Buscar

Fichamento - Estado de hidratação de idosos praticantes de hidroginástica de uma academia da cidade de São Paulo

Prévia do material em texto

MONÃ COSTA TAVARES
FICHAMENTO (AV2)
REFERÊNCIA: 
PIRES, D.R. et al. Estado de hidratação de idosos praticantes de hidroginástica de uma academia da cidade de São Paulo. Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício, v. 10, n. 2, p.19-22, 2011.
INTRODUÇÃO: Vários idosos têm praticado atividades físicas, onde uma das mais indicadas por médicos e educadores físicos, é a hidroginástica. Esta é considerada uma atividade segura, prazerosa e eficiente devido aos efeitos terapêuticos proporcionados pela água. É vantajosa, especialmente para a melhor idade, já que é uma atividade que causa um baixo impacto nas articulações, melhora o nível cardiorrespiratório, atua de forma importante na tonificação muscular, entre outros benefícios. No entanto, a prática de atividade física expõe o indivíduo a uma elevação da temperatura corporal. A liberação desse calor produzido se dá por evaporação, (de forma limitada, através da pele), através da condução e convecção. O suor contém água e eletrólitos que, se não forem apropriadamente repostos, podem produzir riscos à saúde. OBJETIVO: Avaliar a perda hídrica em idosos praticantes de hidroginástica. MÉTODOS: A amostra foi composta por 15 idosos com idade entre 63 e 90 anos, de ambos os gêneros, praticantes de uma aula de hidroginástica com uma duração de 45 min. No dia da coleta, tanto antes como depois da aula, os seguintes dados foram coletados: temperatura ambiente, umidade relativa do ar, duração da aula, consumo médio de líquidos, massa corporal e coloração urinária. A coloração da urina foi avaliada antes (pré) e imediatamente após a aula por meio da escala de Armstrong et al. A taxa de sudorese foi calculada dividindo-se o peso perdido em mL pelo tempo de exercício em minutos. RESULTADOS: Após a aula todos os indivíduos apresentaram um estado de desidratação. CONCLUSÃO: O estudo não identificou perda hídrica significativa nos testados e sugere estudos mais detalhados sobre o assunto.
PALAVRAS-CHAVE: Idosos, hidratação, sudorese, atividade motora.
CONSIDERAÇÕES PESSOAIS: O artigo se mostrou de muita importância pelo tema abordado, visto que a população mundial está envelhecendo, resultado de maior conscientização da população sobre a prática de exercícios, boa alimentação, entre outros fatores. A pesar disso, o estudo se mostrou muito superficial, já que o estudo foi feito com apenas 15 idosos, onde 7 não colheram a urina corretamente, demonstrando, talvez, um pouco de falta de explicações sobre este teste. O estudo também não foi repetido, não sendo buscado, assim, erros de amostragem ou diferentes resultados por algum outro fator.

Continue navegando

Outros materiais