Buscar

RELATORIO DIREITO AMBIENTAL

Prévia do material em texto

RELATORIO DIREITO AMBIENTAL
PROFESSOR: Peterson Fernando Schaedler 
ALUNOS: Deniz Evandro Da Rocha, Ederson Fernando Alberti, Amanda Gabrieli De Christo, Raied Issa Said Mizher, Cassiane Baumhardt Correia.
 
Empresa: CASAN – Companhia Catarinense de Águas e Saneamento
O Relatório de Sustentabilidade da CASAN, denotados em visita de campo e a sede administrativa no Município de Dionísio Cerqueira/SC, traz como resultado, as realizações e práticas da empresa.
O objetivo dessa visita e levantamento do caso, tem como fulcro, levantar quais os desafios que a empresa tem enquanto gestão técnica, procedimentos internos da Companhia para atender um cenário que já apresenta restrições em virtude das mudanças climáticas que tornam cada dia mais necessária a construção de um paradigma de desenvolvimento sustentável entre outras situações que a área abrange.
Diante do cenário atual, tendo em vista que a empresa que tem sua sede no Município Cerqueirense, mantem também uma cobertura de águas no município vizinho, que pertence ao Estado do Paraná, que é Barracão.
Sendo assim, os desafios ultrapassam as barreiras interestaduais, fazendo com que a CASAN, tenha que interagir e observar também as exigências ambientais de outro estado, pois mantem por lá uma central de captação de águas. 
Segundo a empresa, busca cumprir sua missão apoiando-se em alguns fundamentos bases, que são, desenvolvimento econômico social, preservação ambiental, saúde pública e função social.
Outrossim, tem como pilares a SUSTENTABILIDADE (atuação com responsabilidade ambiental, econômica, social e cultural, de forma equilibrada, pautando suas decisões empresariais pela ética, transparência, integridade, lealdade, impessoalidade, legalidade e eficiência, utilizando de forma responsável seus recursos econômico-financeiros na busca por níveis crescentes de competitividade, excelência e rentabilidade, considerando os legítimos interesses de todos os seus públicos de relacionamento).
A INTEGRIDADE ÉTICA (Retidão na realização dos compromissos assumidos, com coerência entre discurso e prática, rejeitando toda e qualquer forma de fraude e corrupção, com postura ativa diante de situações que não estejam de acordo com os princípios éticos assumidos).
O PROFISSIONALISMO E COMPETