Buscar

medicina tradicional chinesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Medicina Tradicional Chinesa
desafio
O embasamento teórico chinês carrega a ideia de que nada existente no universo é estático ou fixo, a dinâmica da vida sempre está presente. Os fenômenos não podem ser presos a categorias sésseis, pois estão em transição.
Você pode afirmar que este é um estado passageiro da paciente? Justifique sua resposta relacionando as teorias Yin e Yang, Cinco Elementos e Zang Fu.
Como as técnicas orientais, como a acupuntura, podem auxiliar essa paciente?
Padrão de resposta esperado
O que foi descrito pode ser tomado como um estado passageiro dessa paciente. Há dinamismo nos processos vitais, e esse estado de saúde pode melhorar ou até piorar. A teoria Yin  e Yang aponta etapas opostas, porém cíclicas: como o paciente está apresentando características Yang, o organismo dele segue na busca do equilíbrio, nesse caso, tentando reduzir o excesso de  Yang e aumentar a expressão do Yin, abrandando os sinais e sintomas. Os tratamentos orientais visam a auxiliar nesse equilíbrio. A teoria dos Cinco Elementos nos indica o movimento e transformação que os fenômenos sofrem. No caso apresentado, o fogo está superexpresso, então a busca do organismo será por reequilibrar os cinco elementos, e a água pode ser tonificada para reduzir o fogo ou a madeira pode ser sedada para restringir a produção de fogo. Segundo a teoria Zang Fu, o órgão coração é associado ao elemento fogo, ele pode estar sofrendo de fatores patogênicos, por exemplo, de calor, e seus meridianos de comunicação podem ser utilizados para reequilíbrio energético. A base teórica oriental indica que os estados energéticos podem ser alterados e estão em constante dinamismo, o grande propósito do tratamento oriental é o equilíbrio energético. Com a aplicação de técnicas orientais, o equilíbrio energético do paciente pode ser reestabelecido e o padrão de sinais e sintomas apresentado será solucionado.

Continue navegando

Outros materiais