Buscar

VEGETAÇÃO DO BRASIL

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA FÍSICA DO BRASIL
DISCENTE: ALIANA GRAZIELLY CAVALCANTI DO NASCIMENTO
DOCENTE: LEDIAM RODRIGUES LOPES RAMOS REINALDO
VEGETAÇÃO DE TODAS AS REGIÕES BRASILEIRAS 
CAMPINA GRANDE- PB
2021
VEGETAÇÃO CENTRO- OESTE
1. Quais os principais biomas da região Centro Oeste e suas características?
O Pantanal está presente no oeste de Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso, com uma vegetação bastante variada. Essa variação ocorre por conta do grau de umidade e das inundações que ocorrem nos períodos chuvosos.
No oeste e norte de Mato Grosso, temos a presença da Floresta Amazônica, com altas temperaturas e chuvas abundantes. Com uma vegetação densa e diversificada (biodiversidade), é uma das áreas da Amazônia que menos sofre com o desmatamento.
O Cerrado, típico do Centro-Oeste e presente no Tocantins, Minas Gerais e no Maranhão, é uma formação vegetal específica de climas tropicais, com solos pobres, pouco férteis. Suas árvores são de pequeno e médio porte, com galhos tortuosos, troncos de casca grossa e raízes profundas para buscar água no subsolo.
2. Em relação à economia, qual a principal atividade econômica desenvolvida na planície pantaneira, fale sobre a importância para a região.
Práticas agrícolas e pecuaristas. No geral, a criação é intensiva e extensiva, ou seja, há presença de tecnologia e gado confinado, como há a criação do gado solto, respectivamente. Em geral, a pecuária extensiva. A agricultura em alguns estados é favorecida pela existência de terra roxa, um solo fértil originado de composição basáltica, muito comum em algumas áreas de Mato Grosso.
3. Cite exemplos importantes da fauna e flora do pantanal, e explique as causas dos incêndios na região.
Fauna: Aves: arara-azul-grande, tuiuiú, tucano, periquito, garça-branca, jaburu
• Mamíferos: onça-pintada, capivara, lobinho, veado-campeiro, veado-catingueiro, lobo-guará, macaco-prego, cervo-do-pantanal
• Peixes: piranha, pacu, pintado, dourado
• Répteis: jacaré, sucuri, jiboia, cobra-d’água, camaleão, calango-verde, jabuti, cágado etc.
Flora: mandacaru, plantas aquáticas, piúvas (da família dos ipês com flores róseas e amarelas), palmeiras, orquídeas, figueiras e aroeiras.
As principais causas de incêndio são o desmatamento, queimadas e a retirada de vegetação para criação de gados.
4. Quais os tipos de solos encontrados na região centro-oeste do Brasil?
Latossolos, neosolos, quartzarênicos e organossolos.
5. Por que em todo o bioma cerrado, não há uma média uniforme em relação a precipitação.
A área abrangida pelo bioma Cerrado localiza-se na região de clima tropical sazonal. Esse tipo de clima apresenta duas estações bem-definidas: verões chuvosos e invernos secos. O período de seca começa no mês de maio e finaliza-se no mês de setembro.
VEGETAÇÃO NORDESTE
1-ONDE É ENCONTRADO O CERRADO?
O cerrado no Nordeste é encontrado ao sul do Maranhão e oeste da Bahia.
2-QUAL O TIPO DE VEGETAÇÃO ENCONTRADA REGIÃ NORDESTE?
A mais comum é a caatinga, mas temos também: Mata Atlântica, cerrado, mata dos cocais, mangues e floresta amazônica.
3-FALE DA MATA OU ZONA DOS COCAIS?
A mata dos cocais é considerava uma “mata de transição” e está localizada entre florestas úmidas da Amazônia e o clima semiárido do sertão (caatinga). Está localizado no Planalto do Maranhão, Piauí, Ceará, Pará e norte do Tocantins.
4-FALE SOBRE A CAATINGA:
A caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, possui forte adaptação climática de plantas e animais. Esse bioma é afetado por secas extremas e períodos de estiagem, características do clima semiárido. A fauna é bastante diversificada. 
5-O QUE ENCONTRAMOS AO LONGO DAS ÁREAS LITORÂNEAS?
Ao longo das áreas litorâneas são encontrados mangues, vegetação de dunas, etc.
VEGETAÇÃO DA REGIÃO SUL
1-Quais motivos levaram a grandes percas de área da Mata Atlântica original na região Sul, e quais estratégias estão sendo adotadas para amenizar as percas?
A constante ação antrópica para o uso na pecuária, agricultura, venda de madeira ilegal, etc. causaram grande devastação e incêndios. Atualmente foram criadas leis de conservação das reservas naturais a fim de manter o pouco que nos resta deste bioma, além de projetos para uso ecológico.
 2-Quais fatores geográficos diferem algumas espécies da Mata Atlântica da região sul, do mesmo bioma em outras regiões?
O relevo e o clima são fatores essenciais para desenvolver as coníferas. As mesmas crescem e formam florestas em regiões com climas frios e úmidos e com relevo elevado.
3- Qual a única espécie de pinheiro nativa do Brasil? 
A Araucária ou pinheiro brasileiro.
4- Qual o principal problema que ameaça as araucárias? 
