Buscar

DIREITO SOCIETÁRIO E FALIMENTAR V1

Prévia do material em texto

DIREITO SOCIETÁRIO E FALIMENTAR
1. Painel
2. Meus cursos
3. N4044D1
4. Tópico 3
5. V1
	Iniciado em
	segunda, 4 out 2021, 09:17
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	segunda, 4 out 2021, 11:02
	Tempo empregado
	1 hora 44 minutos
	Avaliar
	6,00 de um máximo de 10,00(60%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
No contexto das sociedades não personificadas, em se tratando de sociedade em conta de participação, assinale a opção correta.
a. sua constituição independe de qualquer formalidade e pode ser provada por todos os meios de direito.
b. a atividade constitutiva do objeto social é exercida por quaisquer dos sócios
c. A falência do sócio ostensivo não necessariamente provoca a dissolução da sociedade, pois os sócios participantes podem continuar a exercer a atividade empresarial
d. tanto o sócio ostensivo quanto os sócios participantes obrigam-se solidariamente perante terceiros.
e. a inscrição de seu instrumento em qualquer registro confere personalidade jurídica à sociedade.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
sua constituição independe de qualquer formalidade e pode ser provada por todos os meios de direito.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Podem exercer a atividade de empresário os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos. Diante do exposto, analise as assertivas abaixo:
I - Pode o incapaz tanto iniciar quanto continuar a empresa, desde que por meio de representante legal ou devidamente assistido.
II - Mesmo que a pessoa esteja legalmente impedida de exercer atividade própria de empresário, caso a exerça, responderá por todas as obrigações contraídas.
III - O sócio incapaz não pode exercer a administração da sociedade e o seu capital social deve ser totalmente integralizado.
Estão corretos:
a. apenas o item II
b. apenas os itens I e III
c. apenas os itens I e II
d. apenas o item I
e. apenas os itens II e III
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
apenas os itens II e III
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Em relação a um casal, legalmente casados, que pretende contratar sociedade entre si, assinale a assertiva correta:
a. Pode o casal contratar sociedade entre si, desde que não tenham casado no regime da comunhão parcial de bens, ou no da separação total.
b. Pode o casal contratar sociedade entre si, desde que não tenham casado no regime da comunhão universal de bens, ou no da separação obrigatória.
c. Não pode o casal contratar sociedade entre si, mas com terceiros são livres para tal ato, dispensando a outorga uxória, não importando qual o regime de bens.
d. Não pode o casal contratar sociedade entre si, independentemente da espécie de regime de bens.
e. Por serem maiores e capazes civilmente, cônjuges podem contratar sociedade entre si livremente, independentemente do regime de bens.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
Pode o casal contratar sociedade entre si, desde que não tenham casado no regime da comunhão universal de bens, ou no da separação obrigatória.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
Assinale a opção correta, no que concerne aos temas de sociedade simples:
a. Quando, por lei ou pelo contrato social, competir aos sócios decidir sobre os negócios da sociedade, as deliberações serão tomadas somente pelo sócio majoritário, por tratar-se de sociedade simples.
b. Nos termos da lei, a administração da sociedade, jamais pode competir a cada um dos sócios separadamente. Sempre um deve ser escolhido.
c. Desde que previamente aceito pelos demais sócios, podem ser administradores das sociedades quaisquer pessoas, inclusive as impedidas por terem cometido crime falimentar, de prevaricação, peita ou suborno, concussão, peculato, ou mesmo crime contra a economia popular. Tal possibilidade advém dos princípios do consensualismo e da autonomia de vontade dos sócios.
d. Os administradores respondem solidariamente perante a sociedade e os terceiros prejudicados, por culpa no desempenho de suas funções.
e. Caso convencionado, é admitida a estipulação contratual que exclua algum sócio de participar dos lucros e das perdas.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
Os administradores respondem solidariamente perante a sociedade e os terceiros prejudicados, por culpa no desempenho de suas funções.
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Uma fundação, seguindo as regras de direito privado, será administrada de acordo com o dispositivo constante em testamento ou escritura pública. Sobre o enunciado é correto afirmar que:
a. Trata-se de subadministração o estatuto regido, uma vez que a legitimidade de administrar a fundação é do Ministério Público.
b. A administração das fundações deve ser de consonância do estatuto das mesmas com a intervenção do Ministério Público, uma vez haver interdependência e harmonia na gestão da pessoa jurídica.
c. Por ser pessoa jurídica de Direito Privado, não há que se falar em intervenção do Ministério Público.
d. O Ministério Público apenas legitima a administração das fundações, isto é, observa a gestão e intervém apenas nos casos necessários.
e. De acordo com o texto legal, uma fundação somente poderá constituir-se para fins econômicos ou de assistência social;
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
O Ministério Público apenas legitima a administração das fundações, isto é, observa a gestão e intervém apenas nos casos necessários.
Questão 6
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Acerca das sociedades não personificadas, observe os itens abaixo:
I – Como regra, nas sociedades em conta de participação o sócio ostensivo não pode admitir novo sócio sem o consentimento expresso dos demais.
II – Embora as sociedades em conta de participação tenham regras próprias, subsidiariamente e no que com ela for compatível, será aplicado o disposto para a sociedade simples, e a sua liquidação rege-se pelas normas relativas à prestação de contas, na forma da lei processual.
III – Nas referidas sociedades, Os bens e dívidas sociais constituem patrimônio especial. Sendo assim, não pode haver alcance do patrimônio pessoal de nenhum sócio, nem do ostensivo, tampouco dos participantes. Em tal situação, a especialização patrimonial somente produz efeitos em relação a terceiros.
Após análise, pode-se dizer que está(ão) correto(s):
a. somente o item II
b. somente o item III
c. somente o item I
d. somente os itens I e II
e. somente os itens II e III
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
somente os itens I e II
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
É INCORRETO afirmar:
a. O Código Civil de 2002 unificou o direito privado, de modo não mais haver distinção entre Direito Civil e Direito Empresarial, que se tornaram um só. Sendo assim, o Direito Societário e Falimentar passou a constituir um ramo com livro próprio do Direito Civil.
b. No direito de empresa, são cláusulas gerais que informam seu regime jurídico a dignidade da pessoa humana, a livre concorrência, a função social da propriedade, a função social da empresa e a função social do contrato.
c. São atividades negociais não empresárias a do empresário rural não inscrito no Registro de Empresas e a dos que exercem profissão intelectual com concurso de auxiliares, que tenha natureza científica, literária ou artística, desde que o exercício da profissão não constitua elemento da empresa
d. O Código Civil de 2002 substituiu a noção de ato de comércio pela de empresa, e a de fundo de comércio pela de estabelecimento.
e. A disciplina legal do direito de empresa está assentada nos princípios da socialidade, eticidade e operabilidade.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
O Código Civil de 2002 unificou o direito privado, de modo não mais haverdistinção entre Direito Civil e Direito Empresarial, que se tornaram um só. Sendo assim, o Direito Societário e Falimentar passou a constituir um ramo com livro próprio do Direito Civil.
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
No que diz respeito às sociedades simples, assinale a opção INCORRETA:
a. Por ser simples a sociedade, e em razão da ausência de quaisquer maiores formalidades legais, os sócios podem ser substituídos no exercício das suas funções, ou mesmo serem excluídos da sociedade,
independentemente do consentimento dos demais sócios.
b. Havendo cessão de quotas de sócios nas sociedades simples, até dois anos depois de averbada a modificação do contrato, responde o cedente solidariamente com o cessionário, perante a sociedade e terceiros, pelas obrigações que tinha como sócio.
c. Os sócios são obrigados às contribuições estabelecidas no contrato social, e aquele que não cumprir o estabelecido será notificado pela sociedade. Nos trinta dias seguintes ao da notificação, será constituído em mora.
d. Pode haver, em tal sociedade, a cessão total ou parcial de quota dos sócios. Contudo, deve ocorrer a correspondente modificação do contrato social com o consentimento dos demais sócios, caso contrário, tal ato não terá eficácia quanto a estes e à sociedade.
e. Nas sociedades simples, o sócio que, a título de quota social, transmitir domínio, posse ou uso, responde pela evicção.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
Por ser simples a sociedade, e em razão da ausência de quaisquer maiores formalidades legais, os sócios podem ser substituídos no exercício das suas funções, ou mesmo serem excluídos da sociedade,
independentemente do consentimento dos demais sócios.
Questão 9
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre as pessoas jurídicas, objeto do Direito Empresarial, e por conseguinte do Direito Societário e Falimentar, marque a opção correta:
a. As fundações de direito privado possuem finalidade econômica e são constituídas por dotações alheias, e por tal motivo são objeto principal do Direito Societário e Falimentar.
b. As associações possuem finalidade econômica e constituição mediante captação ou dotação, logo, acabam por ser tornar o principal objeto de estudo do Direito Societário e Falimentar .
c. As sociedades, bem como as fundações, não possuem finalidade econômica e são constituídas basicamente pela manifestação de vontade dos membros associada à captação ou dotação dos recursos.
d. O Direito Societário e Falimentar dedica-se em proporções idênticas ao estudo financeiro e econômico das sociedades, fundações e associações.
e. As associações não possuem finalidade econômica e são constituídas pela manifestação de vontade e patrimônio dos próprios membros. Embora sejam pessoas jurídicas, não podem ser entendidas como objeto do direito Societário e Falimentar, o qual destina-se basicamente, nesta temática, ao estudo das diversas formas de sociedades.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
As associações não possuem finalidade econômica e são constituídas pela manifestação de vontade e patrimônio dos próprios membros. Embora sejam pessoas jurídicas, não podem ser entendidas como objeto do direito Societário e Falimentar, o qual destina-se basicamente, nesta temática, ao estudo das diversas formas de sociedades.
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Em relação ao tipo de sociedade que terá a inscrição do seu contrato social no Registro Civil das Pessoas Jurídicas, do local de sua sede, será denominada:
a. Sociedade Anônima.
b .Sociedade não personificada.
c. Sociedade Particular.
d. Sociedade Empresária
e. Sociedade Simples.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
Sociedade Simples.

Continue navegando