Buscar

CLASSES E MOVIMENTOS SOCIAIS II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CLASSES E MOVIMENTOS SOCIAIS
PERGUNTA 1
Os movimentos sociais são caracterizados como uma ação coletiva de grupo organizado que, dentro de determinada sociedade e em contexto específico, têm por objetivo:
	
	a.
	privilegiar determinadas parcelas da sociedade em detrimento das demais.
	
	b.
	construir agrupamentos partidários.
	
	c.
	pressionar o Estado para o atendimento das demandas da sociedade.
	
	d.
	formar relacionamentos grupais.
	
	e.
	aumentar o clima de tensão social na sociedade civil.
PERGUNTA 2
Sobre o movimento de reconceituação do Serviço Social na América Latina, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
 
I. O movimento de reconceituação do Serviço Social na América Latina teve lugar no período de 1965 a 1975, impulsionado pela intensificação das lutas sociais que se refratavam na Universidade, nas Ciências Sociais, na Igreja, nos movimentos estudantis, dentre outras expressões. 
II. Ele expressa um amplo questionamento da profissão (suas finalidades, fundamentos, compromissos éticos e políticos, procedimentos operativos e formação profissional), dotado de várias vertentes e com nítidas particularidades nacionais. 
III. Sua unidade assentava-se na busca de construção de um Serviço Social latino-americano: na recusa da importação de teorias e métodos alheios à nossa história, na afirmação do compromisso com as lutas dos “oprimidos” pela “transformação social” e no propósito de atribuir um caráter científico às atividades profissionais. 
IV. Denunciava-se a pretensa neutralidade político-ideológica, a restrição dos efeitos de suas atividades aprisionadas em microespaços sociais e a debilidade teórica no universo profissional.
	
	a.
	Apenas I está correta.
	
	b.
	Todas estão corretas.
	
	c.
	Apenas II e III estão corretas.
	
	d.
	Apenas I, III e IV estão corretas.
	
	e.
	Todas estão incorretas.
PERGUNTA 3
O Serviço Social é uma profissão conformada na dinâmica sócio-histórica das relações entre Estado e classes sociais, no enfrentamento à questão social. Sua natureza contraditória abre a possibilidade de, para além das demandas dos espaços sócio-ocupacionais em que os assistentes sociais estão inseridos, atuarem nos processos de mobilização popular e de fortalecimento dos movimentos sociais e organizações dos trabalhadores. Dessa forma, é possível contribuir para o desenvolvimento das ações coletivas dos sujeitos com os quais se trabalha na perspectiva da defesa, da conquista e da ampliação dos direitos e da construção de uma sociedade:
	
	a.
	Equilibrada.
	
	b.
	Solidária.
	
	c.
	Emancipada.
	
	d.
	Competente.
	
	e.
	Conservadora.
PERGUNTA 4
Ao considerar a trajetória histórica do serviço social, a temática da relação com os movimentos sociais ganha relevância, pois, na interlocução com esses sujeitos coletivos, a profissão percebeu a possibilidade de se avançar para além do que lhe é exigido como demanda profissional imediata, com vistas à construção coletiva de estratégias de ampliação dos direitos ou de resistência à sua redução. Essa interlocução possibilita ao assistente social:
	
	a.
	o fortalecimento de uma identidade profissional pautada no militantismo.
	
	b.
	a aproximação com a agenda da pós-modernidade.
	
	c.
	a construção de uma legitimidade sociopolítica.
	
	d.
	a ultrapassagem da alienação através do desenvolvimento teórico e político.
	
	e.
	era executor terminal nos movimentos sociais.
PERGUNTA 5
No Brasil, os chamados “novos movimentos sociais” emergiram na cena pública como resistência à ditadura militar de 1964, tendo como protagonistas novos sujeitos sociais. A respeito do tema, assinale a alternativa correta.
	
	a.
	Assumiram a frente das lutas de resistência de novos sujeitos sociais: artistas e intelectuais.
	
	b.
	Receberam a denominação de novos pela composição etária de jovens militantes.
	
	c.
	São movimentos que emergiram majoritariamente no meio rural.
	
	d.
	Movimentos urbanos tiveram características como estabelecerem necessariamente uma unidade a partir do mundo do trabalho.
	
	e.
	Sob a chancela de "novos movimentos sociais", enquadra-se uma gama bastante heterogênea de articulação social: habitação, acesso a bens e transporte público, saúde, educação, segurança, além de movimento feminista e movimento negro.
PERGUNTA 6
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nasceu da premissa de que a luta pela terra tem de ser de massa. É um dos mais inovadores fenômenos políticos da América Latina, à medida que busca enfrentar os problemas do campo, atacando as causas estruturais.
Comparando com outros movimentos sociais, o MST apresenta como característica própria:
	
	a.
	A luta permanente pela reforma agrária acima de qualquer luta política, visto que, para o Movimento, a conquista da terra pela ocupação representa uma vitória na luta pela vida digna.
	
