Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Aspectos Legais em Informática e Ética (RED08)

Pré-visualização | Página 1 de 2

A Lei Carolina Dieckmann é como ficou conhecida a Lei nº 12.737/2012, sancionada em 30 de novembro de 2012, pela então presidente Dilma Rousseff, que promoveu alterações no Código Penal Brasileiro (Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940), tipificando os chamados delitos ou crimes informáticos.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
A "Lei Carolina Dieckmann" entrou em vigor no dia 2 de abril de 2013.
B
A "Lei Carolina Dieckmann" entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2013.
C
A "Lei Carolina Dieckmann" entrou em vigor no dia 2 de abril de 2012.
D
A "Lei Carolina Dieckmann" entrou em vigor no dia 1º de dezembro de 2012.
Para quem se utiliza da terceirização, é importante saber que o vínculo trabalhista se constitui de aspectos como: a habitualidade, a subordinação, a pessoalidade e a dependência econômica. Diante do exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Habitualidade.
II- Subordinação.
III- Pessoalidade.
IV- Dependência econômica. 
(    ) É o serviço prestado de forma não eventual, ou seja, ocorre de uma forma continuada.
(    ) É a obrigação do prestador de serviços em seguir as ordens do contratante.
(    ) É o caráter personalíssimo do trabalho a ser desenvolvido, ou seja, o terceiro contratado não pode ser substituído por outra pessoa no desenvolvimento da atividade.
(    ) É o recebimento de remuneração pelos serviços prestados, em caráter exclusivo ou predominante.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
I - III - II - IV.
B
II - III - IV - I.
C
IV - II - III - I.
D
I - II - III - IV.
O Direito é um fenômeno de origem natural que está diretamente associado ao relacionamento de seres vivos com interesses conflitantes. Com relação aos conceitos sobre o Direito, avalie as afirmações a seguir:
I- Sócrates mencionava que o homem é um animal político, destinado a viver em sociedade. Assim, havia a necessidade de regras para que pudesse viver em harmonia, evitando a desordem.
II- O Direito vem do latim directu (m), acusativo singular da forma principal adjetiva directus, a, um. Tem o significado de colocação em linha reta, alinhado, direito, reto, da qualidade do que é conforme a regra. 
III- A sanção no Direito existe para que a norma seja cumprida, quando a submissão não ocorre espontaneamente. Em relação a determinadas comunidades ou sociedades, se a pessoa não cumpre suas regras, é desprezada e rejeitada por seus componentes, porém pode não haver imposição de sanção.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas II e III estão corretas.
B
As afirmativas I, II e III estão corretas.
C
As afirmativas I e II estão corretas.
D
As afirmativas I e III estão corretas.
Os princípios gerais do Direito são proposições diretivas do direito positivo que devem ser aplicadas no caso em julgamento, na ausência de outra fonte formal. Com relação aos princípios do Direito, avalie as afirmações a seguir:
I- O princípio do respeito à dignidade da pessoa humana é hoje encontrado até mesmo na Constituição Federal (art. 1°, III), como um dos objetivos da República Federativa do Brasil, como um Estado Democrático de Direito.
II- O princípio da proibição do abuso de direito ou do lícito exercício regular do próprio direito é fundamental no Direito.
III- O princípio da segurança jurídica nos mostra a necessidade da manutenção das relações jurídicas.
IV- Segundo o princípio do contraditório, somente o réu pode responder as acusações que são feitas pela outra parte.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas I, II e III estão corretas.
B
As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
D
As afirmativas III e IV estão corretas.
A partir das sentenças abaixo, podemos afirmar que:
(   ) A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), regulamentou a validade da certificação digital no meio jurídico no Brasil.
(   ) Assinatura digital é um método que garante que determinada mensagem não seja alterada em seu trajeto.
(   ) Existe uma chave pública no interior do certificado digital que torna possível a verificação da validade da assinatura digital do documento enviado, ou em outro caso, a própria decifração do conteúdo enviado de maneira cifrada. A partir desta verificação, pode-se ter certeza tanto da genuinidade da mensagem como da autenticidade do remetente.
