Buscar

Planejamento e Administração em Serviço Social DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1O conceito de participação é amplo, mas em resumo é o direito e o dever de cada pessoa fazer parte e se responsabilizar pelo que acontece no mundo. Entretanto, a participação é permeada por quatro pressupostos básicos. Disserte sobre esses pressupostos.
Resposta esperada
Um dos pressupostos refere-se ao aperfeiçoamento dos procedimentos de tomada de decisão e das ações grupais, sendo que este pressuposto demonstra que com a participação ativa de todos os integrantes no processo de gestão e planejamento, é possível promover saberes, experiências e sanar necessidades. Outro pressuposto diz respeito à corresponsabilidade dos atores sociais na elaboração de planos, programas e projetos, sendo que na sua execução, os participantes compreenderão a sua responsabilidade com o processo, e que sua participação poderá ter resultados positivos ou negativos. O pressuposto referente ao aprendizado social considera a participação de um processo que engrandece o sujeito individualmente ou o grupo, ou seja, a participação ativa ou passiva possibilita que as pessoas se emancipem. No pressuposto alusivo, a articulação e a representação de interesses diz que a participação assegura ao participante a apresentação de seus interesses e subsídios sobre os assuntos do coletivo social.
2 O trabalho do assistente social tem como principal objetivo dar respostas às demandas dos usuários a quem prestam os serviços, garantindo o acesso aos direitos sociais assegurados na Constituição Federal de 1988. Portanto, quais as principais atividades realizadas pelo assistente social a partir de programas e projetos sociais para atender às demandas?
Resposta esperada
As funções do assistente social em equipes gestoras de programas e projetos, além das políticas públicas, consiste em SETE principais atividades: - Planejamento: o assistente social poderá gerenciar a formalização e implementação das estratégias de um planejamento, buscando sempre a prevenção e a garantia dos direitos dos usuários das políticas públicas. - Organização: o profissional poderá desempenhar funções de organização tanto de planos, programas, projetos e políticas sociais, conforme a necessidade social apresentada no seu cotidiano profissional. - Execução: as equipes de trabalho das organizações públicas e privadas poderão contar também com um profissional do Serviço Social na avaliação de planos, programas e projetos sociais. - Avaliação: o assistente social poderá fazer parte de equipe de trabalho na execução de planos, programas e projetos sociais. - Gestão: o assistente social poderá gerir planos e programas sociais, conforme sua competência. - Pesquisa: o assistente social poderá gerenciar ou fazer parte de equipe de pesquisa social, na identificação de problemas e demandas sociais. - Assessoria: o assistente social poderá prestar assessoria nos assuntos pertinentes às questões sociais de sua competência profissional na esfera pública e privada.

Outros materiais