Buscar

Hipófise: Regulação Endócrina e Vascularização

Prévia do material em texto

Juliana Lopes
 EBMSP 21.1
HIPÓFISE
A hipófise é uma glândula neuroendócrina e está localizada na tela túrcica, na base do cérebro, sendo fundamental na regulação do sistema endócrino. 
A hipófise pode ser dividida em duas porções: uma porção anterior chamada de adeno-hipófise e uma posterior chamada de neuro-hipófise. 
OBS: a adeno-hipófise e a neuro-hipófise possuem origem embriológica diferentes. A adeno-hipófise tem origem a partir da invaginação do tecido faríngeo (bolsa de Rathke) e a neuro-hipofise é proveniente do crescimento caudal do diencéfalo. No entanto, essas duas estruturas se unem formando a hipófise, com uma porção anterior e outra posterior. 
ADENO-HIPÓFISE 
A adeno-hipófise é dividida em três porções: uma anterior, uma tuberal e uma intermédia (praticamente avascular).
Parte tuberal
Parte anterior
Parte intermédia
A adeno-hipófise é importante para a regulação endócrina, tendo em vista que é responsável pela produção de vários hormônios do sistema endócrino: ACTH, GH, FSH, LH, TSH e PROLACTINA. 
Vale ressaltar que a hipófise não é autônoma e sofre influência do hipotálamo. Essa influência é feita através de neurônios que formam o trato túbero-infundibular, que se estende do núcleo arqueado até a iminência mediana. 
Trato túbero-infundibular
Assim, o trato túbero-infundibular, formado por neurônios parvicelulares, vai levar hormônios do núcleo arqueado até a iminência mediana da hipófise. Além disso, esse trato túbero-infundibular vai levar os hormônios reguladores da hipófise até o sistema porta-hipofisário, que é responsável por levar esses hormônios reguladores até a adeno-hipófise. 
Sistema porta-hipofisário:
É composto por um plexo capilar primário que vai drenar os hormônios reguladores para vasos porta-hipofisários longos e curtos, que, por sua vez, drenam esses hormônios para o plexo capilar secundário, que está localizado na adeno-hipófise.
 
NEURO-HIPÓFISE
A neuro-hipófise é dividida em três porções: eminencia mediana, haste infundibular e a parte posterior. 
Parte posterior 
Haste infundibular
Eminencia mediana
É importante salientar que a neuro-hipófise não produz hormônios, apenas armazena e secreta o ADH e a OCITOCINA, que são produzidos no hipotálamo, mais especificamente nos núcleos supraóptico e paraventricular. 
Trato hipotálamo-hipofisário:
Os hormônios produzidos nos núcleos supraóptico e paraventricular do hipotálamo chegam até a neuro-hipófise através do trato hipotálamo-hipofisário, formado por neurônios magnocelulares.
VASCULARIZAÇAO DA HIPÓFISE
Irrigação arterial
É feita através das artérias hipofisárias superiores, que são responsáveis por irrigar a haste hipofisária e as artérias hipofisárias inferiores que são responsáveis por irrigar a neuro-hipófise.
Drenagem venosa
A drenagem venosa da neuro-hipófise pode seguir três caminhos: 
1. Para o hipotálamo via capilares que seguem pela eminencia mediana.
2. Para os seios da dura-máter via grandes veias hipofisárias inferiores.
3. Para adeno-hipófise via vasos hipofisários longos e curtos.
A drenagem da adeno-hipófise ocorre por meio de vãos que a conectam diretamente a veias sistêmicas.

Continue navegando