A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Avaliação I - Individual

Pré-visualização | Página 1 de 2

GABARITO | Avaliação I - Individual (Cod.:686974)
A+Alterar modo de visualização
Peso da Avaliação1,50
Prova40221475
Qtd. de Questões10
Acertos/Erros7/3
Nota7,00
1
O direito à saúde foi inserido na Constituição Federal de 1988 no título destinado à ordem social, que tem como objetivo o bem-estar e a justiça social. Nessa perspectiva, a Constituição Federal de 1988, no seu Art. 6º, estabelece como direitos sociais fundamentais: a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância. 
O lema “Saúde é direito de todos e dever do Estado” e que transformou o Sistema Único de Saúde brasileiro em um dos maiores do mundo, foi implantado a partir de qual Constituição?
A
1991.
B
1934.
C
1937.
D
1988.
2O constitucionalismo, teoria que deu início à criação da Magna Carta, surgiu a partir das teorias iluministas e do pensamento que também deu base à Revolução Francesa de 1789. Considera-se a Magna Carta o documento que esboçou o que posteriormente seria chamado de Constituição. Com base nessa afirmação, analise as sentenças a seguir:
I- Com uma nova política militarista e, principalmente, autoritária de Castello Branco, instituiu-se, em 1967, uma nova Constituição, que introduziu em seu texto Atos Institucionais que davam totais poderes ao presidente da república e serviriam para manter a legitimidade das atuações do regime militar.
II- Em 1964, ocorreu o golpe de Estado que afastou do poder o então Presidente Pedro Goulart. Jango, como era chamado, passava a ideia de ser socialista.
III- Pode-se afirmar que os atos institucionais foram normas elaboradas no período de 1964 a 1969, durante o Regime Militar.
IV- O Brasil estava sob o regime de Ditadura Militar desde 1964, e a Constituição de 1967 foi o reflexo dos rigores decorrentes daquela situação. Naquela carta, estavam extintos os direitos individuais e sociais, ou, ao menos, esquecidos.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, III e IV estão corretas
B
As sentenças II e III estão corretas.
C
As sentenças II e IV estão corretas.
D
As sentenças I e II estão corretas.
3A Constituição determina regras e estabelece critérios que devem ser respeitados por todos e de forma indiscriminada, ou seja, a Constituição é a regra maior e se encontra no topo da pirâmide da legislação pátria. Com base nessa informação, assinale a alternativa CORRETA que apresenta as características da Constituição de 1988:
A
Direito à greve e direitos trabalhistas passaram não a ser aplicados aos domésticos.
B
Direito de voto para os analfabetos e voto obrigatório para menores, entre 16 e 18 anos.
C
Redução do mandato do presidente de cinco para quatro anos e eleições em dois turnos (para os cargos de presidente, governadores e prefeitos de cidades com mais de 200 mil habitantes).
D
Eleições indiretas para os cargos de Presidente da República, governadores de estados e prefeitos municipais e sistema pluripartidário.
4O direito constitucional pode ser entendido como um conjunto de normas que regulam o Estado. Abrange a legislação com o formato público e social, que tem o intuito de garantir a soberania da nação e as relações na sociedade. Sobre o conceito de nação, analise as sentenças a seguir:
I- É a junção de cidadãos, geralmente do mesmo grupo étnico, que falam a mesma língua e têm os mesmos costumes, formam um povo.
II- Uma nação se mantém pelas tradições, religião, língua e consciência nacional.
III- A nação é distanciamento dos cidadãos, geralmente de vários grupos étnicos, que falam variadas línguas e têm os costumes diferentes, ou seja, formam um povo.
IV- É a dispersão de cidadãos, geralmente de variados grupos étnicos, que falam a mesma língua e têm os mesmos costumes, ou seja, formam um povo.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II, III e IV estão corretas.
B
As sentenças I, III e IV estão corretas.
C
As sentenças I e III estão corretas.
D
As sentenças I e II estão corretas.
5No que se refere à classificação das fontes do Direito Constitucional, podemos perceber que são diferenciadas, inclusive, os autores não são consensuais. Sobre o conceito de fontes não escritas, analise as sentenças a seguir:
I- O costume e os usos constitucionais.
II- O costume forma-se quando a prática repetida de certos atos induz a uma determinada coletividade à crença ou convicção de que os atos são necessários ou indispensáveis.
III- Os tratados internacionais, as normas de direito Canônico, a legislação estrangeira, as resoluções da comunidade internacional pelos seus órgãos representativos.
IV- As prescrições administrativas contidas em regulamentos e decretos, de importância para o Direito Constitucional.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, III e IV estão corretas.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
As sentenças I, II e III estão corretas.
D
As sentenças II, III e IV estão corretas.
6
Trata-se de uma fonte de direito constitucional não-escrito que origina-se quando a prática repetida de certos atos iinspira uma determinada coletividade à crença ou convicção de que os atos são indispensáveis:
A
Costume
B
Lei
C
Jurisprudência
D
Princípios Gerais de Direito
7
O Direito Constitucional de duas formas distintas. A respeito disso, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O Direito Constituicional pode ser particular, como o estudo da teoria das constituições e da Constituição do Estado brasileiro.
PORQUE
II- Mostra-se, de forma analítica, como o conjunto de princípios e normas que regulam a própria existência do Estado moderno, na sua estrutura e no seu funcionamento, o modo de exercício e os limites de sua soberania, seus fins e interesses fundamentais, e do Estado brasileiro, em particular.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As duas asserções são proposições falsas. 
B
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 
C
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira. 
8Com a Constituição, podemos encontrar as regras de regulação, princípios individuais e coletivos, regras de criação e organização de estados e municípios e a serem seguidas pelos servidores públicos em todas as suas categorias. Com base nessa informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O preâmbulo de uma Constituição pode ser definido como documento de intenções do diploma. Consiste em uma certidão de origem e legitimidade do novo texto e uma proclamação de princípios, demonstrando a ruptura com o ordenamento constitucional anterior e o surgimento jurídico de um novo Estado.
(    ) O preâmbulo, portanto, pode ser norma constitucional, poderá prevalecer contra texto expresso da Constituição Federal.
(    ) A Constituição semântica é aquela cujo texto da Carta Constitucional já contém verdadeiros direcionamentos para os problemas concretos, a serem resolvidos mediante aplicação pura e simples das normas constitucionais.
(    ) A Constituição reduzida contém suas determinações em um só documento ou código, e a normativa é aquela que possui valor jurídico, cujas normas dominam o processo político, logrando submetê-lo à observação e adaptação de seus termos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F - F.
B
F - F - V - V.
C
V - F - F - V.
D
V - F - V - F.
9As Constituições podem ser classificadas em imutáveis, rígidas, flexíveis e semirrígidas. A respeito do tema, assinale a alternativa CORRETA:
A
A Constituição de 1824 era semiflexível (semirrígida), como se nota por seu art. 178, que afirmava: é só constitucional o que diz respeito aos limites e atribuições respectivas dos poderes políticos e aos direitos políticos e individuais dos cidadãos. Tudo o que não é constitucional pode ser alterado sem as formalidades referidas, pelas Legislaturas ordinárias.
B
São semiflexíveis as constituições quando se veda qualquer alteração, constituindo-se em relíquias históricas.
C
As constituições

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.