A expansão desordenada e as devastações das florestas. Diminuir com as araucárias, é colocar a perda várias espécies de vegetais e animais a ela associados, que tornam-se igualmente ameaçados.
5-Fale sobre o desmatamento do bioma Pampa, da região Sul.
As atividades econômicas desenvolvidas na região do Pampa, ou seja, a agricultura e pecuária, marcadas pela expansão das pastagens e dos campos de cultivo, são os principais responsáveis pelo desmatamento e degradação desse bioma. O resultado é o desaparecimento de espécies nativas, aumento do processo de arenização do solo, bem como a invasão de espécies que levam ao desiquilíbrio do ecossistema.
VEGETAÇÃO SUDESTE
1 - Defina a vegetação campos, e que tipo de vegetação campos é encontrada na região Sudeste?
Os campos são vegetações encontradas em áreas dispersas no território brasileiro, são composições herbáceas, exibe aspectos diversos e podem ser encontrados em restritas extensões. São encontradas campos de altitude, campos meridionais e campos de hileia.
2- Quais as características do cerrado no estado de Minas Gerais?
Em Minas Gerais predomina a vegetação de cerrado, que aparece cerca de 50% do estado, especialmente nas bacias do rio São Francisco e Jequitinhonha. As estações seca e chuvosa são bem definidas. A vegetação compõe-se de gramíneas, arbustos e árvores. As arvores em geral são de pequeno porte com folhas grandes e lisas.
3- A caatinga, ao contrário do que muitos imaginam, possui grande diversidade biológica. Caracterize a caatinga presente na região sudeste.
A caatinga é um bioma brasileiro que apresenta clima semiárido, vegetação com poucas folhas e adaptadas para os períodos de seca, além de grande biodiversidade. 
4- Quais as principais características da Mata Atlântica e qual a importância da mesma para a Região Sudeste?
As principais características são: Constante neblina na região da serra do mar; Presença de animais e vegetais de diversas espécies; as copas das árvores se unificam e isso produz sombra e umidade; diversidade de anfíbios, aves, insetos, mamíferos, répteis e peixes; Árvores de grande e médio porte que constituem uma vegetação densa e fechada e floresta úmida e quente.
É considerado o bioma mais rico do mundo em biodiversidade, regula o clima, abastece de água na região e nos arredores, ecoturismo.
5- Cite algumas reservas ambientais preservadas por lei na Região Sudeste.
Parque Villas-Lobos, Parque Estadual Morro do Diabo, Parque Estadual do Juquery.
VEGETAÇÃO NORTE
1- Relate um pouco sobre a vegetação da floresta amazônica.
A floresta amazônica é uma floresta tropical densa, formada por árvores de grande porte. A vegetação é dividida em:
Mata de várzea: localizada em áreas baixas, sofre inundações periódicas, conforme as cheias dos rios. Os solos da várzea são extremamente férteis devido aos sedimentos depositados pelas águas dos rios.
Mata de igapó: localizada em áreas ainda mais baixas sofre inundação permanente, por esse motivo encontra-se sempre alagada. Para sobreviver a essa condição, as plantas apresentam estratégias e adaptações diferenciadas. 
Mata de terra firme: encontrada na maior parte da floresta amazônica, não sofre inundações por localizar-se em áreas mais altas. A vegetação encontrada é de maiorporte, como a castanheira.
2- O que é a Amazônia legal? 
A Amazônia Legal é uma área de 5.217.423 km², que corresponde a 61% do território brasileiro. Além de abrigar todo o bioma Amazônia brasileiro, ainda contém 20% do bioma Cerrado e parte do Pantanal mato-grossense. Ela engloba a totalidade dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte do Estado do Maranhão. Apesar de sua grande extensão territorial, a região tem apenas 21.056.532 habitantes, ou seja, 12,4% da população nacional e a menor densidade demográfica do país (cerca de 4 habitantes por km²). Nos nove estados residem 55,9% da população indígena brasileira, cerca de 250 mil pessoas, segundo a FUNASA.
3- Fale sobre a mata do Igapó.
A mata de Igapó possui solos bastante pobres, com ambientes frágeis e de difícil recuperação. A vegetação é constituída por arbustos, cipós e musgos. O grau de resiliência é muito baixo e a remoção de sua cobertura vegetal pode levar a perda do habitual.
4- Qual a importância do bioma do cerrado não só para a região norte, mas, para o Brasil como um todo?
O cerrado é considerado o berço das águas, pois concentra as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul. Abriga 5% da biodiversidade do mundo.
5- Diferencie Várzea alta e Várzea Baixa: 
Várzea alta: Acompanha as margens dos rios, onde partículas maiores de sedimentos são depositadas, seu tempo de inundação é menor. 
Várzea baixa: Recebe sedimentos menores, alagada basicamente todo o ano, possui uma área maior que a várzea alta.

Continue navegando