Buscar

avaliação 1 - ludico na educação infantil

Prévia do material em texto

Avaliação I - Individual  - Lúdico e Musicalização na Educação Infantil
1O educador deve realizar atividades que proporcionem e fortaleçam o vínculo afetivo com o educando. De acordo com Nicolau (2003), pode-se destacar alguns fatores do cotidiano escolar como elementos que auxiliam no resgate da autoestima, valorizando a participação efetiva e espontânea dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, analise as afirmativas a seguir:
I- Elogiar é um ato inadequado à conduta do professor, pois cria um vínculo afetivo impróprio no que tange ao processo de ensino/aprendizagem.
II- A autonomia deve fazer-se presente no processo educativo, para isso é necessário que o professor oportunize atividades em que o educando precise tomar decisões e resolver problemas.
III- É preciso inibir toda e qualquer tentativa de conversa entre os alunos em sala de aula, por se tratar de um comportamento incorreto e desaprovado socialmente.
IV- Os conteúdos de natureza lúdica e afetiva devem fazer parte do processo educativo e devem ser vistos como objetos de conhecimento, assim como os de português e matemática.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: NICOLAU, M. L. M. A educação pré-escolar: fundamentos e didática. São Paulo: Ática, 2003.
A
As afirmativas I e II estão corretas.
B
As afirmativas III e IV estão corretas.
C
As afirmativas II e IV estão corretas.
D
As afirmativas I e IV estão corretas.
2Piaget, ao estudar o desenvolvimento infantil, define a fase do "jogo simbólico" (do segundo ao sexto ano de vida), em que a criança se desenvolve a partir da representação que faz do mundo real, por meio de sua imaginação. Também, nesta fase, a criança apresenta mais resistência em seguir regras, o que é bem comum por mais simples que elas pareçam. Isso ocorre na maioria dos casos porque que elas apenas não conseguem se lembrar de todas as regras. Sobre as características desta fase, assinale a alternativa CORRETA:
A
Distrair as crianças com outra atividade torna-se bem difícil, pois elas precisam ouvir e ver o que o personagem faz várias vezes.
B
Os jogos de que as crianças mais gostam são aqueles em que seu corpo está mais estático, pois os de movimento pouco os atraem.
C
As crianças nesta fase não gostam de repetir as atividades.
D
Para elas, importa ganhar ou perder, geralmente elas jogam/brincam pelo prazer de quem vencerá.
3Pesquisas na área da Educação Infantil apontam para a necessidade do professor entender a linguagem infantil, mas acenam que só é possível lançar-se a este saber ao passar pelo refinamento dos sentidos, pois compreendê-las a partir do mundo do adulto não mostrará a verdadeira essência da criança. Sobre a atuação do professor em momentos de ludicidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As práticas lúdicas devem ser imbuídas de sentido para criança, mas o contexto e as particularidades de cada um não necessariamente precisam ser considerados.
(    ) A ludicidade nas práticas escolares exige um conhecimento da essência infantil, que considere a fantasia, as emoções e a cultura.
(    ) O lúdico exige do professor uma postura de observador constante, pois é a partir das brincadeiras que a criança se expõe inteiramente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F.
B
F - F - V.
C
V - V - F.
D
F - V - V.
4Para muitos, o brincar é compreendido apenas pelo benefício do movimento corporal, desconsiderando as competências que a ludicidade promove aos aspectos cognitivos, emocionais e sociais. Diante disso, o brincar deve ser ressignificado nas instituições de Educação Infantil. Sobre a postura do professor e as competências da ludicidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F pra as falsas:
(    ) A ressignificação do brincar, no ambiente escolar, necessita de estudo e compreensão por parte dos professores, pois a brincadeira é fundamental para o desenvolvimento integral da criança.
(    ) A ludicidade no espaço escolar deve ser norteada na observação das brincadeiras infantis, adequando materiais e espaço que permitam o enriquecimento das competências imaginativas.
(    ) O brincar conduz ao aprendizado somente quando não há a interferência do professor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V.
B
V - F - V.
C
F - V - F.
D
V - V - F.
5Desde o início do século XVI, as atividades lúdicas passaram a ser valorizadas, e seu estudo vem sendo aprofundado constantemente, pois, independentemente da época, cultura e classe social, os jogos e brinquedos fazem parte da vida da criança. Partindo desse pressuposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
A brincadeira de faz de conta transforma qualquer objeto em brinquedo, na qual muitas vezes é retratada a realidade do cotidiano infantil.
B
A brincadeira na infância é pouco valorizada, pois considera-se que sua prática não favorece o desenvolvimento físico, motor e intelectual da criança.
C
A ludicidade não é considerada uma necessidade básica do corpo e da mente, pois não ajuda no desenvolvimento integral da criança.
D
