Buscar

Ética AMARU

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ética -> campo de conhecimento que trata da definição e avaliação do comportamento de pessoas e organizações. A ética lida com o que pode ser diferente do que é , da aprovação ou reprovação do comportamento observado em relação ao comportamento ideal. (jesus cristo, buda, aristoteles, sócrates, platão e moisés manifestaram opiniões a respeito de como a sociedade deveria ser)
Confúcio: o princípio mais elevado é a norma da reciprocidade. A conduta virtuosa consiste em tratar os outros como cada um gostaria de ser tratado. A MODERAÇÃO É VALORIZADA EM TUDO.
Regra de ouro -> Tem duas versões (a e b).  a) tudo o que quereis que os outros vos façam, fazei-o vós a eles e (b) não façais aos outros o que não quereis que vos façam.  
Aristóteles: Sua ética é definida em termos dos "fins do ser humano". Os fins das pessoas não são apenas seus objetivos de curto prazo e seus projetos de vida. As pessoas tem um fim intrínseco último, que é a felicidade. A razão e a virtude são os meios para alcançar a felicidade, que é uma propriedade da alma.
VIRTUDE é a tradução do aretê, palavra que tb significa excelência. As virtudes podem e devem ser ensinadas. Há duas formas de excelência... 
excelência intelectual -> compreende a inteligência e o discernimento
excelência moral ->que compreende a liberdade e a moderação.
Deve haver o meio termo porque a intelectual é a razão e a moral é a emoção.
kant -> transformou a regra de ouro em seus dois imperativos categóricos, que estabelecem o comportamento ideal para a vida em sociedade.
- uma ação é moralmente correta para uma pessoa em determinada situação, se e somente se, a razão dessa pessoa para tal ação é a razão que essa mesma pessoa desejaria que outros tivessem ao agir, em qualquer situação semelhante.
- uma ação é moralmente correta para uma pessoa, se somente se, ao agir, essa pessoa não usa outras pessoas simplesmente como meios para avançar em seus próprios interesses, e também tanto respeitem quanto desenvolvam as capacidades destas outras pessoas para escolher livremente por elas próprias. 
   As diferentes versões da regra de ouro estão na base da maior parte dos princípios éticos, estabelecendo que um comportamento só é bom ou aceitável se for bom ou aceitável para outras pessoas. Na sociedade ideal, talvez a Regra de ouro e os imperativos de KANT fossem dispensáveis.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO MORAL 
estágio pré-convencional de desenvolvimento moral -> Nesse estágio, a ética é essencialmente individualista ou egoísta. Não há regras comuns aceitas, a não ser a regra de não há regras. São indicativos desses estágio de desenvolvimento moral os seguintes princípios de conduta.
- cada um por si
- O negócio é levar vantagem em tudo
- Os outros que se danem
- O mundo é dos espertos
esse estágio é conhecido como DARWINISMO SOCIAL, por causa da teoria da "seleção natural", exposta por darwin em seu livro de 1859, em "a origem das espécies". Seria, as formas de vida evoluem e aprimoram-se por meio de um processo naturalque permite a sobrevivência apenas das espécies mais fortes, ou mais aptas. Portanto, a natureza representa a vitória das formas de vida mais capazes. 
capitalismo selvagem: Se o homem era criação da natureza de Deus, seria errado interferir nas leis naturais da sobrevivência e predominância dos mais fortes e mais aptos. A sociedade, assim como a natureza, também era um campo de caça para os predadores e o território dominado pelos mais fortes. 
Estágio convencional de desenvolvimento moral -> A ética continua sendo individualista. Porém, as regras de conduta são elaboradas tendo em vista a relação de uma pessoa ou grupo com outras pessoas ou grupos, e os prejuízos e vantagens em cada relação. As pessoas e os grupos ainda agem movidos pelo interesse pessoal, mas dentro dos limites e restrições impostos pelos interesses alheios, seja porque é conveniente atendê-los, seja porque receiam não atende-los. As empresas que levantam a bandeira de proteção ao meio ambiente não necessariamente estão preocupadas com isso, mas com a imagem da empresa. Eles se comportam assim:"se me comportar como eles esperam que me comporte, poderei ter vantagens e evitar retaliações "
Estágio pós-convencional de desenvolvimento moral -> (idealismo moral) Nesse estágio o comportamento atingiu o mais alto nível ético. A conduta pessoal, grupal ou individual está fundamentada em princípios morais que reconhecem os direitos alheios, o impacto do comportamento sobre os outros, as gerações futura, os exemplos para jovens, e conceitos como justiça, honra, dignidade, auto-realização por meio do respeito para consigo próprio e para com os outros. São indicativos desse estágio moral os seguintes raciocínios e comportamentos:
- minha liberdade termina onde começa a do vizinho.
- não concordo com nenhuma de suas palavras, mas defenderei até a morte o seu direito de dize-las.
-  não há o que me obrigue a fazer algo que considere moralmente errado.
- mulheres e crianças primeiro
- o comandante é o último a abandonar o navio.
- não importa a opinião da maioria, mas valores universais e ideais como justiça, direito, igualdade, liberdade, fraternidade. 
pré convencional -> ética individualista ou egoísta ("o negócio é levar vantagem em tudo")
convencional -> ética orientada pela necessidade de parecer bem na comunidade. (devo comportar-me direito para ser aceito)
pós-convencional -> ética orientada pelo idealismo moral (princípios e convicções independentes do receio de punições ou desejo de recompensas)
