Buscar

Estrutura de um laboratório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACID
DISCIPLINA: LABORATÓRIO CLÍNICO E QUALIDADE 
PROFESSOR: MARIA DOS REMEDIOS 
ALUNA: YUARA PASSOS NEGREIROS
ESTRUTURA DE UM LABORATÓRIO 
É de extrema importância que o laboratório se mantenha dentro da estrutura esperada e requerida, ou o seu funcionamento pode ser barrado por algum desses órgãos.
Para laboratórios de análises clínicas, existe a RDC nº 050, da Agência de Vigilância Sanitária, que indica o espaço mínimo de cada área para a devida prestação de atendimento nesse tipo de negócio, que são:
1. Sala para coleta de material (3,6m²);
2. Área para classificação e distribuição de amostras (3m²);
3. Laboratório de hematologia, parasitologia, urinálise, imunologia, bacteriologia, microbiologia, micologia, virologia, bioquímica ou biologia molecular (14m²);
4. Antecâmara de paramentação exclusiva (2,8m²);
5. Laboratório de suporte à UTI (8m²);
Além disso, os equipamentos presentes são de extrema importância para o correto funcionamento de um laboratório de análises clínicas. Os laboratórios de ponta necessitam dispor dos equipamentos necessários não só para o atendimento das demandas dos pacientes, mas também para as rotinas internas, administrativas, as quais são elementares para a boa organização, agilidade e competitividade da empresa.
De modo geral, os computadores auxiliam em diferentes frentes do laboratório ao facilitar a manipulação de informações. Além deles, existem outros equipamentos e objetos altamente necessários para as rotinas do laboratório, tais como:
1. autoclave, caso realize microbiologia;
2. balanças, caso seja utilizado material liofilizado para preparo de insumos e meios de cultura;
3. agitador orbital (é interessante ter, mas muitos laboratórios fazem essa parte à mão);
4. centrífuga clínica;
5. microscópio;
6. racks para tubos e microtubos;
7. contador de células;
8. termômetros;
9. estufa, caso realize limpeza e lavagem de materiais;
10. LIS (é interessante investir em um LIS de qualidade para auxiliar no atendimento das rotinas do laboratório); entre outros.
As vidrarias presentes também são muito importantes no laboratório. As mesmas são fabricadas de modo a suportar altas temperaturas, dessa forma elas podem ser utilizadas, sem riscos, em reações e também permitem a esterilização em autoclave, por exemplo. As principais vidrarias encontradas são: balão de fundo chato, balão fundo redondo, balão volumétrico, bastão de vidro, Becker, bureta, dissecados, erlenmeyers, frascos de reagentes, funil, pipeta, proveta e tubos de ensaios.
REFERÊNCIAS
1. Como deve ser a estrutura de um laboratório de análises clínicas. Disponível em: > https://autolac.com.br/blog/estrutura-laboratorio-analises-clinicas/ < Acesso em 03 de novembro de 2021.
2. Vidrarias para laboratórios. Disponível em: > https://www.google.com/amp/s/www.lojaroster.com.br/blog/vidraria-laboratorio-tipos/amp/ < Acesso em 03 de novembro de 2021.

Continue navegando