Buscar

ATIVIDADE 1 (A1) - ECOLOGIA E AMBIENTE I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ao longo dos estudos do material, foi possível compreender a importância do equilíbrio da cadeia trófica nos ecossistemas e refletir sobre os impactos do seu desequilíbrio não apenas para a fauna e flora, mas também para a população humana. Sabemos que as espécies “topo de cadeia” necessitam de grandes áreas para sobreviver, seja nos ambientes terrestres, seja nos ambientes marinhos, como é o caso da onça pintada (panthera onca), maior felino das Américas, porém já extinta nos EUA e vulnerável no Brasil, sendo que em alguns biomas, como na caatinga, já se encontra criticamente em perigo (OLIVEIRA, 2019).
OLIVEIRA, E. Maior felino das Américas, a onça-pintada está criticamente ameaçada de extinção na caatinga. G1, [s. l.], 21 fev. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/natureza/desafio-natureza/noticia/2019/02/21/maior-felino-das-americas-a-onca-pintada-esta-criticamente-ameacada-de-extincao-na-caatinga.ghtml. Acesso em: 15 jan. 2020.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados, explique a importância da criação de áreas protegidas para as espécies “topo de cadeia”, destacando os possíveis desequilíbrios ambientais no caso da extinção da espécie no Brasil. Você pode pesquisar trabalhos acadêmicos e notícias em jornais sobre o caso para auxiliar na elaboração da resposta.
A destruição do habitat aliada à caça predatória faz com que muitos animais estejam vulnerável à extinção. Por isso a criação de Áreas protegidas (APs), são muito importantes para manter a conservação da biodiversidade. Além das APs, existem outras maneiras importantes, como; programas de restauração ambiental, criação e aplicação de leis referentes a atividades ligadas à destruição de habitats e perda de diversidade biológica.
As APs protegem os ecossistemas e espécies dentro de seus limites e evitam o desmatamento. Florestas protegidas geralmente retêm sua cobertura florestal, sofrem com menos incêndios de origem antrópica do que áreas não protegidas e não apresentam grande crescimento populacional em seu entorno. Além disso, espécies que têm menos de 50% das suas áreas de conservação prioritárias dentro de APs estão caminhando em direção à extinção a um ritmo duas vezes mais acelerado do que aquelas que têm mais de 50%.
Em virtude de apresentarem baixas densidades populacionais e demandarem muito espaço para a manutenção de populações viáveis, os mamíferos de médio e grande porte podem ser especialmente afetados por fatores de ameaça antropogênica, como caça, destruição e degradação ambiental e introdução de espécies exóticas, assim configurando-se como eficientes bioindicadores quanto à efetividade de APs na conservação da biodiversidade. 
Além disso, mamíferos de médio e grande porte têm uma grande importância ecológica já que são, em geral, espécies predadoras de topo de cadeia que regulam o tamanho de populações de mesopredadores, atuando como espécies-chave com importante papel na estruturação da comunidade. Também atuam na dinâmica das populações de plantas através de herbivoria e danos físicos e por serem dispersores e predadores de sementes.
Sendo assim a ausência desses animais em ambientes de floresta tropical produziu uma série de efeitos negativos, como perda de diversidade biológica, cascatas tróficas e mudanças na dinâmica das comunidades
Referências
Disponível em:< https://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/pibic/relatorio_resumo2017/relatorios_pdf/ccbs/BIO/BIO-Miguel_Coutinho.pdf>Acesso em: 20/10/2021
Disponível em:< https://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/10097-ucs-criadas-protegem-onca-pintada-na-bahia> Acesso em: 20/10/2021

Outros materiais