(   ) Uma unidade ou autoridade certificadora é uma organização comercial que é responsável pela emissão dos chamados certificados digitais.
A
A sentença I é falsa.
B
As sentenças I e IV são falsas.
C
Apenas as sentenças I, III e IV são verdadeiras. 
D
Todas as sentenças são verdadeiras.
Para quem se utiliza da terceirização, é importante saber que o vínculo trabalhista se constitui de aspectos como: a habitualidade, a subordinação, a pessoalidade e a dependência econômica. 
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao serviço prestado de forma não eventual, ou seja, ocorre de uma forma continuada:
A
Habitualidade.
B
Subordinação.
C
Pessoalidade.
D
Dependência econômica.
Segundo Campos (2005), Lei de Direitos Autorais (Lei n° 9.610/1998) se refere a proteção do direito do autor  que vem consagrada na Constituição Federal, em seu artigo 5°, incisos XXVII a XXIX, dizendo que ao autor pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou
reprodução de suas obras, transmitindo-se esses direitos aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar. Sobre esta lei analise as afirmativas a seguir:
I- Também é assegurado aos autores de inventos industriais o privilégio de registrá-los em órgão público para fazer valer perante terceiros
o seu direito exclusivo de exploração, por tempo determinado.
II- O Direito Autoral é um ramo do Direito Público que trata das relações jurídicas decorrentes da criação da inteligência humana, seja literária, artística ou científica, bem como da exploração econômica dessas obras.
III- Adquirir ou manter tais materiais, como CD, DVD, Blu-ray e afins para efeitos de locação, com conhecimento da origem ilícita, configura o delito de receptação dolosa.
IV- O artigo 41, da Lei 9.610 traz que os direitos patrimoniais do autor perduram por cinquenta anos contados de 1° de janeiro do ano subsequente ao de seu falecimento, obedecida a ordem sucessória da lei civil.
Agora, assinale a alternativa correta.
A
I e III.
B
I, II e III.
C
I e IV.
D
III e IV.
O contrato é o vínculo jurídico entre duas ou mais pessoas, tendo como base o consentimento de ambos e a proteção jurídica do Estado.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os elementos essenciais para que o contrato exista:
A
Agente capaz, objeto lícito, forma prescita e não defesa por lei.
B
Agente lícito, objeto capaz, forma prescita e não defesa por lei.
C
Agente capaz, objeto lícito, forma prescita e defesa por lei.
D
Agente capaz, objeto lícito, forma neutralizada e não defesa por lei.
O nosso Código Penal traz os crimes contra a honra. Sobre estes crimes bastante praticados pela internet analise as afirmativas a seguir:
I - A CALÚNIA consiste em atribuir, falsamente, a alguém a responsabilidade pela prática de um fato determinado definido como crime.
II- A INJÚRIA  consiste em atribuir a alguém qualidade negativa, que ofenda sua dignidade ou decoro.
III- A DIFAMAÇÃO consiste em atribuir a alguém fato determinado ofensivo a sua reputação.
Agora, assinale a alternativa correta.
A
I, II e III.
B
I  e III.
C
II e III.
D
I e II.
Um domínio é a maneira como um site é disponibilizado na internet. Domínio, assim, é o seu nome na internet. O domínio tem a função principal de materializar a conexão entre o usuário de internet e o servidor responsável pelo alojamento do site. Sobre as regras para registro de um domínio, analise as afirmativas a seguir:
I- O nome do domínio deve ter no mínimo 2 (dois) e no máximo 26 (vinte e seis) caracteres.
II- O nome deve ser somente uma combinação de letras e números [a-z;0-9].
III- Tal nome não pode ser constituído somente de números e não deve iniciar ou terminar por hífen.
IV- O domínio escolhido pelo requerente não deve tipificar nome não registrável.
Assinale a alternativa
Página12