Buscar

Direito Penal-passei direto

Prévia do material em texto

Direito Penal
· Resumo: Desistência voluntária, arrependimento eficaz, arrependimento posterior e crime impossível
· 
· DESISTÊNCIA VOLUNTÁRIA E ARREPENDIMENTO EFICAZ
Está previsto no Artigo 15 do Código Penal- O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução ou impede que o resultado se produza, só responde pelos atos já praticados.
Desistência voluntária:
Neste caso, o agente inicia os atos executórios, contudo desiste de prosseguir em sua ação criminosa. Ela deve ser voluntária e antes da consumação, resultando em fato atípico.
Arrependimento eficaz: 
É quando o agente pratica todos os atos necessários para alcançar a consumação do crime, mas arrepende-se e pratica novo ato com o intuito de evitar o resultado. Sendo um fato atípico, o agente responde apenas por outro crime que possa ter praticado.
Fonte:https://br.pinterest.com/pin/9640586692925489/
· ARREPENDIMENTO POSTERIOR
O arrependimento posterior está previsto no Artigo 16 do Código Penal- Nos crimes cometidos sem violência ou grave ameaça à pessoa, reparado o dano ou restituída a coisa, até o recebimento da denúncia ou da queixa, por ato voluntário do agente, a pena será reduzida de 1/3 a 2/3.
O arrependimento posterior atinge não só os crimes contra o patrimônio, como todos os demais em que ocorra prejuízo material à vítima (ex.: peculato doloso). Porém, não se aplica aos crimes em que não haja lesão patrimonial direta (ex.: lesões corporais culposas quando o agente repara o dano patrimonial ao ofendido).
· CRIME IMPOSSÍVEL 
O crime impossível está previsto no Artigo 17 do Código Penal- Não se pune a tentativa quando, por ineficácia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, é impossível consumar-se o crime.
O renomado jurista Antonio José Miguel Feu Rosa (1995, p.312) convencionou chamar de crime impossível "a atitude do agente, quando o objeto pretendido não pode ser alcançado dada a ineficácia absoluta do meio, ou pela absoluta impropriedade do objeto ".

Continue navegando