	b.
	A luta pela revolução socialista, pois, para o MST, a ocupação é a forma de enfrentamento ao capital para criar as condições necessárias de se promover a revolução.
	
	c.
	A ocupação de terras preferencialmente produtivas, pois o sustento do Movimento ocorre pela ajuda daqueles que já foram beneficiados pela conquista de seu pedaço de terra.
	
	d.
	A produção de alimentos saudáveis – livres de agrotóxicos – pois, para o MST, a luta pela vida digna passa por uma alimentação saudável de todos os assentados.
	
	e.
	Constrói, por trás das suas lutas características, um movimento propriamente político que alcança as raízes do sistema de poder, ao agrupar populações cujo conflito incide nos alicerces de um sistema – o direito da propriedade.
PERGUNTA 7
Considerando conceitos sociológicos clássicos que abordam movimentos sociais e participação política, assinale a opção correta.
	
	a.
	Os movimentos sociais são ações individuais e isoladas capazes de gerar grande impacto na estrutura social.
	
	b.
	Os movimentos sociais podem ser desempenhados por diversos grupos tanto como oposição à ordem social vigente quanto para contribuir com a manutenção da ordem e de privilégios estabelecidos.
	
	c.
	Apenas a participação política através do sufrágio universal é capaz de transformar efetivamente uma sociedade.
	
	d.
	Os movimentos sociais são fontes de desordem e caos social e não estão relacionados ao exercício da cidadania.
	
	e.
	Os movimentos sociais não possuem utilidade, pois as estruturas sociais, bem como as instituições sociais, são fixas e imutáveis.
PERGUNTA 8
Os movimentos sociais têm despontado no cenário de luta por direitos no Brasil. Os movimentos sociais no Brasil são resultado:
	
	a.
	da organização espontânea de grupos que não são foco das ações das políticas públicas e, portanto, não possuem formas de pressão tradicionais.
	
	b.
	da organização político-partidária brasileira que não contempla a possibilidade de que esses grupos se transformem em partidos políticos.
	
	c.
	da união de interesses dos grupos que, amparados no presente e desvinculados do passado histórico brasileiro, definem suas bandeiras e ideologias.
	
	d.
	das lutas sociais dos grupos que, de forma legítima e assegurada na Constituição, agem em prol de uma bandeira revolucionária.
	
	e.
	das transformações que se sucederam após a redemocratização brasileira, que permitiu a participação da sociedade civil na política.
PERGUNTA 9
Sobre os Movimentos sociais no Brasil, julgue as proposições a seguir e assinale a opção  incorreta.
	
	a.
	Os movimentos sociais, a partir da década de 1990, institucionalizaram-se por meio das organizações não governamentais.
	
	b.
	Os movimentos sociais dos anos 1970/1980, no Brasil, contribuíram decisivamente, via demandas e pressões organizadas, para a conquista de vários direitos sociais, que foram inscritos em leis na nova Constituição Federal de 1988.
	
	c.
	O processo de redemocratização, iniciado no período situado entre 1945-1964, também conhecido como período populista ou nacional-desenvolvimentista, abriu perspectivas para o desenvolvimento de várias formas de participação social.
	
	d.
	Os movimentos sociaistiveram o suporte teórico fundamental das interpretações no paradigma marxista, centrado nas explicações estruturais da economia e da sociedade.
	
	e.
	A emergência dos novos movimentos sociais na década de 1960 deu visibilidade a novas formas de organização dos trabalhadores, e colocaram questões novas, como as demandas encetadas por mulheres, homossexuais, negros e minorias de todos os matizes.
PERGUNTA 10
Uma das vertentes que analisa os movimentos sociais no Brasil entende que a normatização e legitimação dos espaços público-estatais são conquistas desses movimentos, propondo sua participação na agenda dos governos, sempre pautada na ampliação das reformas sociais. Contrapõe-se a essa ideia a vertente que reconhece o conflito social como componente da sociedade capitalista, situando os movimentos sociais no âmbito da ação coletiva, sendo a classe trabalhadora seu principal agente. Nessa linha, a variedade de interesses presentes nos novos movimentos sociais, que emergiram na segunda metade do século XX e início do XXI, confrontam com os movimentos tradicionais, na medida em que seu campo de mobilização e de luta situa-se:
	
	a.
	fora da esfera imediata do trabalho e da produção.
	
	b.
	no combate à corrupção política e institucional.
	
	c.
	no âmbito da especulação social e econômica.
	
	d.
	nas mudanças provocadas pela globalização e seletividade.
	
	e.
	no contexto de requisições genéricas e comuns.

Outros materiais