oferta agregada, a taxa de câmbio real determinará o nível de produção. 
III. A relação entre a produção e a taxa de câmbio real pode ser vista por meio da construção da curva de demanda agregada igual à produção agregada.
IV. O equilíbrio no mercado de bens e serviços não ocorre simultaneamente ao equilíbrio no mercado de ativos.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois uma elevação no volume de renda levará a um aumento da demanda agregada. Por outro lado, uma queda da renda disponível terá um efeito inverso que é a redução da demanda agregada. Como o mercado de bens e serviços está em equilíbrio, no curto prazo, quando a demanda agregada se igualar à oferta agregada (Y), a taxa de câmbio real determinará, também, o nível de produção. A
relação entre a produção e a taxa de câmbio real pode ser vista por meio da análise do equilíbrio no mercado de bens e serviços a partir da construção da curva de demanda agregada igual à produção agregada.
	
	
	
Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Quando tudo o mais permanece igual, à medida que o valor de mercado do dinheiro cai, o nível de preços sobe. De fato, o “valor de mercado do dinheiro” só pode ser isolado como uma variável se o valor de mercado for medido em termos de uma “unidade padrão”, isto é, em termos absolutos.
 
Considerando o excerto apresentado, sobre o valor do dinheiro, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Conforme a equação de Fisher, se houver uma expectativa de aumento nos níveis gerais de preços, ocorrerá um aumento na mesma proporção no nível de juros.
II. O entendimento sobre a Paridade do Poder de Compra é importante para chegarmos ao conceito de taxa de câmbio real.
III. A taxa de câmbio real mede o quanto de produtos ou serviços nacionais podem ser trocados por outros produtos estrangeiros.
IV. Para a Teoria da Paridade do Poder de Compra, as taxas de câmbio reais se alteram, enquanto as nominais permanecem estáticas.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a equação de Fisher garante tanto a paridade de juros como a paridade do poder de compra.  A compreensão da PPC é importante para chegarmos ao conceito de taxa de câmbio real, isto é, a taxa de câmbio real entre as moedas de dois países é uma medida ampla de resumo dos preços das mercadorias e serviços de um país em relação aos de outro. Representa o preço relativo entre duas cestas de bens de consumo, uma nacional e outra estrangeira. Por isso, dizemos que a taxa de câmbio real mede o quanto de produtos ou serviços nacionais podem ser trocados por outros produtos ou serviços estrangeiros.
	
	
	
Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Quando tudo o mais permanece igual, se o valor de mercado dos bens aumenta, o nível de preços aumenta. O valor de mercado da cesta de mercadorias pode aumentar por todos os motivos, mas algumas razões podem incluir um aumento súbito na demanda agregada (“demanda excessiva”) ou uma queda súbita na oferta agregada (“choque de oferta”).
 
Considerando o excerto apresentado, sobre a o nível de preços, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Quanto maior a renda, maior a demanda por moeda. Assim, há uma relação direta entre essas duas variáveis.
II. O Efeito Fisher mostra a relação entre taxa de juros e inflação para explicar as variações cambiais no longo prazo.
III. Quanto maior os juros, menor será a demanda por moeda. Assim, há uma relação direta entre essas duas variáveis.
IV. Uma elevação de preços irá provocar uma compensação via taxa de juros de forma a garantir a Paridade do Poder de Compra.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e IV, apenas.
 
	Resposta Correta:
	 
I, II e IV, apenas.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois quanto maior a renda, maior a demanda por moeda, ou seja, há uma relação direta entre essas duas variáveis e inversa à taxa de juros. O Efeito Fisher mostra a relação entre taxa de juros e inflação para explicar as variações cambiais no longo prazo. Qualquer elevação de preços irá provocar uma compensação via taxa de juros, em que os preços nos países sejam os mesmos quando medidos em termos da mesma moeda.
	
	
	
Pergunta 9
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
Uma taxa de câmbio flutuante não significa que os países não intervêm e manipulam o preço da moeda, já que os governos e os Bancos Centrais tentam regularmente manter o preço da moeda favorável ao comércio internacional. Uma troca fixa é outro modelo de moeda, em que uma moeda é atrelada ou mantida no mesmo valor em relação a outra moeda.
 
Considerando os sistemas monetários internacionais e a taxa de câmbio flutuante, analise as afirmativas a seguir:
 
I. A forma pela qual os governos intervêm nos mercados ocorre mediante a execução das políticas microeconômicas. 
II. As metas principais de qualquer política macroeconômica são o estímulo ao crescimento do país, a garantia das taxas de emprego elevadas e estabilização do nível geral de preços.
III. As principais metas de qualquer política são evitar desequilíbrios excessivos no Balanço de Pagamentos e promover o desenvolvimento econômico
IV. A partir do emprego das políticas macroeconômicas, como política cambial, política monetária e política fiscal, que o governo tentará atingir as metas de equilíbrio.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
II, III e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois a forma como os governos intervêm nos mercados é por meio da execução das políticas macroeconômicas. As principais metas de qualquer política macroeconômica são: estimular o crescimento do país, garantir taxas de emprego elevadas e estabilizar o nível geral de preços, isto é conter a inflação. As principais metas de qualquer política são evitar desequilíbrios excessivos no Balanço de Pagamentos e promover o desenvolvimento econômico. Será com o uso das políticas macroeconômicas, tais como a política cambial, política monetária e política fiscal, que o governo tentará atingir essas metas de equilíbrio interno e externo.
	
	
	
Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Desde o fracasso do acordo de Bretton Woods, o sistema monetário mundial foi dividido entre duas forças conflitantes. O mais poderoso dos dois é o conceito de taxas de câmbio flexíveis, que se estabeleceu no clima ideológico do liberalismo econômico que lhe deu legitimidade. A outra força, um pouco mais fraca, tem origem na crença de que a flexibilidade total da taxa de câmbio é prejudicial ao crescimento econômico e ao livre comércio.
 
A respeito dos sistemas monetários internacionais
e taxa de câmbio flutuante, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) É imprescindível que um país tenha um saldo saudável em conta corrente para que evite desequilíbrios excessivos no Balanço de Pagamentos. 
II. ( ) O saldo ideal em uma conta corrente seria aquele em que não há déficit profundo e nem um superávit excessivo.
III. ( ) É saudável que o saldo do balanço de pagamentos seja extremamente superavitário, para que o país consiga atingir suas metas macroeconômicas.
IV. ( ) Se um país possui déficit em conta corrente, significa que ele está contraindo uma obrigação para o futuro.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, F, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, F, V.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta.  A sequência está correta. Uma vez que um saldo saudável em conta corrente é imprescindível para que o país seja capaz de pagar suas dívidas exteriores no futuro, evitando desequilíbrios excessivos no Balanço de Pagamentos.  O saldo ideal em uma conta corrente seria aquele em que não há déficit profundo e nem um superávit excessivo. Se um país apresenta déficit em conta corrente, significa que ele está pegando emprestado do resto do mundo, contraindo uma obrigação para o futuro.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando