Buscar

Atividade Avaliativa Especial - Prova 1 30

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
CURSO DE TECNOLOGIA EM SERVIÇOS JURÍDICOS
Disciplina de Direito Processual II
Prof. M.Sc. Ademos Alves da Silva Júnior
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL - (AAE) - P1
INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA DE P1:
* Você disporá do dia 25/09//2021 à 01/10/2021 para realizar as provas P1.
*Esta prova é composta por 10 (dez) questões objetivas de marcação livre, cada uma tendo o peso de 1,0 (um) ponto.
* Todas as questões devem ser preenchidas no gabarito abaixo, sob pena de não serem consideradas.
* A devolução da referida AAE NÃO pode ser em PDF e deve ser neste mesmo documento, ou seja, ela deverá ser devolvida da mesma forma em que foi baixada.
	GABARITO DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO
	01
	02
	03
	04
	05
	06
	07
	08
	09
	10
	B
	C
	E
	C
	B
	A
	D
	D
	A
	C
* Todas as questões devem ser preenchidas no gabarito abaixo, sob pena de não serem consideradas.
QUESTÃO 01: SOBRE A EXTINÇÃO DO PROCESSO, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA. (VALOR 1,0 PONTO)
a) A extinção do processo, dar-se-á por sentença, única e exclusivamente.
b) Antes de proferir decisão sem resolução de mérito, o juiz deverá conceder à parte a oportunidade para, se possível, corrigir o vício. Logo, à oportunidade de sanar os vícios processuais não contempla o disposto no artigo 4º do CPC, cuja sua tradução trata da primazia da resolução de mérito.
c) Antes de proferir decisão sem resolução de mérito, o juiz deverá conceder à parte a oportunidade para, se possível, corrigir o vício. 
d) Nenhuma das alternativas acima estão corretas.
QUESTÃO 02: SOBRE OS REQUISITOS DA PETIÇÃO INICIAL PREVISTOS NOS ARTIGOS 319 E 320 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA: (VALOR 1,0 PONTO)
a) O juiz, ao verificar que a petição inicial não preenche os requisitos dos arts. 319 e 320 ou que apresenta defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mérito, determinará que o autor, no prazo de 05 (cinco) dias, a emende ou a complete, indicando com precisão o que deve ser corrigido ou completado.
b) O juiz, ao verificar que a petição inicial não preenche os requisitos dos arts. 319 e 320 ou que apresenta defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mérito, determinará que o autor, no prazo de 10 (dez) dias, a emende ou a complete, indicando com precisão o que deve ser corrigido ou completado. 
c) O juiz, ao verificar que a petição inicial não preenche os requisitos dos arts. 319 e 320 ou que apresenta defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mérito, determinará que o autor, no prazo de 15 (quinze) dias, a emende ou a complete, indicando com precisão o que deve ser corrigido ou completado. 
d) O juiz, ao verificar que a petição inicial não preenche os requisitos dos arts. 319 e 320 ou que apresenta defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mérito, determinará que o autor, no prazo de 08 (oito) dias, a emende ou a complete, indicando com precisão o que deve ser corrigido ou completado.
QUESTÃO 03: CONSIDERANDO O ARTIGO 485 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E O ESTUDADO EM NOSSA AULA 02, ASSINALE A ALTERNATIVA QUE JULGAR CORRETA. (VALOR 1,0 PONTO)
a) Indeferir a petição inicial. 
b) O processo ficar parado durante mais de 1 (um) ano por negligência das partes. 
c) Verificar ausência de legitimidade ou de interesse processual. 
d) Verificar a ausência de pressupostos de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo.
e) Todas as alternativas acima estão corretas.
 
