Buscar

OFICIAL - Atividade_Avaiativa_2Bim_Imuno Hemato (1)

Prévia do material em texto

Imuno/hematológico – 2020/01
Prof. Luiz Fernando Barbaresco 
ATIVIDADE AVALIATIVA – 2º Bimestre
Aluno: Ghiovanna Freitas Silva- Biomedicina
RA:369164950435
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 A) Instruções Gerais:
1. Defina quais conceitos ou questões fundamentais deverão ser aprofundadas e organize a estratégia de busca.
2. Após a busca utilize o modelo encaminhado para organizar todas as respostas
3. Registre todas as referências bibliográficas utilizadas.
4. O arquivo deve ser encaminhado via classroom.google até 19/06
5. Link para entrega e acesso a atividade
B) Questões de Aprendizagem:
1. Doenças infecciosas que poderiam ter sido eliminadas do planeta, como o sarampo e a própria poliomielite, ainda são males da saúde pública de alguns países que atualmente enfrentam o surgimento de um novo grupo que pode dificultar a batalha: os antivacinas. Os casos de sarampo nos Estados Unidos chamam atenção para os direitos dos grupos antivacinação. Com o aperfeiçoamento e a popularização das imunizações, ele foi controlado na maioria dos países. Em dezembro do ano passado, no entanto, o sarampo ressurgiu. Até agora, no total, 121 pessoas foram identificadas com a doença. A origem do surto está associada ao crescente espaço conquistado por grupos adeptos do movimento antivacinação, avessos à imunização. 
LOPES, A. D.; MELO, C. Surto de imprudência. Revista Veja, Editora Abril, edição 2413, ano 48, nº 7, 18 fev.2015, p. 68-71 (Adaptado). 
a) Qual é o agente etiológico e a forma de transmissão da doença em discussão pelo grupo adepto do movimento antivacinação? 
R: Agente Etiológico: Vírus / Mobile
Transmissão: Secreções das vias respiratórias como gotículas do espirro ou tosse.
https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2019/10/movimento-antivacina-como-combater-essa-onda-que-ameaca-sua-saude.html
b) Descreva o mecanismo da imunização contra a doença por meio de vacina. 
R: Em geral, as vacinas são preparadas com vírus previamente mortos ou atenuados pelo calor e por outros tratamentos físicos e químicos. Ao entrar em contato com os componentes virais presentes na vacina o organismo reage e ativa os sistemas de defesa imunitária, produzindo anticorpos específicos contra aquele tipo de vírus.
Se a pessoa vacinada for eventualmente infectada pelo vírus causador de uma doença contra a qual ela foi imunizada, os anticorpos presentes no sangue combatem imediatamente a infecção.
http://www.farmacia.pe.gov.br/noticia/como-funcionam-vacinas#:~:text=A%20l%C3%B3gica%20da%20vacina%20%C3%A9,apenas%20contra%20um%20%C3%BAnico%20germe.
2. O ditado popular “melhor prevenir do que remediar” se aplica perfeitamente à vacinação. Muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população. Todos os anos, o serviço público de saúde do Brasil lança campanhas de vacinação voltadas para a população. A vacinação funciona como uma primeira exposição do nosso organismo ao agente infeccioso.
a) Compare como reage nosso organismo, em termos de velocidade de resposta e quantidade de anticorpos produzidos, em uma primeira e em uma segunda exposição ao agente infeccioso.
R: A primeira aplicação de um antígeno no corpo humano induz a produção de anticorpos e de células de memória de forma lenta e pouco intensa. A segunda aplicação do antígeno (dose de reforço) resulta na produção de anticorpos específicos de forma rápida e mais intensa, devido à ação das células de memória imunológica.
https://www.passeidireto.com/arquivo/51189451/sistema-imunologico
3. O corpo reage diariamente aos ataques de bactérias, vírus e outros micróbios, por meio do sistema imunológico. Muito complexa, essa barreira é composta por milhões de células de diferentes tipos e com diferentes funções, responsáveis por garantir a defesa do organismo e por manter o corpo funcionando livre de doenças. O processo usual de exame para detecção de algumas doenças é contar o número de leucócitos por milímetro cúbico de sangue. Calcula-se o número relativo de cada tipo de leucócito, e a porcentagem obtida dos diferentes tipos é chamada "contagem diferencial". No adulto normal, o número total de leucócitos é de 7.500 por milímetro cúbico e a contagem diferencial de um adulto normal é:
neutrófilos ---------- 62%
linfócitos ------------ 30%
monócitos ----------- 5%
eosinófilos ----------- 2%
basófilos ------------- 1%
a) Por que a contagem de leucócitos ajuda na detecção de doenças?
R: Os leucócitos são conhecidos como glóbulos brancos, são células de defesa. Logo, caso o número seja baixo pode indicar algum problema no sistema imune, o qual pode estar sendo causado por alguma doença. Caso, a contagem seja maior do que o esperado pode indicar algum problema auto imune.
https://querobolsa.com.br/enem/biologia/leucocitos
4. O sistema imunológico é formado por células, tecidos e órgãos que trabalham para impedir o desenvolvimento de doenças e responde a uma programação estabelecida para cada tipo de ameaça, desde um corte no dedo, uma infecção por vírus ou o surgimento de um tumor. Contudo, nas doenças autoimunes, ocorre um ataque generalizado das células do sistema imunológico contra os tecidos do próprio corpo. Pesquisas mostraram que, durante uma resposta autoimune, determinadas células do sistema imunológico se agregam em tecidos linfoides secundários para produzir anticorpos.
A) Considerando esse processo, indique se a resposta imune pode ser classificada como humoral ou celular. Justifique sua resposta.
R: Imune humoral. Trata-se de uma resposta imune mediada por moléculas existentes no sangue.
https://www.fcm.unicamp.br/fcm/cipoi/imunologia-celular/overview/tipos-de-resposta-imune
B) Nomeie, ainda, as células do sistema imunológico responsáveis pela produção de anticorpos. 
R: neutrófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos T, linfócitos B, células NK, macrófagos, mastócitos e monócitos
https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/sistema-imunologico.htm
 
