Buscar

Atividade_discursiva_Desenho_2021

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O uso das ferramentas de precisão e auxílio ao desenho, complementam e potencializam os comandos de desenho e edição utilizados no AutoCAD, proporcionando mais agilidade e precisão. Entre estas ferramentas, as principais são: GRID, SNAP, DYNMODE, ORTHO, POLAR TRACKING, OSNAP e OBJECT SNAP TRACKING.
Quais são as funções e as possibilidades de aplicação, no desenvolvimento de um desenho no AutoCAD, destas ferramentas de precisão e auxílio ao desenho?
Além dos comandos de desenho e edição, temos no AutoCAD diversas outras ferramentas, que tornam a tarefa de desenhar uma atividade mais prática e ágil. São as ferramentas de precisão e auxílio ao desenho que, trabalhando em conjunto com os comandos, permitem otimizar os procedimentos e ações feitas no AutoCAD.
Entre essas, as primeiras ferramentas são os comandos GRID e SNAP. Esses comandos acompanham o AutoCAD desde as primeiras versões e eram as suas principais ferramentas de auxílio para desenho, sendo complementados mais tarde pelos demais comandos.
O comando GRID permite a visualização, na área de desenho do AutoCAD, de uma grade (ou malha) formada por pontos ou linhas, conforme a configuração escolhida para o comando. A função dessa grade é servir de orientação visual, da mesma forma como se estivesse utilizando um papel físico milimetrado (ou quadriculado). A ferramenta pode ser ligada ou desligada, de forma rápida e prática, através da tecla de função F7 no teclado. A outra forma de ligarmos/desligarmos o GRID é com o uso do mouse, clicando sobre o ícone GRIDMODE, na barra de status do AutoCAD, localizada na parte inferior da tela do programa. Para configurar os espaçamentos da grade, pode digitar “GRID” na janela de comandos e em seguida indicar o valor do espaçamento entre as linhas da grade. Caso opte por mudar a forma de visualização da grade de linhas para pontos, conforme era exibida nas versões mais antigas do programa, basta digitar “GRIDSTYLE” na janela de comandos e alterar o valor padrão de “0” para “1”, digitando-o e teclando ENTER (ou ESPAÇO). Essas configurações da ferramenta GRID podem ser definidas também em “Snap Settings”, com acesso pela barra de status, clicando-se na seta ao lado dos ícones dos comandos GRIDMODE e SNAPMODE. Ao clicar em “Snap Settings”, haverá o acesso à caixa de diálogo “Drafting Settings”, onde poderá controlar e definir todas as configurações relacionadas às demais ferramentas de precisão e auxílio ao desenho, além daquelas sobre o comando GRID.
SNAP, esse comando é a ferramenta que restringe o movimento do cursor a intervalos específicos, ela é acionada pela tecla de função F9 ou através da barra de status, clicando em SNAPMODE. Através dessas duas formas de acionamento, podemos ligar ou desligar a ferramenta SNAP, conforme a necessidade. Para definir o valor dos intervalos de deslocamento do cursor, pode digitar “SNAP” na janela de comandos do AutoCAD, informando em seguida tal valor, ou utilizar a caixa de diálogo “Drafting Settings”, vista anteriormente nas definições de configuração do comando GRID. 
DYNMODE, permite mostrar junto ao cursor, de forma dinâmica, as informações sobre as dimensões ou medidas que estamos trabalhando no momento. O acionamento é feito através da barra de status, clicando-se sobre o ícone da ferramenta. Pode-se configurar quatro formas de interação para o uso dessa ferramenta. Para acessá-las, digitar “DYNMODE” na janela de comando do AutoCAD e, em seguida, informar o valor do modo de exibição desejado, sendo:
• “0” – ferramenta desligada;
• “1” – ferramenta ligada, mostrando janelas de digitação e medidas angulares absolutas;
• “2” – ferramenta ligada, mostrando as medidas angulares absolutas;
• “3” – ferramenta ligada, mostrando janelas de digitação e medidas angulares relativas.
