Buscar

começo de relatorio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Brasil dispõe de condições naturais muito favoráveis à produção de 
pescados, pois apresenta uma extensa faixa costeira e, aproximadamente, 13% 
do total da reserva de água doce disponível no mundo (SIDONIO et al., 2012). 
O pescado é uma das melhores fontes de proteínas para o organismo humano devido a seu alto valor biológico, ou seja, são de maior qualidade e podem ser absorvidas pelo nosso corpo com mais facilidade e proveito. Segundo o relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a produção global de pescados atingiu 179 milhões de toneladas, com faturamento de US$ 401 bilhões em 2018. A aquacultura foi responsável por 82 milhões de toneladas. Do total produzido (pesca e aquicultura) 156 milhões de toneladas foram para consumo humano e o restante para produção de farinha e óleo de peixe.
Mas é necessário a adoção de técnicas de beneficiamento do pescado proveniente da piscicultura ou da pesca, possibilita a comercialização do produto de forma mais racional, higiênica, com maior vida útil e de melhor qualidade. O piscicultor agrega valor ao produto in natura e oferece novas opções ao consumidor. Para que se chegue a estes produtos devem ser observados os aspectos ligados a perecibilidade e as características bioquímicas do pescado, o manejo no criatório, os processamentos sugeridos e as instalações.
1. METODOLOGIA
1.1. Área de Pesquisa
A presente pesquisa foi realizada nem três localidades do município de Manacapuru sendo elas na feira do Manacá (figura1), frigorifico Frigopesca (figura 2) e no frigorifico 3 Rios (figura 3).
Coleta de dados
O presente trabalho começou com a pesquisa a Feira do Manacá onde foi observado a estrutura geral,

Outros materiais