Buscar

A função social e a responsabilidade do engenheiro e Boate Kiss

Prévia do material em texto

A função social e a responsabilidade do engenheiro – Boate Kiss
A ética dentro da engenharia promove ações que são voltadas ao bem comum de todos, harmonizando os interesses pessoais com o coletivo. Segundo Wagner a ética é pouco abordada dentro das faculdades fazendo com que o profissional formado tenha como base sua ética adquirida por suas experiências pessoais, nesse sentido deveria se criar uma ética que fosse igual a todos os profissionais, atualmente tem se exemplos como CONFEA (CONSELHO FEDERAL de ENGENHARIA e AGRONOMIA). Porém ainda existem casos que o profissional dar lastro a ações irregulares, ações que fogem da ética provocando uma visão ruim para a profissão. O engenheiro tem a responsabilidade de criar coisas, mas visando um trabalho sustentável, que significa que ele deve procurar maneiras de não prejudicar o meio ambiente. Portando a ética dentro da engenharia é de suma importância, pois o profissional tem o poder de transformar com isso tem a responsabilidade de preservar e cuidar de todos. Mas a ética não se baseia só em relações indiretas como a relação com o meio ambiente, os profissionais atuam como gestores de pessoas então deve saber como trabalhar em equipe. A engenharia tem muitos meios de mascarar erros usando argumentações técnicas como caso da “Operação Lava jato”, que muitos engenheiros e empresas foram vinculados criminalmente por usarem ferramentas da engenharia para supervalorizar projetos que rendiam um bom dinheiro por trás para essas pessoas. Após esse capitulo na nossa história empresas que querem fazer parte de algo maior como ter suas ações na bolsa de valores tende a ter melhores práticas de ética perante a sociedade tornando obrigatório a todos os envolvidos uma ética profissional muito acentuada trazendo um cenário muito forte, onde as pessoas são mais responsáveis por seus atos. Portanto a ética é uma função vital para os profissionais em geral, mas o engenheiro deve ter um cuidado maior por ter em suas mãos o poder do desenvolvimento.
O incêndio da Boate kiss como objeto de análise, é possível perceber como a negligência dos profissionais de engenharia não só no projeto do local como na fiscalização do mesmo impacta a toda a sociedade. Tanto a falta de janelas e saídas de emergência como o não embargo da realização de eventos custaram a vida de 242 pessoas. Dessa forma a falta de ética no âmbito da engenharia, assim como em todas as outras áreas refletem consequências desastrosas em sociedade.
Trabalho feito por: João Vitor Fidelis, Lázaro Pereira Silva, Laisa Karoline Duarte Figueiredo de Lima, Williams Santos da Silva, Helem da Costa Melo, Bernardo José Lucas Ferro Moreira.

Continue navegando