Buscar

PROVA KERCY IGREJA ANTINGA COMTERPORANE

Prévia do material em texto

1O gnosticismo elaborou uma complexa doutrina sobre o homem. É complexa porque reúne elementos de diferentes tradições religiosas que visam explicar nossa condição e maneira como isso se relaciona com a doutrina da salvação. Para o gnosticismo, os homens estão divididos em três categorias. A partir desta afirmação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Psíquicos.
II- Pneumáticos.
III- Hílicos.
(    ) São os homens espirituais que são os verdadeiros espirituais aos quais está reservado o privilégio de uma redenção digna.
(    ) Esses são materialistas, pois estão presos à matéria e, por conta disso, estão sujeitos a toda espécie de males.
(    ) É a categoria de homens meio-espirituais que estão sujeitos a uma redenção inferior através da fé.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
I - III - I.
B
II - I - III.
C
II - III - I.
D
III - II - I.
2Constantino foi o Imperador Romano que teve uma grande importância para a história do cristianismo, pois, além de ser um governante político, tinha um profundo envolvimento com as questões eclesiásticas. A partir de seu governo, o cristianismo experimentou um novo tempo, pois com sua anuência a nova religião ganhou um tratamento diferenciado em sua política de estado. Nesse sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Pelo "Edito de Tolerância", Constantino declarava apoio e favor imperial a todos os cristãos, reprimindo e cessando todo tipo de perseguição aos cristãos.
(    ) Constantino patrocinou a construção de muitas igrejas e auxiliava no sustento de muitos ministros religiosos.
(    ) O Imperador Constantino foi sempre moderado e ético, pois nunca influenciou em decisões de cunho teológico, pois dizia que isso era um dever dos papas.
(    ) A conversão de Constantino se deu após uma visão que ele teve de uma cruz. Isso resultou em um apoio direto aos cristãos que estavam sob seu domínio.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F - V.
B
V - F - V - F.
C
V - F - F - V.
D
F - F - V - V.
3No decorrer dos anos após a morte dos primeiros cristãos e o apoio de Constantino à igreja, podemos perceber o declínio espiritual e moral da Igreja Cristã. Isso se revelou em um quadro de degradação da religião cristã, pois o clero havia se corrompido profundamente e a igreja se tornou um espaço cheio de cristãos pagãos que não tinham nenhum compromisso com a pureza do evangelho. Sobre a corrupção do clero e a decadência da religião cristã, analise as sentenças a seguir:
I- Os pagãos, que eram conquistados pelos imperadores, sempre foram convidados a se converter ao cristianismo sem que a fé cristã fosse imposta sobre os povos conquistados.
II- Os governos e conquistadores passaram a impor a religião cristã sobre os povos conquistados, sem que estes povos passassem por uma experiência de conversão verdadeira.
III- O clero se vendia ao poder do Estado em troca de favores e posições políticas, pois estavam contaminados com a sede de poder.
IV- Embora o clero fosse profundamente corrupto, jamais se aliaram ao Estado em troca de posições políticas para satisfazer sua sede de poder.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II, III e IV estão corretas.
B
As sentenças II e III estão corretas.
C
As sentenças II e IV estão corretas.
D
As sentenças I e II estão corretas.
4No ano 1054 da era cristã, ocorreu uma divisão entre a igreja do Ocidente e do Oriente, que ficou conhecida como Cisma do Oriente. A partir de então, nasceram algumas diferenças entre as duas Igrejas. Sobre as diferenças da liturgia da igreja do oriente em relação à igreja do ocidente, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na igreja do oriente, a liturgia era celebrada na língua comum de cada povo.
(    ) A Igreja Ocidental deixou de se colocar como mediadora entre Deus e homens, pois fundamentava essa crença no sacerdócio universal de todos os crentes.
(    ) Na Igreja Oriental, o casamento de seus sacerdotes era permitido apenas antes da ordenação.
(    ) Apesar de a Igreja Oriental manter a ideia de mediadora entre Deus e homem, o sacerdote não tinha poder para perdoar pecados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - V.
B
V - V - F - F.
C
F - F - V - V.
D
V - F - F - V.
5O Papa Hildebrando foi um dos líderes mais poderosos da Igreja Católica. Durante seu governo ele implantou uma série de reformas no sentido de fortalecer o poder da Igreja. Suas políticas para alcançar esses objetivos tinham uma dupla visão, que ao ser concretizado lhe conferiam um poder na Europa, que nem seu antecessor e sucessor jamais conseguiram. Sobre a dupla visão política do papa Hildebrando, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Estabelecer a norma de que o chefe da Igreja fosse escolhido pela própria igreja, sem que esta escolha sofresse a interferência do imperador, foi uma maneira de livrar a Igreja do controle do mundo exterior.
(    ) O sonho de Hildebrando em tornar a Igreja senhora suprema do universo significava que todos os poderes terrenos estariam sob os pés do poder papal.
