Buscar

REDACAO OS DESAFIOS PARA GARANTIR A VACINAÇÃO NO BRASIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Gabriela Painelli
OS DESAFIOS PARA GARANTIR A VACINAÇÃO NO BRASIL
Desde o surgimento da vacina, muitas vidas têm sido salvas. Porém, de uns tempos para cá, o número de pessoas que não estão mais se vacinando tem aumentado. Consequentemente, houve o reaparecimento de doenças já erradicadas há anos. Por conta da falta de incentivo à vacinação, atrelada à desinformação, muitas pessoas preferem se expor a uma enfermidade a se vacinar. Um exemplo disso foi a Revolta da Vacina, que ocorreu no Brasil em 1904.
         É notável que, atualmente, não há mais tantas campanhas, propagandas e orientações sobre a importância da vacinação. Podemos ter uma ideia disso, analisando falas e comportamentos do atual presidente, Jair Messias Bolsonaro, que pronunciou a diminuição de gastos com as campanhas de vacinação. Outrossim, é notório o desinteresse das pessoas sobre os acompanhamentos médicos dos bebês, principalmente em volta da imunização, pois vemos que muitos pais não levam os filhos para se vacinarem, porque eles não têm tanta informação sobre algumas doenças, principalmente as que já foram erradicadas há anos. Isso faz com que muitas vacinas não sejam aplicadas quando deveriam ser, essa falta de acompanhamento e informação prejudica a imunização da população em um todo. Já que o homem é um ser social, segundo Aristóteles, ou seja, suas ações influenciam a sociedade inteira.
         Ademais, um fator que tem crescido bastante, principalmente com a pandemia, é a desinformação e a circulação de notícias falsas. Com a internet, ficou mais fácil de veicular informação, seja ela verídica ou não. Esse fato foi visto também pelo UPVACINA, que relatou 368 notícias falsas sobre as vacinas em grupos do Facebook, isso fez com que muitas pessoas escolhessem acreditar nessas teorias. Uma tese bastante conhecida, e aceita por muita gente, é de que a vacina tríplice viral causa autismo, e desde então, muitos casos de sarampo, rubéola e poliomielite têm ressurgido. Porém, mesmo com diversas pesquisas afirmando que essa teoria é falsa, algumas pessoas preferem ficar do lado oposto à ciência, fazendo com que a vacinação se torne um desafio no Brasil.
          Logo, é necessário que o Ministério da Saúde aja realizando campanhas de incentivo e divulgando informações acerca da vacinação, por meio da mídia ou nas ruas, para que a população volte a ter consciência dos benefícios da vacinação e com dados reais. Assim teremos uma população protegida, pois há também pessoas que não podem tomar algumas vacinas, mas ficam seguras por conta da imunidade de rebanho.
Aluna: Gabriela Painelli
NOTA 1000
CI- 200 CIII- 200 CV- 200
CII- 200 CIV- 200

Continue navegando