A ludicidade, ou seja, as brincadeiras, são as mesmas, independentemente da região, não há influência da cultura.
6A competitividade é uma ferramenta de grande utilidade, quando bem mediada pelo professor. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Após uma atividade de competição é muito importante colocar o vencedor em evidência.
(    ) Quando aplicada adequadamente, auxilia na melhora das dificuldades de aprendizagem.
(    ) A indisciplina pode ser trabalhada através das competições pedagógicas saudáveis.
(    ) Brincadeiras competitivas são ineficazes quando há problemas de relacionamento entre os alunos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V - V.
B
V - V - F - V.
C
F - V - V - F.
D
F - V - F - V.
7Trabalhar histórias na Educação Infantil, seja por meio de contos, teatro, fantoches ou apenas com imagens é imprescindível. Nessa fase, é necessário que o professor cumpra o papel de mediador para que as histórias cheguem ao entendimento da criança. Por isso, muitas vezes, uma história maravilhosa passa despercebida pelo aluno quando não utilizada com os recursos adequados, por exemplo, entonação de voz, gestos, imagens, entre outros tantos. Sobre a utilização adequada das histórias na Educação Infantil, assinale a alternativa CORRETA:
A
As histórias, além de conduzir a imaginação criativa da criança, podem virar uma ótima brincadeira, uma peça teatral, uma música.
B
As histórias devem ser utilizadas em primeiro lugar como estratégia para alfabetizar.
C
As histórias servem como pretexto para ensinar grandes lições de moral.
D
As histórias devem ser lidas conforme está no livro, respeitando cada frase, sem preocupar com nível de concentração da criança.
8De acordo com Almeida (2000), os jogos tornam-se mais significativos à medida que a criança se desenvolve, pois, a partir da manipulação de vários e diferentes materiais que a rodeiam e que servem de estímulo, ela passa a reconstruir suas ações, reinventando as coisas, o que exige uma adaptação mais completa. Essa adaptação, que é realizada na infância, consiste numa síntese progressiva da assimilação com a acomodação, o que leva ao desenvolvimento intelectual. Partindo da reflexão da imagem e do texto, analise as sentenças a seguir:
I- Piaget desenvolveu a teoria da epistemologia genética que é a teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança.
II- O lúdico, através dos jogos, possibilita a construção de conceitos/conteúdos, pois é na brincadeira que se desenvolve cognitivamente.
III- O processo de adaptação, nesse contexto, é quando a criança está conhecendo a instituição e criando laços com os(as) professores(as).
IV- A evolução do jogo na criança, segundo Piaget, se apresenta em três fases, sendo elas, sensório-motora, simbólica e regras.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ALMEIDA, P. N. de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. 10. ed. São Paulo:Loyola, 2000.
A
As sentenças I, II e IV estão corretas.
B
Somente a sentença I está correta.
C
As sentenças I e III estão corretas.
D
Somente a sentença III está correta.
9Afetividade e respeito são duas palavras que definem uma escola de sucesso. Partindo desse pressuposto, analise as seguintes sentenças:
I- É ver o aluno como ser único, dotado de ações e reações do que acontece ao seu redor.
II- Dosar o nível de dificuldade nas atividades desenvolvidas faz parte desta perspectiva.
III- Destacar os alunos de rendimento superior aos demais é a proposta a ser seguida.
IV- Criar obstáculos insuperáveis torna esta metodologia mais eficiente na busca de resultados.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e II estão corretas.
B
Somente a sentença III está correta.
C
As sentenças I e III estão corretas.
D
Somente a sentença IV está correta.
10De acordo com Almeida (2000), os jogos tornam-se mais significativos à medida que a criança se desenvolve, pois, a partir da manipulação de vários e diferentes materiais que a rodeiam e que servem de estímulo, ela passa a reconstruir suas ações, reinventando as coisas, o que exige uma adaptação mais completa. Essa adaptação, que é realizada na infância, consiste numa síntese progressiva da assimilação com a acomodação, o que leva ao desenvolvimento intelectual. Partindo da reflexão da imagem em anexo e do texto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Piaget desenvolveu a teoria da epistemologia genética, que é a teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança.
(    ) O lúdico, através dos jogos, possibilita a construção de conceitos/conteúdos, pois é na brincadeira que se desenvolve cognitivamente.
(    ) O processo de adaptação, nesse contexto, é quando a criança está conhecendo a instituição e criando laços com os professores.
(    ) A evolução do jogo na criança, segundo Piaget, se apresenta em três fases, sendo elas: sensório-motora,  simbólica e regras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ALMEIDA, P. N. de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. 10. ed. São Paulo: Loyola, 2000.
A
V - F - F - V.
B
F - V - V - F.
C
V - V - F - V.
D
F - F - F - V.

Continue navegando