Resumo- Unidades Funcionais de Luria

@psicomotricidade ESTÁCIO

Pré-visualização

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MONÃ COSTA TAVARES

RESUMO: UNIDADES FUNCIONAIS DE LURIA
	Luria (1973) define, a partir de seus estudos, que as funções psicomotoras possuem uma localização dinâmica, visto que toda a aquisição cognitiva da criança é conseqüência de uma atividade simultânea e integrada dos centros de trabalho dispersos no cérebro, diferentemente do que se achava até então.
	Este dividiu, então, o cérebro em 3 unidades funcionais:
- Primeira Unidade Funcional:
	É formada estruturalmente pelo troco cerebral, diencéfalo e as regiões médias do córtex, onde sua função é a regulação do tônus corporal, atenção seletiva das atividades conscientes e regulação de todas as funções vitais durante o sono.
	Segundo Luria, esta área assume um papel fundamental na motivação e na aprendizagem, estando esta em atividade desde a gestação.

- Segunda Unidade Funcional:
	É formada estruturalmente pelas regiões posteriores e laterais do neocórtex, onde suas funções são: análise visual (áreas 17, 18 e 19 do mapa de Brodman), análise auditiva (áreas 41, 42 e 22 de Brodman) e córtex sensitivo (áreas 3, 2 e 1 de Brodman), sendo estas áreas primárias, secundárias e terciárias de cada função.
	Segundo Luria, esta área entra em funcionamento somente após o nascimento, tendo papel muito importante nas relações entre o indivíduo e o meio.

- Terceira Unidade Funcional:
	É formada estruturalmente pelos lóbulos frontais (área pré-central e frontal), onde suas funções estão relacionadas a organização da atividade consciente e motricidade propriamente dita.
	Esta unidade funcional depende do bom funcionamento das outras duas unidades, logo, esta é a ultima a ser formada. Obs.: Não está presentes em movimentos automáticos ou reflexos.
Matheus Túllio fez um comentário
  • Muito bom esse resumo, está me ajudando muito !
    • 0 aprovações
  • Estou adorando receber pesquisas tão importante para qualquer profissionais da área e que trabalhar com crianças jovens adultos.
    • 0 aprovações
    Irene Cruz Meneghini fez um comentário
  • valeu monã vou aproveitar bastante
    • 0 aprovações
    Gilberto Júnior fez um comentário
  • Muito bom resumo! Valeu mesmo.
    • 1 aprovações
    Carregar mais