Buscar

Animação - Atividade 04

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1 
0,25 em 0,25 pontos
Sabemos que, para animar um objeto ou personagem, devemos dar a esse elemento algum tipo de movimento (mudança de posição, distorção ou transformação), através de um determinado período de tempo. No ambiente do Blender, é possível realizar isso de três maneiras, sendo elas: 
Resposta Selecionada: 
 movendo, deformando ou herdando movimento de outros objetos; 
Resposta Correta: 
 movendo, deformando ou herdando movimento de outros objetos; 
Feedback da resposta: 
Resposta correta. Os elementos no Blender podem ser animados através de transformações próprias, como mudança de posição ou posicionamento, podem ser esculpidos ou então absorver o movimento de elementos parente, ou, se for o caso, os children. 
Pergunta 2 
0 em 0,25 pontos
A animação 3D é utilizada por muitos outros estilos de filmes e suporta outras técnicas. Muitos efeitos de explosões, capotamentos de veículos, fenômenos da natureza podem ser gerados pelos softwares e criar a magia dos filmes e jogos. 
Com relação ao nome desses elementos gerados pelo 3D assinale a opção correta. 
Resposta Selecionada: 
 Motion Paths. 
Resposta Correta: 
 Curvas-f 
Feedback da resposta: 
Resposta incorreta. Apesar de ser uma curva, ou se comportar como uma, a alternativa que você escolheu apresenta um recurso que tem uma finalidade diferente de controlar poses chave. A resposta certa apresenta um elemento que geralmente é visualizado na parte inferior da tela 
Pergunta 3 
0,25 em 0,25 pontos
Um dos 12 princípios da Disney orienta que o personagem deve ser feito com volumetria, peso e equilíbrio dentro de uma cena. Isso faz com que ele se torne mais realista, visto que o personagem pode interagir em profundidade de campo e perspectiva com outros elementos cênicos. 
Neste contexto, assinale a alternativa correta com relação ao nome desse princípio de animação. 
Resposta Selecionada: 
 Desenho Sólido. 
Resposta Correta: 
 Desenho Sólido. 
Feedback da resposta: 
Resposta correta. O princípio da animação conhecido como Desenho Sólido é o que trás o personagem e o cenário para o público, com aspecto de realismo de iluminação, volumetria, texturas e movimentos de profundidade de campo. 
Pergunta 4 
0,25 em 0,25 pontos
O site Minyos (2017) afirma que “é o movimento que antecede o movimento principal, preparando o expectador para o que está por vir. Um dançarino não pula do chão. Um movimento para trás ocorre antes que a ação de avanço seja executada.” (RMIT UNIVERSITY. 12 Principles os Animation. [online]. Austrália. 2017. Disponível em: < http://minyos.its.rmit.edu.au/aim/a_notes/anim_principles.html>. Acesso em: 30/09/2019.) 
Assinale a alternativa que aponta o nome correto desse princípio da animação. 
Resposta Selecionada: 
 Antecipação. 
Resposta Correta: 
 Antecipação. 
Feedback da resposta: 
Resposta correta. É o princípio da antecipação que orienta que todo movimento principal é precedido por um movimento sutil que dá mais credibilidade e expressividade ao movimento, antecipando o que está por vir. 
Pergunta 5 
0,25 em 0,25 pontos
Quando um personagem se apresenta em uma animação, diversos fatores influenciam para fazer com ele cause um impacto positivo e conquiste os expectadores desde o início da narrativa. Com relação a estes fatores, analise as afirmativas a seguir. 
I. Podem ser usadas técnicas de enquadramento, iluminação e foco para realçar o momento em que o personagem surge em cena. 
II. Movimentos de câmera também são usados com a mesma finalidade. 
III. São os movimentos dos efeitos visuais como chuva e fogo. 
IV. É a apresentação do personagem ou de uma ideia do roteiro de maneira mais direta, mais objetiva. 
V. É a pose do personagem quando ele está correndo na tela. 
Agora, assinale a alternativa que traz as sentenças corretas. 
Resposta Selecionada: 
 I, II, IV. 
Resposta Correta: 
 I, II, IV. 
Feedback da resposta: 
Resposta correta. Muito bem. Essa alternativa apresenta algumas técnicas utilizadas para chamar a atenção ao personagem ou elemento de destaque em uma animação desde o seu início. 
Pergunta 6 
0 em 0,25 pontos
Existem diversas tecnologias desenvolvidas para criar objetos, cenários ou para personagens em um filme. Através delas podemos dar ritmo à ação, à aparência e à forma como interagem os elementos e aspectos que caracterizam o personagem em cena. O Blender possui algumas características específicas próprias, como opções de edição e compartilhamento de informações, bem como, técnicas de modelagem. Analise as opções a seguir sobre as ferramentas específicas de modelagem de personagens no Blender. 