Na opção “2”, qualquer digitação feita no AutoCAD irá aparecer na janela de comandos, enquanto nas opções “1” e “3”, o que digitar será apresentado logo ao lado do cursor. A diferença entre as opções “1” e “3” será quanto à forma como a contagem angular é mostrada, sendo que na opção “1” os ângulos são mostrados até 360° em relação ao ângulo zero e na opção “3” os ângulos são mostrados até 180° em relação ao ângulo zero.
ORTHO, que permite desenharmos nas orientações ortogonais horizontais e verticais (direções “X” e “Y”) do AutoCAD. O acesso pode ser feito através da tecla de função F8 ou clicando-se no ícone ORTHOMODE da barra de status. Atualmente, com os novos recursos de auxílio ao desenho, incorporados ao programa, o uso do comando ORTHO ficou restrito a casos específicos, como às representações de diagramas e projetos esquemáticos, em que as linhas são predominantemente ortogonais ou não exigem a criação de linhas em orientações diferentes das direções “X” e “Y”.
POLAR TRACKING, permite a criação de linhas em diferentes orientações angulares, além das direções horizontais e verticais; isso traz muito mais praticidade ao desenhar, principalmente em comparação ao comando ORTHO. Seu acionamento é por meio da tecla de função F10 ou feito clicando-se sobre seu respectivo ícone, na barra de status do programa. Ao acionar o POLAR TRACKING, automaticamente, o AutoCAD irá desligar o comando ORTHO e vice-versa. Para configurar os valores de orientação angular, pode-se digitar “POLARANG” e definir o valor desejado, lembrando que o comando irá mostrar todos os incrementos em relação a esta medida. Por exemplo, se digitarmos “8”, ao desenharmos uma linha, o AutoCAD irá mostrar a orientação angular de oito em oito graus (8, 16, 24,32...). O programa possui alguns valores predefinidos e de fácil acesso, basta clicar na seta ao lado do ícone do comando POLAR TRACKING, na barra de status.
Uma ferramenta de grande importância e utilidade para auxiliar o processo de desenho pelo AutoCAD é a ferramenta de precisão OSNAP. Através dessa ferramenta e de suas opções, pode-se selecionar pontos exatos de referência, nos objetos criados pelos comandos de desenho ou pelos comandos de edição. O comando pode ser ligado/desligado através da tecla de função F3 ou clicando-se no respectivo ícone, presente na barra de status do AutoCAD. Para a seleção das ferramentas de precisão, digitar “OSNAP” na janela de comando, e surgirá a caixa de diálogo “Drafting Settings”, mostrando a opção ligar/desligar do comando e as opções disponíveis de seleção.
Obviamente, devido ao grande número de possibilidades de seleção, a forma mais prática de utilização dessas opções é efetuando a seleção apenas daquelas que utilizar com mais frequência, deixando as demais para seleções ocasionais, o que pode ser feito durante o uso dos comandos de desenho, bastando apenas segurar a tecla SHIFT e clicar na área de desenho com o botão direito do mouse. Dessa forma, selecionar a ferramenta de precisão apenas no momento necessário. Uma ferramenta que pode ser utilizada em conjunto com as seleções de precisão é a ferramenta OBJECT SNAP TRACKING, que amplia as opções de seleção do comando OSNAP. Seu acesso pode ser através da tecla de função F11 ou de um clique no ícone “OBJECT SNAP TRACKING”, presente na barra de status. A função da ferramenta é projetar pontos de seleção quando estiver desenhando no AutoCAD, dessa forma, ospontos já existentes, como extremidades, pontos médios, centros de círculos, arcos ou elipses, entre outros, para a inserção de novos objetos, como linhas, polilinhas, círculos e demais objetos criados pelos comandos de desenho.
Esse princípio de projeção irá funcionar para as demais opções de seleção definidas em OSNAP, desde que a ferramenta OBJECT SNAP TRACKING esteja ligada, permitindo uma grande praticidade e agilidade no momento em que estive desenhando no AutoCAD.

Continue navegando