Logo Passei Direto
Buscar

pol.soc.saude e previd. soc.prova final

User badge image
vany silva

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A sociedade vive em processo de construção e transformação constante, busca criar estratégias de minimizar as mazelas sociais e implementar políticas de atendimento que visam à eficiência, à eficácia e à efetividade das ações propostas. Nesse sentido, surgem movimentos da sociedade civil, como conferências e fóruns. Sobre a importância dos movimentos sociais, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A participação ocorre no momento de enfrentamento de uma dada realidade, implicando o desafio social.
II- A mobilização em prol de um interesse comum, independente de classe, faz com que o povo reivindique através de sua participação em movimentações diversas.
III- É um movimento isolado que demonstra várias fragilidades, pois se restringe a usuários pobres da Política de Assistência Social.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças II e III estão corretas.

O Sistema Único da Assistência Social - SUAS - tem como elemento fundamental e inovador um conceito que aparece na Política de Assistência Social e que constitui a base de sua organização.
Sobre esse conceito, assinale a alternativa CORRETA:
a) O conceito de novo pacto social.
b) O conceito de território.
c) O conceito de sociedade civil.
d) O conceito de pacto federativo.

É importante destacar que o Sistema Único de Saúde - SUS - é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele possui direção única, sendo exercida em cada esfera de governo pelos respectivos órgãos.
Nesse sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) No âmbito da União, pelo Ministério da Saúde.
( ) Estados e Distrito Federal, pela respectiva Secretaria de Saúde ou órgão equivalente.
( ) No domínio dos municípios, pela Secretaria de Saúde ou órgão equivalente.
( ) No campo dos bairros, pelos agentes de saúde.
a) V - F - V - F.
b) F - V - V - F.
c) V - V - F - V.
d) V - V - V - F.

No governo Vargas iniciaram-se debates para o reordenamento da Previdência Social, sendo que até então esta já era disponibilizada à população trabalhadora, mas carecia de mudanças. Assim, foram criados os Institutos de Aposentadorias e Pensões - IAPs - que, como as CAPs, estavam organizados por categorias de profissionais.
Neste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os IAPs eram mais abrangentes, não restringiam o atendimento por empresa, destinavam serviços e benefícios a toda uma categoria.
( ) Surgiram no período os IAPs dos: Funcionários Federais (1931), Marítimos (1933), Industriários (1936), Bancários e Comerciários (1934), Trabalhadores de Transportes e Portuários (1938), todos integrantes de categorias profissionais representativas tanto econômica como politicamente no cenário nacional.
( ) Os IAPs se caracterizavam por uma cobertura integral, estabelecendo direitos a todos os trabalhadores, independente de vinculação; para o trabalhador bastava provar que possuía uma ocupação vinculada às categorias profissionais mais importantes para acessar seus direitos.
( ) As principais alterações das CAPs para IAPs se evidenciaram na cobertura previdenciária às classes trabalhadoras urbanas por categorias profissionais e não por unidades empresariais.
a) F - V - F - V.
b) V - F - F - V.
c) V - V - V - F.
d) V - V - F - V.

O modelo de atenção à saúde que objetivava controlar epidemias que poderiam depreciar as saídas dos produtos brasileiros ficou conhecido como Sanitarista Campanhista. Considerando as características deste modelo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Saneamento dos espaços sob inspiração militarista, combate às doenças de massa com forte concentração de decisões e estilo repressivo de intervenção nos corpos individual e social.
( ) Saneamento dos espaços e privilegiamento da prática médica curativa, individual, assistencialista e especializada, em detrimento da saúde pública.
( ) Descentralização, ampliação da concepção de saúde, ações integralizadas e participação comunitária.
( ) Descentralização, ampliação da concepção de saúde, ações integralizadas e combate às doenças de massa, com forte concentração de decisões e estilo repressivo de intervenção nos corpos individual e social.
a) V - F - F - V.
b) F - F - V - F.
c) V - F - F - F.
d) V - V - F - F.

