Buscar

Template ATIVIDADE DISCURSIVA - ARQUITETUA BRASILEIRA - ROGÉRIO TOMAS

Prévia do material em texto

Questão –
	A arquitetura contemporânea brasileira trata-se da arquitetura projetada e construída entre o final do século XX e o início do século XXI, e que constitui uma cristalização do memento histórico que vivemos. Podemos dizer que ela se inicia no Brasil desde os anos 1990 com diverso exemplares construídos no território brasileiro. 
Quais são as principais característica do Museu de Arte Contemporânea - MAC (1996) da cidade de Niterói, Rio de Janeiro, que permitem caracteriza-lo como representativo da arquitetura brasileira contemporânea? Justifique a sua resposta apresentando as características da arquitetura brasileiro contemporânea.
RESOLUÇÃO
	As principais características que fazem do Museu de Arte Contemporânea – MAC (1996) ser uma das obras com maior representatividade na arquitetura contemporânea brasileira se dá a forma futurísticas, design diferenciado do casual, com ideias arrojadas de um arquiteto a frente do seu tempo, Oscar Niemeyer, mostrando seu arrojo despojado de curvas e formas ousadas. 
A estrutura de formação do MAC foi moldada em concreto com curvas arredondadas, suaves e modernas, suspenso sobre um único apoio de forma cilíndrica de 9,00 metros de diâmetro, com um espelho d’agua com 817 m² de superfície e 60 centímetros de profundidade, uma grande fachada envidraçada em toda sua circunferência trazendo ao seu interior um volume intenso de luz natural, proporcionando uma apreciação da paisagem ao seu redor entre o mar e a vegetação. Observa-se que, a intenção de Oscar Niemeyer era colocar a natureza dentro do museu trazendo a interação do interior com exterior, sendo um dos aspectos em relação a arquitetura brasileira contemporânea. 
O projeto do MAC-Niterói revela a ousadia de uma artista experiente, responsável pela produção que apresenta uma leitura bastante pessoal dos preceitos da arquitetura racionalista. Um dos destaques do MAC é a divisão de arte-educação que, tem o objetivo de desenvolver estratégias de interação comunicativa com a arte contemporânea. 
Vale lembrar que Oscar Niemeyer trouxe em seu projeto uma carga expressiva das características da arquitetura contemporânea brasileira, buscando uma iluminação natural, a simetria de suas formas com paisagem em seu redor e, a utilização de materiais que não agridam o meio ambiente. Sendo importante, mostrar a individualidade e personalidade, exprimidas nos projetos, buscando cada vez mais transpor limites da tradição e inovar tanto em forma quanto em funcionalidade. 
No âmbito da forma, destaca-se a construção irregular, fragmentada de aparências distorcidas e, com grandes janelas que convidam a luz natural entrar.
 Quanto a funcionalidade, foi desenvolvido um espelho d’agua com formas orgânicas, trazendo assim, um conforto térmico mais adequado.
Imagem – cultura niteoí 
“Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein.”
Oscar Niemeyer

Continue navegando