QUESTÃO 04: SOBRE A AUDIÊNCIA DE INSTRUÇÃO E JULGAMENTO DISCIPLINADA NOS ARTIGOS 358 AO 368 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA: (VALOR 1,0 PONTO)
a) Instalada a audiência de Instrução e Julgamento, ao juiz não é possibilitado conciliar as partes.
b) Independentemente do emprego anterior de outros métodos de solução consensual de conflitos, como a mediação e a arbitragem, instalada a audiência de Instrução e Julgamento, depois de apregoadas as partes ainda caberá a tentativa de conciliar as partes. 
c) No dia e na hora designados, o juiz declarará aberta a audiência de instrução e julgamento. Logo, dispensará o apregoamento das partes por estes já estarem descritos na petição inicial. 
d) A audiência de Instrução e Julgamento sempre será pública, não se admitindo exceções legais.
QUESTÃO 05: "É DEFESO AO JUIZ PROFERIR SENTENÇA, A FAVOR DO AUTOR, DE NATUREZA DIVERSA DA PEDIDA, BEM COMO CONDENAR O RÉU EM QUANTIDADE SUPERIOR OU EM OBJETO DIVERSO DO QUE LHE FOI DEMANDADO". NO QUE SE REFERE AO PRINCÍPIO PROCESSUAL CIVIL TRATA-SE: (VALOR 1,0 PONTO)
a) Da eventualidade ou especificidade. 
b) Da correlação ou congruência. 
c) Do livre convencimento ou persuasão racional. 
d) Da inafastabilidade da jurisdição.
QUESTÃO 06: SOBRE PERSPECTIVA DE RECURSO PODE-SE DESTACAR ALGUMAS PECULIARIDADES. SOBRE ELAS ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA. (VALOR 1,0 PONTO)
a) O conceito de recurso é pertencente a Teoria Geral do Processo. Pois o conceito depende de exame de um dado Ordenamento jurídico. Ao mesmo tempo que apelação pode ser considerado um recurso – no caso do Brasil, em outro poder ser uma ação autônoma de impugnação. 
b) O recurso é nada mais do que modalidade de extensão do próprio direito de ação exercido em no processo. O direito de recorrer é um direito de ação, revelado pelo direito de acesso aos tribunais. 
c) O direito de recorrer não é potestativo; produz a instauração de procedimento recursal e um complexo de situação jurídicas dele decorrentes. 
d) Os recursos possuem apenas uma característica. Qual seja, provoca o reexame da matéria.
QUESTÃO 07: VIMOS QUE DIDIER (2016, p. 89) BEM DESTACA SOBRE QUE AS “NORMAS SUBDIVIDEM-SE, COMO SE SABE, EM REGRAS E PRINCÍPIOS. HÁ REGRAS CONSTITUCIONAIS E REGRAS INFRACONSTITUCIONAIS. HÁ PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS E PRINCÍPIOS INFRACONSTITUCIONAIS.” SOBRE O PRINCÍPIO DO DUPLO GRAU DE JURISDIÇÃO, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA. (VALOR 1,0 PONTO)
a) O sucedâneo do duplo grau de jurisdição é tratado como um princípio, porém, não há discussão entre os doutrinadores em esclarecer que se trata de um princípio unicamente constitucional.
b) Sobre o primado do duplo grau de jurisdição, como se sabe, a doutrina é clara em considerar o duplo grau de jurisdição como um princípio constitucional. 
c) Pode-se afirmar que a aplicação do duplo grau de jurisdição como um princípio infraconstitucional. 
d) Na grande maioria das situações, cabe aos Tribunais reexaminar as decisões proferidas pelos juízes inferiores. Sobre maneira vejamos que a maior parte da competência dos Tribunais é de segundo grau de jurisdição. Resulta neste aspecto a evidência de que a Constituição Federal de 1988 se refere, quando trata do Poder Judiciário, ao Princípio do Duplo Grau de Jurisdição.
QUESTÃO 08: O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, QUANDO SE FALA EM DEVIDO PROCESSO LEGAL REMETE-SE A DINÂMICA DE UM PROCESSO QUE ATENDA A LEALDADE E A BOA-FÉ. ASSIM, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA SOBRE O DEVIDO PROCESSO LEGAL. (VALOR 1,0 PONTO)
a) O princípio do devido processo legal, que lastreia todo o leque de garantias constitucionais voltadas para afetividade dos processos jurisdicionais e administrativos, assegura que todo julgamento seja realizado com observância das regras procedimentais previamente estabelecidas, e, além disso, representa uma exigência de fair trial, no sentido de garantir a participação equânime, justa, leal, enfim, sempre imbuída pela boa-fé e pela ética dos sujeitos processuais. 
b) A máxima do fair trial é uma das faces do princípio do devido processo legal positivado na Constituição de 1988, a qual assegura um modelo garantista de jurisdição, voltado para a proteção efetiva dos direitos individuais e coletivos, e que depende, para seu pleno funcionamento, da boa-fé e lealdade dos sujeitos que dele participam, condição indispensável para a correção e legitimidade do conjunto de atos, relações e processos jurisdicionais e administrativos. 
c) O Supremo Tribunal Federal ao firmar o entendimento de que o processodeve ser disciplinado pela observância dos corolários da lealdade e boa-fé deve-se observar que tais normas não se destinam exclusivamente aos sujeitos do processo, ou seja, unicamente as partes, mas, a todos aqueles que dele participam o que neste entendimento não exclui o órgão jurisdicional. 
d) Todas as alternativas acima estão corretas.
QUESTÃO 09: O ART. 10 DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM, PROCLAMADA PELA ASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS, EM PARIS, AOS 10 DE DEZEMBRO DE 1948, CONSAGRA QUE TODA PESSOA TEM DIREITO, EM CONDIÇÕES DE PLENA IGUALDADE, DE SER OUVIDA PUBLICAMENTE E COM JUSTIÇA POR UM TRIBUNAL INDEPENDENTE E IMPARCIAL, PARA A DETERMINAÇÃO DE SEUS DIREITOS E OBRIGAÇÕES OU PARA EXAME DE QUALQUER ACUSAÇÃO CONTRA ELA EM MATÉRIA PENAL. O PRINCÍPIO DO PROCESSO PENAL QUE SE ADEQUA A ESSA REDAÇÃO É O: (VALOR 1,0 PONTO)
a) Do juiz natural. 
b) Da ampla defesa. 
c) Do contraditório. 
d) Do duplo grau de jurisdição. 
e) Da publicidade.
QUESTÃO 10: SOBRE O PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO INSTITUÍDO PELA LEI 11.419/2006, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA. 
a) Simples atos como peticionamento e digitalização de autos sem a certificação digital são considerados processo eletrônico.
b) Para que seja considerado eletrônico o processo não necessita que seja integralmente digital. 
c) Dentre as principais inovações destacam-se as previsões dos artigos 4º, 5º e 6º da lei, ao possibilitar a criação de Diários da Justiça eletrônicos, além de possibilitar a realização de intimações e citações por meio eletrônico. Também o artigo 8º, o qual autorizou os órgãos do Poder Judiciário a desenvolver sistemas eletrônicos de processamento de ações judiciais por meio de autos total ou parcialmente digitais, utilizando, preferencialmente, a rede mundial de computadores e acesso por meio de redes internas e externas.
d) O simples praticar de um ato por meio eletrônico é suficiente para caracterizar o processo eletrônico.
Excelente prova!

Continue navegando

Outros materiais