Buscar

semantica discussiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Conforme Gesser (2009, p. 11), embora se possa traçar um histórico das origens e apontar possíveis parentescos e semelhanças no nível estrutural das línguas humanas (sejam elas orais ou de sinais), alguns fatores favorecem a diversificação e a mudança da língua dentro de uma comunidade linguística, como a extensão e a descontinuidade territorial, além dos contatos com outras línguas. Fato é que existem diferenças e semelhanças entre as línguas de sinais e as línguas orais. Disserte sobre as semelhanças e as diferenças entre as línguas de sinais e as línguas orais.
FONTE: GESSER, A. Libras? Que língua é essa: crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. ( * Máximo 4000 caracteres )
Semelhanças: as línguas orais e de sinais apresentam semelhanças na estrutura gramatical. São estruturas a partir de unidades mínimas que formam unidades mais complexas e possuem os seguintes níveis linguísticos: o fonológico, o morfológico e o semântico.
Diferenças: na língua de sinais, os seus usuários utilizam, como meio de comunicação, movimentos e expressões faciais que percebemos através da visão, enquanto na língua oral, os seus usuários usam os sons, percebidos pelo ouvido. Outra diferença é que, nas línguas orais-auditivas, o que denominado de palavras, nas línguas de sinais, é denominado sinais. As línguas se diferem também na forma como as combinações das unidades são construídas, a língua oral é linear enquanto a de sinais é simultânea.
2. Assim como todas as línguas, pesquisas nos mostram que a LIBRAS contém os seguintes níveis linguísticos: fonológico, morfológico, sintático e semântico, tornando-a uma língua completa. No entanto, faz-se necessário saber identificar e diferenciar cada um destes níveis linguísticos. Disserte sobre dois desses níveis linguísticos: sintático e semântico. ( * Máximo 4000 caracteres )
Sintaxe é o estudo das frases, como elas são construídas e capazes de expressar o que se deseja dizer. Está relacionada a disposição das palavras nas frases, das frases no discurso e a combinação entre uma frase e outra para que haja um sentido. Ao emitir uma mensagem o emissor procura transmitir um significado completo e compreensível, para isso as palavras são relacionadas e combinadas entre si. O domínio da sintaxe é o que permite uma organização efetiva do discurso, evitando distorções.
A semântica é uma área da linguística voltada ao estudo do significado em diversos níveis, analisando inclusive o conteúdo e o contexto. Dessa forma, estuda-se a relação do significado com o significante, que tem a ver com a forma das palavras, seja essa forma a sua grafia, seja o seu som.

Continue navegando