Buscar

Conceito de homem e adultez

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conceito de homem e adultez.
O termo homem possui variadas acepções, podendo ser usado para se referias aos hominídeos, ou em um contexto geral sem distinção de gêneros. Porém, em sua acepção habitual, homem identifica as pessoas pertencentes ao gênero masculino, ou biologicamente o macho da espécie humana. O homem possui qualidades biológicas e psicológicas que o diferenciam da mulher, dentre elas podemos citar: as genitálias, as produções hormonais, alguns comportamentos, entre outros fatores.
Possuimos uma representação emancipada e positiva sobre o que é ser adulto, já que, a passagem para a vida adulta retrata uma ideia de estabilidade e um aprendizado para a auto-realização seja pessoal, profissional ou afectiva. A suposta ideia de aquisição de experiências e conhecimentos proporciona no sujeito a possibilidade de agir ponderadamente, a possibilidade de errar, de dizer não e desistir, aumento da capacidade de reflexão, compreensão e criatividade, entre outras habilidades.
Portanto, esta representação da vida adulta demostra a necessidade de preservar os tempos de sociabilidade com os grupos de amigos, os tempos livres e de lazer. Os meios de trabalhos, de conjugalidade, a vida familiar e o nascimento do primeiro filhho, eram considerados aspectos fundamentais para o jovem adulto assumir em sua vida adulta. Entretanto, pode-se resumir a vida adulta como uma busca implacavel pelas fontes de prazer e lazer, de bem-estar, de qualidade de vida, e de inúmeros desafios, bem como, á procura do desenvolvimento pessoal e de realização pessoal.
Deste modo, podemos entender o “ser adulto” sob duas concepções, sendo a primeira a representação hegemónica onde o adulto é um estatuto a ser atingido para a estabilidade profissional/financeira e familiar. Se tornando assim um sujeito estático e com percursos lineares e caracteristicos de um modelo tradicional de transição para a vida adulta. Já a representação emancipada refere-se ao adulto como um individuo que está sujeito a uma aprendizagem continua que promove a auto-realização pessoal, profissional e afectiva e evolui sob percursos complexos de avanços e recuos (Machado Pais, 2001). Portanto, o adulto se encaixaria num modelo pós-moderno de transição para a vida adulta que pode ser caracterizado positivamente devido as oportunidades e possibilidades de escolha, porém, pode ser negativo devido a instabilidade, a incerteza e a marginalização. 
REFERENCIA
SOUZA, F. C. O que é ser adulto? As velas e novas representações sociais sobre o que é ser adulto. Actas dos ateliers do Vº Congresso Português de Sociologia Sociedades Contemporâneas: Reflexividade e Acção Atelier: Família. Disponivel em: < https://aps.pt/wp-content/uploads/2017/08/DPR4628ceabbe76c_1.pdf > 
BLOG. Conceito de homem. Bolg “Conceito De” e publicado em 2011. Disponivel em: https://conceito.de/homem

Continue navegando