RESPONSABILIDADE SOCIAL : As organizações tem obrigações de agir no melhor interesse da sociedade. Portanto, devem pautar sua ação pelo princípio do estágio pós-convencional de desenvolvimento moral. Há duas doutrinas sobre a responsabilidade social das empresas. Doutrina de responsabilidade social: + As organizações são insituições que usam recursos da sociedade. +Portanto, têm responsabilidades com a sociedade. + O papel da empresa é aumentar a riqueza da sociedade.      Um dos principais representantes dessa corrente é ANDREW CARNEGIE, em 1899, nos EUA, publicou o "evangelho da riqueza", nos qual estabeleceu os dois princípios da responsabilidade social corporativa: caridade e zelo(stewarship).  princípio de caridade: Segundo carnegie, diz que os indivíduos mais afortunados da sociedade devem cuidar dos menos afortunados. princípio do zelo: (STEWARDSHIP) , estabeleceu que as empresas e os indivíduos ricos deveriam enxergar-se como depositários de sua propriedade.  Doutrina do interesse do acionista : + As organizações são responsáveis perante seus acionistas apenas.  + o objetivo é maximizar o lucro do acionista. + a responsabilidade pelos problemas da sociedade é do governo e dos cidadãos. 
      São considerados três tópicos relacionados com o ambiente que todo administrador deve conhecer: desenvolvimento sustentável, legislação ambiental e auditoria ambiental. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: essa ideia foi definida pela chamada Comissão Mundial do Ambiente e do Desenvolvimento como: "o desenvolvimento que atende as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de atendimento das necessidades das gerações futuras." O CONCEITO de Desenvolvimento Sustentável, a exploração dos recursos, a orientação dos investimentos, o desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional são compatíveis como o atendimento das necessidades atuais e futuras. o conceito DS vai além das simples preservações dos recursos da natureza: 
- segund VIEDERMAN, "é um processo participativo que cria e almeja uma visão de comunidade que respeita e usa com prudência todos os recursos - naturais, humanos, feitos pelas pessoas, sociais, culturais, científicos, e assim por diante".    a Sustentabilidade procura garantir, o máximo possível, que as gerações atuais tenham elevado grau de segurança econômica e possam ter democracia e participação popular no controle das comunidades. Devem também assumir responsabilidades em relação às gerações futuras, para deixar-lhes a mesma visão.  O DSbaseia-se no entendimento de que os problemas do planeta são interdependentes e sistêmicos. Segundo o Instituto de Recursos Mundiais, um país não poderá alcançar seus objetivos econômicos sem respeitar objetivos sociais e ambientais - como educação e oportunidade de emprego para todos, saúde, etc...   A ênfase na ecologia, "sem providências para amenizar a pobreza, estabilizar a população e redistribuir a riqueza, somente conseguirá resultados medíocres"   LEGISLAÇÃO AMBIENTAL: O marco legal da proteção ambiental no brasil é a lei nº 6.938, de 1981, a lei da politica nacional do meio ambiental. essa lei estabelece princípios, objetivos e instrumentos da política nacional do meio ambiente e incorpora o estudo de impacto ambiental no ordenamento jurídico brasileito. -  licenciamento ambiental. o licenciamento é " o procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais consideradas efetivas ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental"  
- a avaliação do impacto ambiental. no brasil, o estudo prévio do impacto ambiental é exigido sempre que houver a possibilidade de significativa degradação do meio ambiente. por exemplo: estradas de rodagem com duas ou mais faixas de rolamento, ferrovias, portos e aeroportos.  -  responsabilidade civil ambiental. quem degrada o meio ambiente responde administrativa, civil e penalmente por seu ato.  
     Na estrutura da administração federal do brasil, a legislação criou três órgãos para cuidar do ambiente.   -  conselho nacional do meio ambiente (conama). órgão consultivo e deliberativo, cuja missão principal é assessorar, estudar e propor diretrizes de políticas ambientais, bem como deliberar sobre normas e padrões de controle ambiental. - ministerio do meio ambiente. - instituto brasileiro do meio ambiente e dos recursos renováveis (ibama). Órgão executor da política e das diretrizes federais do meio ambiente.  AUDITORIA AMBIENTAL: As organizações adotaram essa metodologia para lidar com suas responsabilidades em relação ao meio ambiente, determinadas pela legislação.  A Auditoria ambiental é um processo, sistemático e periódico, de avaliar o desempenho de uma organização na administração de suas relações com o ambiente. a auditoria procura medir até que ponto a organização protege o ambiente e está em conformidade com a lei. especificamente, a auditoria ambiental tem por obejetivos: + avaliar o desempenho dos sistemas de administração ambiental da organização.  + verificar se a organização está em conformidade com a legislação ambiental, de saúde e de segurança.   + verificar se a organização está em conformidade com sua própria política para o ambiente.  + desenvolver e implementar procedimentos internos necessários para realizar os objetivos de proteção do ambiente. + minimizar os riscos ambientais para as pessoas.   + identificar e avaliar os riscos resultantes de acidentes ambientais.  + avaliar impacto no ambiente de uma instalação ou processo industrial por meio de análise do ar, água e solo.  + identificar aprimoramentos ambientais que a organização possa implementar.    a auditoria permite a organização evitar o desrespeito à legislação e reduzir seus custos, por meio da minimização do uso de enerdia e da redução dos resíduos. Além disso, a auditoria ambiental é um mecanismo para melhorar a imagem da organização na comunidade.

Continue navegando