Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
30 pág.
Antropologia social questões

Pré-visualização | Página 1 de 7

Respostas - A história da Antropologia
Enviado 14/10/2021 - 12:09
Questão 1
Qual é a metodologia utilizada na Antropologia pré-histórica?
D
Científica.
Você acertou!
Comentários da resposta
Antropologia pré-histórica, conhecida como Arqueologia, busca reconstituir e entender as sociedades antepassadas, por meio de vestígios materiais da presença humana enterrados no solo. Para isso desenvolveram-se métodos, conceitos e aporte teórico próprios embasados na metodologia científica que estabelece procedimentos sistemáticos para acessar os objetos e desenvolve um arcabouço teórico para interpretar a relação entre esses objetos (materiais, peças e artefatos) e os antepassados.
Questão 2
A Antropologia é o estudo holístico, biocultural e comparativo da humanidade. Quais são as quatro principais subdisciplinas da Antropologia?
C
Antropologia Biológica, Antropologia Linguística, a Antropologia Cultural e Arqueologia.
Você acertou!
Comentários da resposta
Os quatro subcampos da Antropologia Geral são (sócio) cultural, arqueológico, biológico e linguístico.
Questão 3
Nosso gênero, o Homo, vem mudando há mais de 2 milhões de anos. Qual é o termo utilizado para os processos pelos quais os organismos lidam com as forças ambientais e tensões?
D
Adaptação.
Esta é a resposta correta
Comentários da resposta
A adaptação diz respeito aos processos pelos quais os organismos lidam com forças e tensões ambientais, como as que são apresentadas pelo clima e pela topografia, ou os terrenos, também chamados de acidentes geográficos.
Questão 4
Marque a alternativa que contempla CORRETAMENTE o objeto de estudo da Antropologia:
C
O humano.
Você acertou!
Comentários da resposta
É o antrophos, radical grego da palavra homem, que é o objeto da logia, radical grego de razão, que a ciência da antropologia estuda.
Questão 5
Um campo de estudo sistemático que utiliza experiência, observação e dedução para produzir explicações confiáveis dos fenômenos é:
D
ciência.
Você acertou!
Comentários da resposta
É a atividade humana baseada em conceitos e princípios desenvolvidos racionalmente e na utilização de um método definido, por meio do qual se produzem, se testam e se comprovam conhecimentos considerados objetivos e de validade geral.
Respostas - Cultura
Enviado 18/10/2021 - 10:12
Questão 1
As culturas são sistemas humanos de comportamento e pensamento, obedecem a leis naturais, podendo, portanto, ser estudadas de modo científico. Sobre a noção de cultura, de acordo com a obra Um espelho para a humanidade: uma introdução à Antropologia Cultural, de C. P. Kottak, que serve de texto-base para esta Unidade de Aprendizagem, assinale a alternativa INCORRETA:
E
A cultura contempla as características adquiridas pelo homem por sua determinação genética.
Você acertou!
Comentários da resposta
Aquilo que é herdado e não adquirido não estaria contemplado no rol de conquistas que perduram e que possam assim ser considerados elementos da cultura, pois não foram adquiridos.
Questão 2
Com base na aprendizagem cultural, as pessoas criam, recordam e lidam com ideias. Elas compreendem e aplicam sistemas específicos de sentidos simbólicos. Sobre a aprendizagem cultural, de acordo com a obra Um espelho para a humanidade: uma introdução à Antropologia Cultural, de C. P. Kottak, que serve de texto-base para esta Unidade de Aprendizagem, assinale a alternativa INCORRETA:
A
As crianças possuem maior dificuldade em absorver a cultura.
Você acertou!
Comentários da resposta
As crianças são as que possuem maior abertura e facilidade para apreensão dos elementos culturais.
Questão 3
Segundo White (1959, p. 3), a cultura se originou quando os nossos antepassados adquiriram a capacidade de usar símbolos, ou seja, originar e dar sentido a uma coisa ou evento e, correspondentemente, compreender e apreciar tais significados. A partir desta afirmação, assinale a alternativa INCORRETA:
B
O símbolo é sempre linguístico.
Você acertou!
Comentários da resposta
Os símbolos também se expressam por coisas materiais, tais como uma estátua, uma bandeira.