(    ) O papa Hildebrando, por ser um homem humilde, tinha como principal visão tornar a Igreja serva da sociedade, pois seu ideal de vida era servir as pessoas se colocando sempre como servo dos homens.
(    ) Na visão do papa Hildebrando, o Papa estava acima dos homens e abaixo de Deus, dessa forma, o papa poderia julgar a todos, mas não poderia ser julgado por ninguém.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - F.
B
F - F - V - V.
C
V - V - F - V.
D
F - V - V - F.
6O arianismo foi uma das heresias mais perigosas e nefastas que os apologistas cristãos tiveram que enfrentar. Isso se deve ao fato de que Ário se empenhou em disseminar suas ideias e foi capaz de convencer um grande número de pessoas. Diante disso, a própria igreja sofreu com o cisma entre aqueles que apoiavam Ário e aqueles que eram contra seus ensinos. Nesse sentido, era necessário reagir imediatamente, pois muitos problemas estavam surgindo com o crescimento do arianismo. Sobre as medidas adotadas para conter o avanço do Arianismo, analise as sentenças a seguir:
I- Uma das medidas tomadas foi excluir Ário da igreja no ano 321.
II- O bispo Alexandre convocou um sínodo no qual Ário foi condenado como anátema.
III- Diante dos prejuízos causados pelas contentas entre Ário e o bispo Alexandre, o próprio imperador Constantino teve que intervir.
IV- Para restaurar a ordem eclesiástica, Ário foi condenado a pagar mil denários de multa e cumprir alguns anos de prisão em Roma.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e IV estão corretas.
B
As sentenças I, II e III estão corretas.
C
As sentenças III e IV estão corretas.
D
As sentenças II, III e IV estão corretas.
7Ao tratar do termo religião, que tem sua origem no latim - religare -, apesar de seu significado complexo, é importante atentar-se para sua aplicação básica, ou seja, uma aplicação mais simples, sem se prender às implicações mais profundas de seu significado. Sobre o que consiste a aplicação básica do termo religião, assinale a alternativa CORRETA:
A
No sentido de que a vida humana depende apenas da maneira como cada pessoa faz suas escolhas.
B
Na ideia de que apenas as religiões de origem latina possuem uma mensagem verdadeira, e que as demais não passam de enganação.
C
Na ideia de que determinados poderes sobrenaturais podem influenciar os seres humanos, determinando o que podem e devem ou não podem e devem fazer.
D
Na finitude da vida diante do universo infinito do qual o ser humano é apenas uma partícula insignificante.
8O Papa é o Bispo da Igreja de Roma e o líder supremo da Igreja Católica. Desde muito tempo, o papado tem ocupado um papel importante no cenário político e religioso mundial. Isso naturalmente se deve ao número de católicos e ao poder econômico e político da Igreja. Houve um tempo em que os papas eram capazes de destituir soberanos de seus tronos e nomear para seulugar aqueles que estivessem de acordo com seus interesses. Sobre o papado e sua autoridade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) De acordo com a Igreja Católica, o papado teve início com a liderança do apóstolo Pedro.
(    ) A ideia por trás do título de Papa é que este é o intermediário entre os homens e Deus.
(    ) O Papa é o líder universal do catolicismo, e em suas mãos está concentrado o poder de Cristo.
(    ) O papado não é apenas um título católico, pois todas as denominações cristãs aceitam a autoridade do papa sem questioná-la.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F - F.
B
V - F - F - V.
C
V - V - V - F.
D
V - F - V - V.
9No decorrer da história do cristianismo surgiram muitas controvérsias em torno da pessoa de Cristo. Dentre elas podemos destacar a ideia de que Cristo havia sido criado do nada, portanto, não era eterno e de certo modo um Deus inferior. Esse ensinamento ainda é sustentado pelo movimento atual dos Testemunhas de Jeová. Sobre a doutrina que esse movimento possui por base, assinale a alternativa CORRETA:
A
Ebionismo.
B
Arianismo.
C
Apolinarismo.
D
Docetismo.
10A ortodoxia de cada religião geralmente se choca com dogmas de outras religiões. Isso não é diferente com as doutrinas da igreja cristã, pois as concepções doutrinárias que formam a base da fé cristã são consideradas heresia por outras religiões. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
Dentre essas divergências, podemos considerar que, para judeus e islamitas, a doutrina cristã do Deus-homem é a pior heresia que já houve, pois se trata de um ensino que é contrário ao monoteísmo.
B
Dentre essas divergências, podemos considerar que, para judeus e islamitas, a doutrina cristã do batismo em águas está de acordo com as práticas de purificação do islamismo, mas não é aceita pelos judeus.
C
Dentre essas divergências, podemos considerar que, para judeus e islamitas, a doutrina cristã da transubstanciação está de acordo com os ensinamentos tanto dos judeus quanto dos povos islâmicos.
D
Dentre essas divergências, podemos considerar que, para judeus e islamitas, a doutrina cristã do Espírito Santo não faz nenhum sentido, pois se trata de um terceiro Deus, embora de menor em poder.

Continue navegando