O sistema previdenciário brasileiro apresenta mudanças significativas com relação à forma de atendimento à população. Passa por períodos excludentes, onde determinadas categorias profissionais acessam benefícios, para uma lógica inclusiva, onde as pessoas que contribuíram ou contribuem podem acessar.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Os IAPs representaram bem esse período onde atendia apenas uma parcela da população e aos poucos foram sendo incorporados pelos demais.
II- Os IAPs substituíram o INPS, pois passaram a atender todas as categorias profissionais.
III- O INSS surgiu a partir da fusão do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social - IAPAS com o Instituto Nacional de Previdência Social - INPS.
IV- O INSS garante a todos os cidadãos acesso aos benefícios previdenciários, independente de sua prévia contribuição.
A As sentenças II e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.

O ano de 1967 representou o início de uma mobilização administrativa, que visava à preservação e manutenção da saúde da população. Nesse sentido, surgiram algumas iniciativas que favorecem esse cuidado.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Nesse período, destaca-se a Formulação da Política Nacional de Saúde e a Assistência Médica Ambulatorial.
II- Nesse período, destaca-se o atendimento ambulatorial e a prevenção da saúde.
III- Nesse período, destaca-se ações de preservação da saúde e controle sanitário.
IV- Nesse período, finaliza as principais ações de pesquisa que envolviam a Política Nacional de Saúde, tendo a ideia de preservar a saúde.
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças I, III e IV estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças II e IV estão corretas.

Os sistemas previdenciários tendem a ser distintos de uma sociedade para outra. Fatores sociais, econômicos, políticos e culturais determinam as mudanças. As pessoas que contribuem com a previdência tendem a se afastar do trabalho e buscar apoio junto a Previdência Social.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Estão passando por problemas de saúde temporário ou permanente.
II- O afastamento de trabalho acontece quando a pessoa autodeclara problema de saúde irreversível.
III- O afastamento do trabalho acontece quando sua capacidade laborativa impede a execução de suas funções, esse processo chama-se de apoio à doença.
IV- Um caso de afastamento temporário é denominado de licença-maternidade.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) Somente a sentença III está correta.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

O movimento de Reforma Sanitarista vinha se fortalecendo e consolidou-se em 1986, na 8ª Conferência Nacional de Saúde, na qual a sociedade se juntou aos profissionais e gestores da saúde em busca de novo modelo de saúde para o Brasil.
Sobre o lema da Reforma Sanitária brasileira, assinale a alternativa CORRETA:
A Saúde é democracia.
B O processo de saúde-doença é vital.
C Saúde é o que interessa.
D Saúde é direito de todos e dever do estado.

No início do século XX, o Estado não via como necessária sua intervenção política diante das expressões da questão social que demandavam por assistência à saúde. Essa era organizada pelas igrejas, como as Santas Casas de Misericórdia instauradas no Brasil ainda na sua fase Colonial.
Com relação à dedicação do Estado e a política de saúde, analise as sentenças a seguir:
I- As questões de saúde recebiam dedicação pouco relevante.
II- A maior parcela do atendimento de saúde era realizada por ordens religiosas.
III- A maioria dos atendimentos eram de cunho filantrópico e/ou benemerente.
IV- Era garantido o direito de atendimento ao povo.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) Somente a sentença IV está correta.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

(ENADE, 2008) A ampliação dos processos democráticos e do controle social nas políticas públicas teve sua emergência institucional com a promulgação da Constituição Federal de 1988, que prescreve a participação da sociedade na gestão das políticas sociais.
Sobre as instâncias de controle social, analise as sentenças a seguir:
I- O caráter consultivo das instâncias de controle social fortalece a democracia e determina o financiamento das políticas sociais.
II- A constituição das instâncias de controle social visa a participação, a efetivação da democracia e a defesa dos direitos na gestão das políticas sociais.
III- Para assegurar o fortalecimento das instâncias de controle é indispensável que seus membros se abstenham de posicionamentos políticos.
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I e III estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

