Buscar

AULA 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. A erosão pluvial é um dos principais processos causadores da degradação dos solos, sendo causada pela combinação de diversos fatores: clima, tipo de solo, topografia, cobertura vegetal e uso e manejo do solo.
Destacando-se o fator climático desse processo de degradação, o potencial ou a capacidade das chuvas em provocar erosão é denominada: A erosividade é a capacidade da chuva de promover a erosão.
2. A erodibilidade é a resistência do solo em ser removido ou transportado. Dentre as características do solo que são consideradas para os cálculos de erodibilidade, não está: Intensidade da chuva
3. A calagem é um procedimento utilizado na agricultura para eliminar a acidez do solo, pois, em sua maioria, os solos brasileiros são ácidos. Essa acidez origina-se devido à intensa lixiviação dos solos e é representada pela presença de íons de alumínio e ferro.
4. Leia o texto abaixo:
A importância da declividade e do comprimento das vertentes para a erosão é atribuída à influência que estes fatores exercem sobre a velocidade e o volume do escoamento superficial (IBGE, 2009).
Quanto maior a altura da encosta, maior é a velocidade de escoamento das águas superficiais, que carregam os sedimentos.
A forma da encosta é outro elemento que precisa ser considerado no que se refere aos processos erosivos.

Outros materiais