Buscar

Principais informações dos aditivos utilizados nos polímeros

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Principais informações dos aditivos utilizados nos polímeros.
O que são aditivos de polímeros?
Aditivos (em polímeros): são materiais adicionados como componentes auxiliares dos plásticos e/ou das borrachas; a inclusão de aditivos nas formulações ou composições de plásticos ou de borrachas visa uma ou mais aplicações específicas como, por exemplo, abaixar o custo, modificar e/ou melhorar diversas propriedades.
Quais as funções dos aditivos nos polímeros?
Eles auxiliam no processamento dos plásticos, melhorando as propriedades de escoamento, além de reduzir a aderência do material fundido às superfícies dos moldes e das máquinas durante a desmoldarem.
Os tipos de aditivos usados com maior frequência são: lubrificantes, estabilizantes, antioxidantes, plastificantes, retardantes de chama e antiestáticos.
Lubrificantes
Os aditivos para lubrificantes são substâncias químicas adicionadas a óleos básicos que intensificam suas características, minimizando propriedades indesejáveis e evitando possíveis danos ao motor. Mesmo quando usados em pequenas quantidades, esses aditivos transformam as propriedades dos lubrificantes.
Estabilizantes
Os estabilizantes são aditivos alimentares que asseguram as características físicas de emulsões e suspensões, sendo usualmente aplica- dos em conservas, doces, sobremesas, lacticínios, sopas, caldos concentra- dos, panificação, massas, alimentos processados, biscoitos, sorvetes, achocolatados e sucos.
Antioxidantes
Os aditivos alimentares antioxidantes são compostos que têm a função de bloquear o efeito prejudicial dos chamados radicais livres. ... Portanto, a função dos aditivos antioxidantes é evitar a ocorrência desse processo e preservar a qualidade dos alimentos.
Plastificantes
Aditivos plastificantes são aplicados ao concreto ou argamassa que revestem os grãos de cimento e provocam, por meio de carga elétrica, uma repulsão entre eles. Essa repulsão promove um melhor rolamento entre os grãos, ou seja, permite uma maior fluidez da massa.
Retardantes de chama
Aditivos anti chama aumentam o tempo em que um material polimérico leva para iniciar o seu processo de combustão ou tornam a propagação da chama mais lenta, depois que já se iniciou a combustão.
Antiestáticos
Antiestáticos, também chamado de deslizantes ou agentes anti-blocking, são aditivos que evitam a aderência entre polímeros e outras substâncias, reduzindo o atrito e facilitando a separação. Isso permite que duas camadas de polímeros deslizem entre si, por exemplo.

Mais conteúdos dessa disciplina