(ENADE, 2018) Com base em dados de 2015, estima-se que, no Brasil, haja em torno de 100 mil pessoas em situação de rua. A população que vivencia situação de rua é formada por pessoas que, em sua maioria, possuem menos que o necessário para atender às necessidades básicas do ser humano, estando no limite da indigência ou da pobreza extrema, com comprometimento da própria sobrevivência.
A situação desse grupo excluído e marginalizado pode decorrer de diversos fatores, como desemprego estrutural, migração, uso prejudicial de álcool e outras drogas, presença de transtornos mentais, conflitos familiares entre outros. O Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) lançou uma campanha que objetiva valorizar a saúde como um direito humano de cidadania e ressaltar que as pessoas em situação de rua têm o direito de ser atendidas na rede de serviços do SUS. A respeito da população que vivencia situação de rua, analise as sentenças a seguir:
I- Na elaboração de políticas públicas devem ser considerados os fatores pessoais e contextuais que levam pessoas a viver em situação de rua, o que exige o trabalho de equipes multidisciplinares, com o objetivo de assegurar direitos de saúde, dignidade e cidadania a essa população.
II- A inexistência de endereço fixo que possibilite fazer cadastros oficiais e estabelecer contato quando necessário, inviabiliza a inserção dos indivíduos em situação de rua nas políticas públicas de saúde, educação e moradia.
III- A homogeneidade do grupo de pessoas que vivem em situação de rua contribui para o desenvolvimento das estratégias de acolhimento e de atendimento pelas equipes envolvidas em campanhas dirigidas a esse público.
IV- A falta de moradia convencional e o comprometimento da identidade, da segurança, do bem-estar físico e emocional e do sentimento de pertencimento são problemas vivenciados pelas pessoas que vivem em situação de rua e requerem atenção do poder público.
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças II e IV estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A sociedade vive em processo de construção e transformação constante, busca criar estratégias de minimizar as mazelas sociais e implementar políticas de atendimento que visam à eficiência, à eficácia e à efetividade das ações propostas. Nesse sentido, surgem movimentos da sociedade civil, como conferências e fóruns. Sobre a importância dos movimentos sociais, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A participação ocorre no momento de enfrentamento de uma dada realidade, implicando o desafio social.
II- A mobilização em prol de um interesse comum, independente de classe, faz com que o povo reivindique através de sua participação em movimentações diversas.
III- É um movimento isolado que demonstra várias fragilidades, pois se restringe a usuários pobres da Política de Assistência Social.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças II e III estão corretas.

O Sistema Único da Assistência Social - SUAS - tem como elemento fundamental e inovador um conceito que aparece na Política de Assistência Social e que constitui a base de sua organização.
Sobre esse conceito, assinale a alternativa CORRETA:
a) O conceito de novo pacto social.
b) O conceito de território.
c) O conceito de sociedade civil.
d) O conceito de pacto federativo.

É importante destacar que o Sistema Único de Saúde - SUS - é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele possui direção única, sendo exercida em cada esfera de governo pelos respectivos órgãos.
Nesse sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) No âmbito da União, pelo Ministério da Saúde.
( ) Estados e Distrito Federal, pela respectiva Secretaria de Saúde ou órgão equivalente.
( ) No domínio dos municípios, pela Secretaria de Saúde ou órgão equivalente.
( ) No campo dos bairros, pelos agentes de saúde.
a) V - F - V - F.
b) F - V - V - F.
c) V - V - F - V.
d) V - V - V - F.

