Buscar

Semântica e Pragmática das Línguas - discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conforme Gesser (2009, p. 11), embora se possa traçar um histórico das origens e apontar possíveis parentescos e semelhanças no nível estrutural das línguas humanas (sejam elas orais ou de sinais), alguns fatores favorecem a diversificação e a mudança da língua dentro de uma comunidade linguística, como a extensão e a descontinuidade territorial, além dos contatos com outras línguas. Fato é que existem diferenças e semelhanças entre as línguas de sinais e as línguas orais. Disserte sobre as semelhanças e as diferenças entre as línguas de sinais e as línguas orais.
FONTE: GESSER, A. Libras? Que língua é essa: crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
As Semelhanças entre as línguas de sinais e as línguas orais é que elas apresentam estruturas gramaticais com os seguintes níveis linguísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico. Já no que diz respeito as diferenças, nas línguas orais os usuários usam os sons que são percebidos pelo ouvido e nas línguas de sinais os usuários utilizam do campo visual, com movimentos e expressões faciais. Nas línguas orais temos a denominação de palavras e na língua de sinais denomina sinais. A língua oral é linear enquanto a de sinais é simultânea. 
Quadros e Karnopp (2004, p. 82) afirmam que a fonética estuda as unidades mínimas dos sinais independentemente da função que eles possam desempenhar numa língua determinada. As expressões faciais e corporais faz parte dessas unidade minimas, é um parâmetro em Libras importantíssimo para a transmissão e entendimento da mensagem, muito embora alguns pensam que são meras caretas estranhas ou exagero. Disserte sobre para que servem as expressões faciais na Libras.
FONTE: QUADROS, R. M. A língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre, Artemed, 2004.
As expressões fazem parte do sinal/palavra, é forma de “entonação” nas línguas de sinais. Na Libras, as expressões tem diversas funções, vou resumir e apresentar a vocês, duas grandes categorias: Gramaticais: para adjetivar, caracterizar (classificar tamanho, forma e estado) e sentenciais (afirmações e interrogações). Afetivas: para expressar sentimentos (alegria, tristeza, raiva, entre outros). A expressão facial em Libras é comparado a uma forma de entonação nas línguas orais, como quando queremos dar ênfase, fazer uma pergunta, afirmar, discordar etc. Em geral usamos recursos expressivos, não é possível que uma pessoa brava, decepcionada ou triste, ao querer transmitir uma ideia, fale com um tom de voz sem alteração, ou seja, sem expressão. A importância da expressão é que ela atribui a real intenção naquele contexto, fazendo toda diferença em uma conversação em Libras. Assim, podemos dizer que não é exagero usar muitas expressões faciais e corporais nas nossas conversas com os surdos, pois é a forma correta.

Continue navegando