Questão 4
A cultura é transmitida na sociedade. Ela não é um atributo de indivíduos em si, e sim dos indivíduos como membros de grupos. Sobre isso, de acordo com a obra Um espelho para a humanidade: uma introdução à Antropologia Cultural, de C. P. Kottak, que serve de texto-base para esta Unidade de Aprendizagem, marque a resposta INCORRETA:
C
Aquilo que não é da ordem da ciência não é relevante para a cultura.
Você acertou!
Comentários da resposta
Mesmo a expressão mais simples também é cultura. Por isso mesmo pode-se dizer que há cultura popular como o construto de uma parcela de pessoas, independentemente de filtros científicos.
Questão 5
A cultura nos ensina a expressar de forma particular as demandas biológicas naturais que compartilhamos com outros animais. Sobre a cultura, de acordo com a obra Um espelho para a humanidade: uma introdução à Antropologia Cultural, de C. P. Kottak, que serve de texto-base para esta Unidade de Aprendizagem, marque a alternativa INCORRETA:
C
Os humanos são os únicos animais que se utilizam de artefatos com alguma finalidade.
Você acertou!
Comentários da resposta
Respostas - SÍMBOLO E RELAÇÕES SIMBÓLICAS
Enviado 19/10/2021 - 09:47
Questão 1
Sobre a importância dos símbolos, podemos afirmar que:
D
permitem aos seres humanos se comunicarem na vida social.
Você acertou!
Comentários da resposta
Os símbolos são aporte para que seres humanos se comuniquem em meio à vida social e são aprendidos na sociedade por meio da cultura em que o indivíduo está inserido.
Questão 2
“Pai, afasta de mim esse cálice / Pai, afasta de mim esse cálice / Pai, afasta de mim esse cálice / De vinho tinto de sangue / Como beber dessa bebida amarga / Tragar a dor, engolir a labuta / Mesmo calada a boca, resta o peito / Silêncio na cidade não se escuta / De que me vale ser filho da santa / Melhor seria ser filho da outra / Outra realidade menos morta / Tanta mentira, tanta força bruta” (Cálice, de Chico Buarque).
Sobre o trecho acima, podemos dizer que:
E
para interpretar a letra, temos de conhecer a crítica social do contexto social-político da sociedade brasileira que viveu a ditadura, pois, para que as músicas passassem pela censura, era preciso imbuir o teor de duplo sentido.
Você acertou!
Comentários da resposta
Essa é uma música de duplo sentido que, para ser interpretada, é necessário conhecer o contexto social-econômico-político da sociedade brasileira na época em que foi criada.
Questão 3
A que se refere a ação simbólica?
B
Refere-se à produção de símbolos pelos seres humanos.
Você acertou!
Comentários da resposta
A ação simbólica se pauta pela produção de símbolos entre os seres humanos que estão em interação social.
Questão 4
Ao nascer, como uma criança aprende os símbolos que são relevantes na sociedade em que ela está?
C
A partir da comunicação dessa criança com os membros da sociedade em que ela está.
Você acertou!
Comentários da resposta
É a partir da comunicação da criança com os membros da sociedade em que ela está que ela aprende os símbolos.
Questão 5
O que Geertz quer dizer quando fala que precisamos acessar, observar e interpretar as piscadelas do Outro com certo cuidado?
E
Que podemos interpretar o que cada piscadela quer dizer conforme o contexto em que ocorre.
Você acertou!
Comentários da resposta
Clifford Geertz diz que precisamos estar atentos às piscadelas para interpretar o contexto no qual elas ocorrem, pois podem ser piscadelas de paquera, de confirmar uma situação, de guardar segredo, etc.
Respostas - Etnia e raça
Enviado 20/10/2021 - 09:52
Questão 1
A etnia se baseia em semelhanças e diferenças culturais em uma sociedade ou nação. Sobre a raça é correto afirmar que:
C
a raça se relaciona com o material genético.
Você acertou!
Comentários da resposta
Apesar de não se fundar apenas nesta questão, a raça possui uma conotação que se funda no traço comum genético.
Questão 2
As características fenotípicas em que as raças se baseiam, supostamente, refletem o material genético compartilhado
Página1234567