No governo Vargas iniciaram-se debates para o reordenamento da Previdência Social, sendo que até então esta já era disponibilizada à população trabalhadora, mas carecia de mudanças. Assim, foram criados os Institutos de Aposentadorias e Pensões - IAPs - que, como as CAPs, estavam organizados por categorias de profissionais.
Neste contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os IAPs eram mais abrangentes, não restringiam o atendimento por empresa, destinavam serviços e benefícios a toda uma categoria.
( ) Surgiram no período os IAPs dos: Funcionários Federais (1931), Marítimos (1933), Industriários (1936), Bancários e Comerciários (1934), Trabalhadores de Transportes e Portuários (1938), todos integrantes de categorias profissionais representativas tanto econômica como politicamente no cenário nacional.
( ) Os IAPs se caracterizavam por uma cobertura integral, estabelecendo direitos a todos os trabalhadores, independente de vinculação; para o trabalhador bastava provar que possuía uma ocupação vinculada às categorias profissionais mais importantes para acessar seus direitos.
( ) As principais alterações das CAPs para IAPs se evidenciaram na cobertura previdenciária às classes trabalhadoras urbanas por categorias profissionais e não por unidades empresariais.
a) F - V - F - V.
b) V - F - F - V.
c) V - V - V - F.
d) V - V - F - V.

O modelo de atenção à saúde que objetivava controlar epidemias que poderiam depreciar as saídas dos produtos brasileiros ficou conhecido como Sanitarista Campanhista. Considerando as características deste modelo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Saneamento dos espaços sob inspiração militarista, combate às doenças de massa com forte concentração de decisões e estilo repressivo de intervenção nos corpos individual e social.
( ) Saneamento dos espaços e privilegiamento da prática médica curativa, individual, assistencialista e especializada, em detrimento da saúde pública.
( ) Descentralização, ampliação da concepção de saúde, ações integralizadas e participação comunitária.
( ) Descentralização, ampliação da concepção de saúde, ações integralizadas e combate às doenças de massa, com forte concentração de decisões e estilo repressivo de intervenção nos corpos individual e social.
a) V - F - F - V.
b) F - F - V - F.
c) V - F - F - F.
d) V - V - F - F.

O sistema previdenciário brasileiro apresenta mudanças significativas com relação à forma de atendimento à população. Passa por períodos excludentes, onde determinadas categorias profissionais acessam benefícios, para uma lógica inclusiva, onde as pessoas que contribuíram ou contribuem podem acessar.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Os IAPs representaram bem esse período onde atendia apenas uma parcela da população e aos poucos foram sendo incorporados pelos demais.
II- Os IAPs substituíram o INPS, pois passaram a atender todas as categorias profissionais.
III- O INSS surgiu a partir da fusão do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social - IAPAS com o Instituto Nacional de Previdência Social - INPS.
IV- O INSS garante a todos os cidadãos acesso aos benefícios previdenciários, independente de sua prévia contribuição.
A As sentenças II e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.

O ano de 1967 representou o início de uma mobilização administrativa, que visava à preservação e manutenção da saúde da população. Nesse sentido, surgiram algumas iniciativas que favorecem esse cuidado.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Nesse período, destaca-se a Formulação da Política Nacional de Saúde e a Assistência Médica Ambulatorial.
II- Nesse período, destaca-se o atendimento ambulatorial e a prevenção da saúde.
III- Nesse período, destaca-se ações de preservação da saúde e controle sanitário.
IV- Nesse período, finaliza as principais ações de pesquisa que envolviam a Política Nacional de Saúde, tendo a ideia de preservar a saúde.
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças I, III e IV estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças II e IV estão corretas.

Os sistemas previdenciários tendem a ser distintos de uma sociedade para outra. Fatores sociais, econômicos, políticos e culturais determinam as mudanças. As pessoas que contribuem com a previdência tendem a se afastar do trabalho e buscar apoio junto a Previdência Social.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Estão passando por problemas de saúde temporário ou permanente.
II- O afastamento de trabalho acontece quando a pessoa autodeclara problema de saúde irreversível.
III- O afastamento do trabalho acontece quando sua capacidade laborativa impede a execução de suas funções, esse processo chama-se de apoio à doença.
IV- Um caso de afastamento temporário é denominado de licença-maternidade.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) Somente a sentença III está correta.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

O movimento de Reforma Sanitarista vinha se fortalecendo e consolidou-se em 1986, na 8ª Conferência Nacional de Saúde, na qual a sociedade se juntou aos profissionais e gestores da saúde em busca de novo modelo de saúde para o Brasil.
Sobre o lema da Reforma Sanitária brasileira, assinale a alternativa CORRETA:
A Saúde é democracia.
B O processo de saúde-doença é vital.
C Saúde é o que interessa.
D Saúde é direito de todos e dever do estado.

