Buscar

Geração e distribuição - Atividade Prática Final (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Geração e Distribuição de Energia Elétrica
Data: 07 / 11 / 2021
Aluno (a): Otniel da Conceição dos Santos
Atividade Prática Final
INSTRUÇÕES:
· Esta Atividade contém 4 (quatro) questões, totalizando 10 (dez) pontos;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
· Ao terminar:
· Grave o arquivo com o nome Atividade Prática Final;
· Envie o arquivo pelo sistema no local indicado;
1. Indique as principais diferenças entre os sistemas de transmissão e distribuição de energia elétrica.
Transmissão (T)
Com toda essa energia elétrica produzida por diversas fontes, é preciso que ela chegue à casa dos consumidores. Para isso, inicia-se o importante processo de transmissão. Nessa etapa, a energia gerada é levada até centros consumidores de carga. Isso ocorre por meio de cabos aéreos, revestidos com materiais isolantes e presos a torres por todo o trajeto. Juntos, eles formam uma rede de transmissão. Em todo esse trajeto, para que a energia não se perca, ocorre a alteração da tensão em subestações. Ou seja, ao sair das geradoras, a tensão é alta. Mas, ao chegar aos centros consumidores, ela se torna baixa para que possa ser usada pela população. Nessa fase, os cabos também seguem de forma aérea ou subterrânea para formar os centros de distribuição
Distribuição (D)
Depois de ter a sua voltagem reduzida, torna-se responsabilidade das concessionárias fazer a distribuição da energia por suas linhas. Ou seja, fazer com que ela chegue efetivamente a cada residência ou empresa da cidade. Nesse caso, a energia ainda passa por mais uma redução nos transformadores instalados em postes nas ruas. Assim, ela pode chegar de forma segura e com a tensão ainda mais reduzida para que não ofereça riscos à população. São essas empresas distribuidoras que também fazem a medição da energia consumida e geram a sua conta de luz.
2. Qual a função do DPS em sistemas elétricos residenciais?
Sua função é proteger as instalações contra sobretensões ocorridas por fenômenos atmosféricos, funcionando como se fosse um para-raios, o DPS identifica na rede tensões altíssimas (surtos) causadas por raios e as desvia rapidamente para o aterramento. O dispositivo é indispensável nas instalações e é voltado principalmente à proteção de aparelhos eletroeletrônicos evitando queima-los.
3. Defina Potência Aparente, Potência Ativa e Potência Reativa.
Potência aparente:
A potência aparente é definida como a potência total que uma determinada fonte é capaz de fornecer, ou seja, a potência ativa na verdade é a “soma vetorial” da potência ativa com a potência reativa. A unidade de medida da potência aparente é o volt ampère (VA).
Potência ativa:
A potência ativa é a potência que realiza trabalho útil em uma determinada carga, onde a sua unidade de medida é o watt (W).
Potência reativa:
Podemos dizer que potência reativa representa a parte da potência que é aplicada para as cargas capacitivas e indutivas, esta potência não realiza trabalho efetivo. Sua unidade de medida é volt ampère reativo (VAr). Está potência é uma pequena parte da potência total consumida pelos motores de indução, que por exemplo é necessária para gerar campo eletromagnético. Se o consumo de potência reativa for acima dos valores permitidos pela concessionária de energia elétrica, uma multa é cobrada ao consumidor.
4. Ao medir a tensão e a corrente de linha da saída de um gerador trifásico ligado em triângulo (delta) temos 760 Volts e 80 Amperes respectivamente. Quais os valores de tensão de fase e corrente de fase iremos encontrar nessa rede? 
Obs.: Caso os cálculos não sejam apresentados a resposta será desconsiderada.
Tensão de fase: VL / √3 = 760 / √3 = 438,78 V
Corrente de fase: IL / √3 = 80 / √3 = 46,18 A

Continue navegando