Buscar

Geografia Costeira do Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. A foz do rio Parnaíba é em forma de:
Delta
O Delta do Parnaíba é um raro fenômeno da natureza que ocorre também no Rio Nilo, na África, e em Me Kong, no Vietnã. Sua configuração se assemelha a uma mão aberta, onde os dedos representam: Barra de Tutoia, Barra do Caju, Barra do Igaraçu, Barra das Canárias e Barra da Melancieira, que se ramificam, formando um grandioso santuário ecológico.
2. A compartimentação geológico-geomorfológica do litoral brasileiro é uma tentativa de se encontrar características morfológicas e de processos atuantes que guardam determinada semelhança nos trechos litorâneos. Os Lençóis Maranhenses encontram-se em qual compartimento?
Na costa sul do Maranhão, no litoral amazônico, os depósitos dos tabuleiros estão à montante de uma feição geomorfológica importante: o campo de dunas dos Lençóis Maranhenses.
3. Um número considerável de características geográficas pode ser encontrado nas áreas costeiras brasileiras, como ilhas, arrecifes e baías. As praias do Brasil são famosas no mundo todo e recebem um grande número de turistas. No litoral brasileiro, os costões abruptos recebem o nome de: 
As Falésias formam um abrupto encontro da terra com o mar, ou seja, são escarpas verticais que terminam em nível do mar e encontram-se permanentemente sob sua ação erosiva.
4. O relevo do fundo do mar é formado, predominantemente, por diferentes unidades geomorfológicas. Em qual região do relevo submarino as chances de encontrar reservatórios de petróleo são maiores?
A Plataforma Continental é formada por grandes extensões submersas dos continentes, com declividades baixas. Nesses lugares, está a maior parte dos recursos minerais de um país soberano, como produtos pesqueiros, minério e os combustíveis fósseis.
5. A parte do trecho praial, onde ocorre a zona de arrebentação é chamada de:
A zona de arrebentação, dentro da antepraia, é a parte em que as ondas quebram, devido às variações da topografia (menor profundidade).

Outros materiais