No início do século XX, o Estado não via como necessária sua intervenção política diante das expressões da questão social que demandavam por assistência à saúde. Essa era organizada pelas igrejas, como as Santas Casas de Misericórdia instauradas no Brasil ainda na sua fase Colonial.
Com relação à dedicação do Estado e a política de saúde, analise as sentenças a seguir:
I- As questões de saúde recebiam dedicação pouco relevante.
II- A maior parcela do atendimento de saúde era realizada por ordens religiosas.
III- A maioria dos atendimentos eram de cunho filantrópico e/ou benemerente.
IV- Era garantido o direito de atendimento ao povo.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) Somente a sentença IV está correta.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

(ENADE, 2008) A ampliação dos processos democráticos e do controle social nas políticas públicas teve sua emergência institucional com a promulgação da Constituição Federal de 1988, que prescreve a participação da sociedade na gestão das políticas sociais.
Sobre as instâncias de controle social, analise as sentenças a seguir:
I- O caráter consultivo das instâncias de controle social fortalece a democracia e determina o financiamento das políticas sociais.
II- A constituição das instâncias de controle social visa a participação, a efetivação da democracia e a defesa dos direitos na gestão das políticas sociais.
III- Para assegurar o fortalecimento das instâncias de controle é indispensável que seus membros se abstenham de posicionamentos políticos.
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I e III estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

(ENADE, 2018) Com base em dados de 2015, estima-se que, no Brasil, haja em torno de 100 mil pessoas em situação de rua. A população que vivencia situação de rua é formada por pessoas que, em sua maioria, possuem menos que o necessário para atender às necessidades básicas do ser humano, estando no limite da indigência ou da pobreza extrema, com comprometimento da própria sobrevivência.
A situação desse grupo excluído e marginalizado pode decorrer de diversos fatores, como desemprego estrutural, migração, uso prejudicial de álcool e outras drogas, presença de transtornos mentais, conflitos familiares entre outros. O Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) lançou uma campanha que objetiva valorizar a saúde como um direito humano de cidadania e ressaltar que as pessoas em situação de rua têm o direito de ser atendidas na rede de serviços do SUS. A respeito da população que vivencia situação de rua, analise as sentenças a seguir:
I- Na elaboração de políticas públicas devem ser considerados os fatores pessoais e contextuais que levam pessoas a viver em situação de rua, o que exige o trabalho de equipes multidisciplinares, com o objetivo de assegurar direitos de saúde, dignidade e cidadania a essa população.
II- A inexistência de endereço fixo que possibilite fazer cadastros oficiais e estabelecer contato quando necessário, inviabiliza a inserção dos indivíduos em situação de rua nas políticas públicas de saúde, educação e moradia.
III- A homogeneidade do grupo de pessoas que vivem em situação de rua contribui para o desenvolvimento das estratégias de acolhimento e de atendimento pelas equipes envolvidas em campanhas dirigidas a esse público.
IV- A falta de moradia convencional e o comprometimento da identidade, da segurança, do bem-estar físico e emocional e do sentimento de pertencimento são problemas vivenciados pelas pessoas que vivem em situação de rua e requerem atenção do poder público.
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças II e IV estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.

Prévia do material em texto

1A sociedade vive em processo de construção e transformação constante, busca criar 
estratégias de minimizar as mazelas sociais e implementar políticas de atendimento que 
visam à eficiência, à eficácia e à efetividade das ações propostas. Nesse sentido, surgem 
movimentos da sociedade civil, como conferências e fóruns. Sobre a importância dos 
movimentos sociais, analise as sentenças a seguir: 
 
I- A participação ocorre no momento de enfrentamento de uma dada realidade, 
implicando o desafio social. 
II- A mobilização em prol de um interesse comum, independente de classe, faz com que 
o povo reivindique através de sua participação em movimentações diversas. 
III- É um movimento isolado que demonstra várias fragilidades, pois se restringe a 
usuários pobres da Política de Assistência Social. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
A 
As sentenças I e II estão corretas. 
B 
As sentenças I e III estão corretas. 
C 
Somente a sentença III está correta. 
D 
As sentenças II e III estão corretas. 
2O Sistema Único da Assistência Social - SUAS - tem como elemento fundamental e 
inovador um conceito que aparece na Política de Assistência Social e que constitui a 
base de sua organização. Sobre esse conceito, assinale a alternativa CORRETA: 
A 
O conceito de novo pacto social. 
B 
O conceito de sociedade civil. 
C 
O conceito de pacto federativo. 
D 
O conceito de território. 
3É importante destacar que o Sistema Único de Saúde - SUS - é um dos maiores 
sistemas públicos de saúde do mundo. Ele possui direção única, sendo exercida em cada 
esfera de governo pelos respectivos órgãos. Nesse sentido, classifique V para as 
sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) No âmbito da União, pelo Ministério da Saúde. 
( ) Estados e Distrito Federal, pela respectiva Secretaria de Saúde ou órgão 
equivalente. 
( ) No domínio dos municípios, pela Secretaria de Saúde ou órgão equivalente. 
( ) No campo dos bairros, pelos agentes de saúde. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A 
F - V - V - F. 
B 
V - F - V - F. 
C 
V - V - V - F. 
D 
V - V - F - V. 
4No governo Vargas iniciaram-se debates para o reordenamento da Previdência Social, 
sendo que até então esta já era disponibilizada à população trabalhadora, mas carecia de 
mudanças. Assim, foram criados os Institutos de Aposentadorias e Pensões - IAPs - que, 
como as CAPs, estavam organizados por categorias de profissionais. Neste contexto, 
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Os IAPs eram mais abrangentes, não restringiam o atendimento por empresa, 
destinavam serviços e benefícios a toda uma categoria. 
( ) Surgiram no período os IAPs dos: Funcionários Federais (1931), Marítimos (1933), 
Industriários (1936), Bancários e Comerciários (1934), Trabalhadores de Transportes e 
Portuários (1938), todos integrantes de categorias profissionais representativas tanto 
econômica como politicamente no cenário nacional. 
( ) Os IAPs se caracterizavam por uma cobertura integral, estabelecendo direitos a 
todos os trabalhadores, independente de vinculação; para o trabalhador bastava provar 
que possuía uma ocupação vinculada às categorias profissionais mais importantes para 
acessar seus direitos. 
( ) As principais alterações das CAPs para IAPs se evidenciaram na cobertura 
previdenciária às classes trabalhadoras urbanas por categorias profissionais e não por 
unidades empresariais. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A 
V - V - F - V. 
B 
V - V - V - F. 
C 
F - V - F - V. 
D 
V - F - F - V. 
5O modelo de atenção à saúde que objetivava controlar epidemias que poderiam 
depreciar as saídas dos produtos brasileiros ficou conhecido como Sanitarista 
Campanhista. Considerando as características deste modelo, classifique V para as 
sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Saneamento dos espaços sob inspiração militarista, combate às doenças de massa 
com forte concentração de decisões e estilo repressivo de intervenção nos corpos 
individual e social. 
( ) Saneamento dos espaços e privilegiamento da prática médica curativa, individual, 
assistencialista e especializada, em detrimento da saúde pública. 
( ) Descentralização, ampliação da concepção de saúde, ações integralizadas e 
participação comunitária. 
( ) Descentralização, ampliação da concepção de saúde, ações integralizadas e 
combate às doenças de massa, com forte concentração de decisões e estilo repressivo de 
intervenção nos corpos individual e social. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A 
V - F - F - V. 
B 
F - F - V - F. 
C 
V - F - F - F. 
D 
V - V - F - F. 
6O sistema previdenciário brasileiro apresenta mudanças significativas com relação à 
forma de atendimento à população. Passa por períodos excludentes, onde determinadas 
categorias profissionais acessam benefícios, para uma lógica inclusiva, onde as pessoas 
que contribuíram ou contribuem podem acessar. Sobre o exposto, analise as sentenças a 
seguir: 
 