5. Os eritrócitos ou hemácias são as células que estão em maior quantidade no sangue de um homem saudável. São anucleadas e ricas em hemoglobina.
a) Em qual tecido de um homem adulto os eritrócitos são produzidos? Cite um órgão em que os eritrócitos adultos são destruídos.
R: Os eritrócitos são produzidos na medula óssea. Após algum tempo, os eritrócitos podem ser destruídos no baço.
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/hemacias.htm
b) Baixa quantidade de eritrócitos no sangue ou deficiências nas moléculas de hemoglobina podem desencadear quadros anêmicos. Explique por que as pessoas anêmicas ficam frequentemente cansadas. 
R: Quando a pessoa é anímica, ela fica sem forças, sem energia e sempre cansativa pelo fato de estar sem cálcio, ferro, proteínas ou sem anticorpos.
6. Câncer é o nome genérico para um grupo de mais de 200 doenças. Embora existam muitos tipos de câncer, todos começam devido ao crescimento e multiplicação anormais das células. A enfermidade também é conhecida como neoplasia. Os tumores malignos podem se desenvolver em diferentes órgãos do corpo humano, como pele, próstata, mama, fígado, entre outros. Tais tumores podem ser tratados utilizando-se diferentes estratégias médicas, desde uso de medicação até intervenções cirúrgicas. Para o controle de alguns tipos de câncer podem ser utilizados inibidores do Fator de Crescimento Endotelial Vascular (VEGF).
a) O câncer de pele do tipo melanoma apresenta grandes possibilidades de provocar metástase. Qual fator ambiental pode favorecer o surgimento desse tipo de câncer? O que é metástase?
R: O principal fator ambiental que favorece o surgimento de câncer de pele é a exposição à radiação ultravioleta emitida pelo sol. A metástase é a implantação de uma massa tumoral distante do tumor original, em decorrência da migração de células cancerosas para outros órgãos.
https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-pele-melanomac) Por que inibir a formação do endotélio pode inibir também o crescimento de um tumor?
R: As células endoteliais produzem substâncias que estimulam a angiogênese (formação de vasos sanguíneos). Assim, ao inibir a formação do endotélio, haverá redução do total de vasos sanguíneos que nutrem o tumor, reduzindo a chegada de O2 e nutrientes.
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-84842008000300012
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/terapiaalvo/7208/840/
 7. Atualmente uma das estratégias mais promissoras no combate ao câncer é a injeção de inibidores de angiogênese (formação de vasos sanguíneos) no local do tumor.
Considerando as funções do sangue, qual é o princípio dessa estratégia? 
R: Em geral as células de um tumor multiplicam-se rapidamente, o que exige nutrição abundante e constante pela irrigação sanguínea. Assim, a falta de circulação local produzida pelo inibidor de angiogênese faz com que as células tumorais morram por inanição.
8. Os recentes testes nucleares e o cinquentenário da explosão da bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki em 1995 provocaram discussões sobre os efeitos da radiação no meio ambiente e nos seres humanos. Dados mostram que a incidência do câncer nas duas cidades japonesas é muito alta.
a) Como a radiação está relacionada ao aumento na incidência de câncer?
R: A radiação causa um desregulamento no processo de meioses das células, as mesmas começam a se dividir desordenadamente e formam um tumor.
https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2011/04/110412_japao_nuclear_qa_is
https://www.inca.gov.br/causas-e-prevencao/prevencao-e-fatores-de-risco/exposicao-a-radiacao

Continue navegando