Buscar

DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL

Prévia do material em texto

DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL
O Brasil sempre foi um país com uma desigualdade social gritante e extremante racista, os índices mostram que cada dia mais o problema tem se agravado, ainda mais numa conjuntura imposta por um vírus arrebatador. Dentro disso a educação brasileira está totalmente ligada a esse problema, infelizmente as relações de poderes já estão estabelecidas desde tempos dos jesuítas e as suas primeiras escolas. Os alunos são vítimas de situações trazidas pela desigualdade; ficam à mercê da pobreza, violência e desemprego, o rendimento escolar e a relação de ensino aprendizagem sofrerá com toda essa circunstância.
A escola com uma Instituição social, ou seja, que modela e transforma os comportamentos sociais, por ser um espaço de socialização secundária, hoje infelizmente fomenta mais a desigualdade em nosso país, pois ela é o reflexo de valores incorporados em nossa sociedade, à escola esquece as minucies e as características de cada um de nós, esquece as dificuldades, a exclusão social e os problemas de vulnerabilidade, porém as relações não são iguais e colocar todo mundo no mesmo padrão, acarretará um problema sério de não percepção dos problemas. 
Uns dos primeiros caminhos para escola conseguir diminuir a desigualdade social e enfrentá-la, seriam tentar entender a realidade do aluno e o tamanho desse problema conjuntural, aumento de vagas e manter esse aluno dentro da escola evitando assim a evasão escolar é um primeiro passo grande, porém para manter esse aluno dentro da escola, outras intuições sociais devem garantir a sua contribuição como: Estado e a própria família. A educação é sim um meio de avanço da cidadania, mas não é o único caminho. 
As políticas públicas devem ser ampliadas para manutenção de um sistema de equidade, o Estado deve garantir aquilo que é previsto em Constituição, sendo assim garantir à vida, saúde, trabalho, propriedade, e a própria educação de qualidade. A família tem o dever de selar, por ser uma instituição no qual a criança tem o seu primeiro contato com o mundo, e procurar a manutenção desses direitos. 
Portanto como um “cosmos” todas as intuições devem contribuir para esse enfrentamento claro e necessário contra a desigualdade social, desde a base até o poder executivo, algumas contribuições foram feitas durante a história para abrandar esse problema, porém ainda há um hiato entre o real e o ideal, em que os que estão na base da nossa sociedade, sofrem por falta de uma solução concreta.

Continue navegando