I- Os IAPs representaram bem esse período onde atendia apenas uma parcela da 
população e aos poucos foram sendo incorporados pelos demais. 
II- Os IAPs substituíram o INPS, pois passaram a atender todas as categorias 
profissionais. 
III- O INSS surgiu a partir da fusão do Instituto de Administração Financeira da 
Previdência e Assistência Social - IAPAS com o Instituto Nacional de Previdência 
Social - INPS. 
IV- O INSS garante a todos os cidadãos acesso aos benefícios previdenciários, 
independente de sua prévia contribuição. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
A 
As sentenças I, II e III estão corretas. 
B 
As sentenças II e IV estão corretas. 
C 
As sentenças I, III e IV estão corretas. 
D 
As sentenças I e III estão corretas. 
7O ano de 1967 representou o início de uma mobilização administrativa, que visava à 
preservação e manutenção da saúde da população. Nesse sentido, surgiram algumas 
iniciativas que favorecem esse cuidado. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: 
 
I- Nesse período, destaca-se a Formulação da Política Nacional de Saúde e a Assistência 
Médica Ambulatorial. 
II- Nesse período, destaca-se o atendimento ambulatorial e a prevenção da saúde. 
III- Nesse período, destaca-se ações de preservação da saúde e controle sanitário. 
IV- Nesse período, finaliza as principais ações de pesquisa que envolviam a Política 
Nacional de Saúde, tendo a ideia de preservar a saúde. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
A 
As sentenças II e IV estão corretas. 
B 
As sentenças I, II e III estão corretas. 
C 
As sentenças I e II estão corretas. 
D 
As sentenças I, III e IV estão corretas. 
8Os sistemas previdenciários tendem a ser distintos de uma sociedade para outra. 
Fatores sociais, econômicos, políticos e culturais determinam as mudanças. As pessoas 
que contribuem com a previdência tendem a se afastar do trabalho e buscar apoio junto 
a Previdência Social. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: 
 
I- Estão passando por problemas de saúde temporário ou permanente. 
II- O afastamento de trabalho acontece quando a pessoa autodeclara problema de saúde 
irreversível. 
III- O afastamento do trabalho acontece quando sua capacidade laborativa impede a 
execução de suas funções, esse processo chama-se de apoio à doença. 
IV- Um caso de afastamento temporário é denominado de licença-maternidade. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
A 
Somente a sentença III está correta. 
B 
As sentenças III e IV estão corretas. 
C 
As sentenças I, II e III estão corretas. 
D 
As sentenças I e IV estão corretas. 
9O movimento de Reforma Sanitarista vinha se fortalecendo e consolidou-se em 1986, 
na 8ª Conferência Nacional de Saúde, na qual a sociedade se juntou aos profissionais e 
gestores da saúde em busca de novo modelo de saúde para o Brasil. Sobre o lema da 
Reforma Sanitáriabrasileira, assinale a alternativa CORRETA: 
A 
Saúde é democracia. 
B 
Saúde é direito de todos e dever do estado. 
C 
Saúde é o que interessa. 
D 
O processo de saúde-doença é vital. 
10No início do século XX, o Estado não via como necessária sua intervenção política 
diante das expressões da questão social que demandavam por assistência à saúde. Essa 
era organizada pelas igrejas, como as Santas Casas de Misericórdia instauradas no 
Brasil ainda na sua fase Colonial. Com relação à dedicação do Estado e a política de 
saúde, analise as sentenças a seguir: 
 