I. Move, copy, rotate. 
II. Rigging, Skinning, Bones. 
III. Texturização, edição, iluminação. 
IV. Add meshes, 3D View, Painel de edição. 
V. Armature, Inverse Kinematics, Curves-f. 
Agora, marque a alternativa que contém as afirmativas que são ferramentas de modelagem de personagem do Blender. 
Resposta Selecionada: 
 II, IV. 
Resposta Correta: 
 II, V. 
Feedback da resposta: 
Resposta incorreta. A alternativa que você escolheu contém elementos ou ferramentas existentes no Blender, porém, são elementos que podem ser utilizados ou aplicados em qualquer elemento, seja ele um personagem ou apenas um elemento cênico estático, portanto, não são específicos. 
Pergunta 7 
0,25 em 0,25 pontos
A técnica da animação 3D adere a diversas outras técnicas, dando suportes para efeitos e movimentos, e até a criação de personagens. Hoje em dia, os estúdios estão preparados com o fundo infinito e softwares 
gráficos de edição, podendo criar cenários e personagens totalmente digitais junto com cenários ou personagens reais. 
Das alternativas abaixo, assinale o nome da técnica em que é usado um fundo verde ou azul para recorte e criação de personagens/cenários após a captura das imagens reais em um software. 
Resposta Selecionada: 
 Chroma-key. 
Resposta Correta: 
 Chroma-key. 
Feedback da resposta: 
Resposta correta. Isso mesmo. Esse é o nome da técnica e também do filtro utilizado nos softwares, no qual, existe um fundo azul ou verde, e é substituído por um cenário real, possibilitando que, através da junção dos dois, possamos criar personagens e cenários completos com elementos reais e em 3D. 
Pergunta 8 
0,25 em 0,25 pontos
Os 12 princípios da animação dos estúdios Disney, segundo o site Mynios (2017), nasceram na mão de dois grandes animadores que criaram o livro “ The Illusion of Life: Disney Animation”, o qual descreve técnicas essenciais para a criação de animações, trazendo realismo e personalidade aos personagens. (RMIT UNIVERSITY. 12 Principles os Animation. [online]. Austrália. 2017. Disponível em: < http://minyos.its.rmit.edu.au/aim/a_notes/anim_principles.html>. Acesso em: 30/09/2019.) 
Assinale a alternativa que trata dos autores deste livro. 
Resposta Selecionada: 
 Frank Thomas e Ollie Johnson. 
Resposta Correta: 
 Frank Thomas e Ollie Johnson. 
Feedback da resposta: 
Resposta correta. Estes são os autores do estudo sobre as técnicas mais apropriadas para desenvolver uma boa animação com alto grau de realismo a características emocionais. Eles eram funcionários da Disney, que se destacavam por seus estudos e descobertas relativos ao desenvolvimento de animações. 
Pergunta 9 
0,25 em 0,25 pontos
Procurando Nemo (2003) é um longa metragem desenvolvido pelos estúdios Pixar/Disney que apresenta um realismo visual impactante, roteiro funcional e personagens carismáticos. Essa mesma produtora criou outros filmes competidores em grandes festivais mundo afora. Assinale a alternativa que cita qual filme foi desenvolvido por uma produtora concorrente da Pixar. 
Resposta Selecionada: 
 Shrek. 
Resposta Correta: 
 Shrek. 
Feedback da resposta: 
Resposta correta. Shrek é um excelente filme de animação 3D, tornando-se uma das franquias de maior sucesso desde que essa técnica assumiu o posto de visual para animações de longa metragem. Contudo,
esse filme foi feito pela produtora Dreamworks Animation. 
Pergunta 10 
0,25 em 0,25 pontos
A animação 3D é uma das técnicas utilizadas para criar diversos tipos de efeitos em filmes live-action. Também pode ser usada como suporte para outras técnicas, e até mesmo, de forma única para criar filmes e jogos inteiros. Assinale a alternativa que demonstra de maneira inadequada o uso da animação 3D. 
Resposta Selecionada: 
 Rastreio de Imagem, Animação de Recorte. 
Resposta Correta: 
 Rastreio de Imagem, Animação de Recorte. 
Feedback da resposta: 
Resposta correta. Exato. Essa alternativa contempla tarefas que não devem ser executadas por softwares 3D, pois elas não foram criadas para desenvolver as mesmas. Tais técnicas tem relação com imagens em 2D sem a necessidade da tecnologia tridimensional.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais