Buscar

Educação Inclusiva e Tecnologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A implantação das tecnologias no ambiente escolar ocorre com os avanços da globalização no mundo atual. A implantação da comunicação em rede e a velocidade da circulação das informações foram fatores que caracterizaram a implantação das tecnologias. A partir do que a tecnologia é associada à educação como um recurso educacional?
d.Foi com a inserção dos Parâmetros Curriculares Nacionais, em 1998.
Qual é a lei que estabelece “normas gerais e critérios básicos para a promoção das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida”?
d.Lei 10.098 de 19 de dezembro de 2000
O que foi a Declaração de Salamanca, de 1994? Escolha uma opção:
a.o principal documento sobre os princípios da Educação Inclusiva
Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba:
1 - Produtos, recursos e metodologias
2 - Estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade
3 – Critérios relacionados à atividade e participação de pessoas com deficiência visual, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social
Está correto o que se afirma em:
d.1 e 2
A política nacional da educação especial, na perspectiva da educação inclusiva, reforça os documentos nacionais e internacionais e direciona a educação para que a inclusão escolar realmente se concretize em quais etapas do ensino?
b. desde a educação infantil até o ensino superior
Ao conceituar acessibilidade precisamos pensar na pessoa com deficiência, pois é o público que comumente enfrenta limitações em sua vida diária. Essas limitações estão relacionadas a problemas de falta de acessibilidade, ou seja, falta de condições que permitam o exercício da autonomia, atuação e participação social da pessoa com deficiência. A falta de acessibilidade nos diversos âmbitos pode:
e. prejudicar e atrapalhar o desenvolvimento ocupacional, cognitivo e psicológico, gerando a exclusão social desse sujeito.
A inclusão, da qual tanto falamos e de que tanto ouvimos falar, nada mais é do que:
Escolha uma opção:
a. o anseio pela democracia, que hoje não é nada inclusiva
Possibilitar um espaço em que não aprenda apenas a lidar com as tecnologias, mas que possa refletir e ao mesmo tempo aprender a transpor esta aprendizagem em uma linguagem que possa estar conectada às novas facetas do modo de aprender dos educandos nesta era das conexões (GUERREIRO; BATTINI, 2014, p. 68). Tal afirmação é importante para fomentar:
Escolha uma opção:
b. A formação continuada do educador
Garante o direito à igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, sendo o Ensino Fundamental obrigatório e gratuito (também aos que não tiveram acesso na idade própria); o respeito dos educadores; atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular. Estamos nos referindo:
e. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA)
Com a opção de realmente ser um país que tem um sistema educacional inclusivo, o Brasil passa a criar leis específicas que garantem o acesso direto e de qualidade ao ensino. A partir de quando, de fato, tais direitos foram garantidos?
Escolha uma opção:
a. A partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - 9394/96)
Um transtorno mental pode ser entendido como?
e. uma má adaptação que afeta os processos mentais
[...] se refere a limitações substanciais no funcionamento atual dos indivíduos, sendo caracterizado por um funcionamento intelectual significativamente abaixo da média, existindo concomitante com relativa limitação associada a duas ou mais áreas de condutas adaptativas, indicadas a seguir: comunicação, autocuidado, vida no lar, habilidades sociais, desempenho na comunidade, independência na locomoção, saúde e segurança, habilidades acadêmicas e funcionais, lazer e trabalho (LUCKASSON et al., 1992, p. 39).
Essa definição de LUCKASSON se refere a que tipo de deficiência?
Escolha uma opção:
a. deficiência intelectual
No Brasil, somente 0,9% de Pessoas com Deficiência (PCDs) estão empregadas com carteira assinada. Isso representa muito pouco, sendo que cerca de 24% da população possui deficiência, conforme o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (2018). O que poderia ser feito para que as chances dos PCDs fossem ainda maiores?
d. pessoas com deficiência precisam de oportunidades, mas também precisam de qualificação para trabalhar
A atividade diária de vida que consiste na habilidade de alimentar-se sozinho, no aspecto motor de conduzir o talher até a boca, habilidades de selecionar o que deseja comer, e de diferenciar os movimentos corretos de alimentação.
e. Alimentação
Conforme a Constituição Brasileira, garante-se direitos sociais à educação, moradia e cultura a todas as pessoas, inclusive àquelas com deficiência. Foi em 24 de julho de 1991 que ocorreu a implantação da Lei de Cotas, que prevê cotas para pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Essa lei assegura quais condições à pessoa com deficiência?
d. empresas e comércios, que possuam entre 100 e 200 funcionários, devem reservar 2% de vagas a pessoas com deficiência física, visual, auditiva, intelectual ou neuromotora
A linguagem oral predominou até a invenção da escrita, que possibilitou avanços gigantescos em quais aspectos?
Escolha uma opção:
c. na evolução social e cultural humana
Definir atividades de vida diária é muito mais do que enumerar atividades a serem realizadas, pois possibilitam o desenvolvimento pleno e autonomia social de pessoas com deficiência, pessoas idosas e pessoas com mobilidade reduzida. Entre as atividades de vida diária destacam-se:
Escolha uma opção:
a. Autocuidado, mobilidade, alimentação, higiene pessoal e habilidade em vestir-se
O que significa o termo comorbidade?
d. existência de duas ou mais doenças em simultâneo na mesma pessoa
O avanço tecnológico na educação ocorreu nas seguintes fases, observando as necessidades e modificações de cada época, de acordo com Pedro Demo (2016, p.16, apud BADALOTTI et al., 2014, p. 8):
1)     comunicação simples face a face: é a forma mais antiga de ensinamento, é a exposição oral.
2)     introdução da representação simbólica (linguagem escrita): surge com a escrita, são os textos escritos, as representações matemáticas, os gráficos, etc.
3)     introdução de ferramentas expositivas: como o telefone, o rádio e a televisão.
4)     introdução das redes de computadores: o uso dos computadores e da internet.
5)     surgimento da infraestrutura cibernética com as tecnologias participativas: nela, o indivíduo participa ativamente no ambiente cibernético.
Estão corretas as afirmações em:
e. Apenas em 1, 2, 4 e 5
A comunicação e as tecnologias assistivas estão direcionadas também a qual público?
Escolha uma opção:
c. pessoas com autismo

Outros materiais