I- As questões de saúde recebiam dedicação pouco relevante. 
II- A maior parcela do atendimento de saúde era realizada por ordens religiosas. 
III- A maioria dos atendimentos eram de cunho filantrópico e/ou benemerente. 
IV- Era garantido o direito de atendimento ao povo. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
A 
As sentenças II e IV estão corretas. 
B 
As sentenças I e IV estão corretas. 
C 
As sentenças I, II e III estão corretas. 
D 
Somente a sentença IV está correta. 
11(ENADE, 2008) A ampliação dos processos democráticos e do controle social nas 
políticas públicas teve sua emergência institucional com a promulgação da Constituição 
Federal de 1988, que prescreve a participação da sociedade na gestão das políticas 
sociais. Sobre as instâncias de controle social, analise as sentenças a seguir: 
 
I- O caráter consultivo das instâncias de controle social fortalece a democracia e 
determina o financiamento das políticas sociais. 
II- A constituição das instâncias de controle social visa a participação, a efetivação da 
democracia e a defesa dos direitos na gestão das políticas sociais. 
III- Para assegurar o fortalecimento das instâncias de controle é indispensável que seus 
membros se abstenham de posicionamentos políticos. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
A 
Somente a sentença II está correta. 
B 
Somente a sentença III está correta. 
C 
As sentenças I e III estão corretas. 
D 
Somente a sentença I está correta. 
12(ENADE, 2018) Com base em dados de 2015, estima-se que, no Brasil, haja em torno 
de 100 mil pessoas em situação de rua. A população que vivencia situação de rua é 
formada por pessoas que, em sua maioria, possuem menos que o necessário para atender 
às necessidades básicas do ser humano, estando no limite da indigência ou da pobreza 
extrema, com comprometimento da própria sobrevivência. A situação desse grupo 
excluído e marginalizado pode decorrer de diversos fatores, como desemprego 
estrutural, migração, uso prejudicial de álcool e outras drogas, presença de transtornos 
mentais, conflitos familiares entre outros. O Ministério da Saúde, em parceria com o 
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Secretaria de 
Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) lançou uma campanha que 
objetiva valorizar a saúde como um direito humano de cidadania e ressaltar que as 
pessoas em situação de rua têm o direito de ser atendidas na rede de serviços do SUS. A 
respeito da população que vivencia situação de rua, analise as sentenças a seguir: 
 
I- Na elaboração de políticas públicas devem ser considerados os fatores pessoais e 
contextuais que levam pessoas a viver em situação de rua, o que exige o trabalho de 
equipes multidisciplinares, com o objetivo de assegurar direitos de saúde, dignidade e 
cidadania a essa população. 
II- A inexistência de endereço fixo que possibilite fazer cadastros oficiais e estabelecer 
contato quando necessário, inviabiliza a inserção dos indivíduos em situação de rua nas 
políticas públicas de saúde, educação e moradia. 
III- A homogeneidade do grupo de pessoas que vivem em situação de rua contribui para 
o desenvolvimento das estratégias de acolhimento e de atendimento pelas equipes 
envolvidas em campanhas dirigidas a esse público. 
IV- A falta de moradia convencional e o comprometimento da identidade, da segurança, 
do bem-estar físico e emocional e do sentimento de pertencimento são problemas 
vivenciados pelas pessoas que vivem em situação de rua e requerem atenção do poder 
público. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 
FONTE: HINO, P.; SANTOS, J. O.; ROSA, A. S. Pessoas que vivenciam situação de 
rua sob o olhar da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem. v. 71, Suplemento 1, p. 
732-740, 2018 (adaptado). 
A 
As sentenças II e III estão corretas. 
B 
As sentenças II e IV estão corretas. 
C 
As sentenças I e III estão corretas. 
D 
As sentenças I e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina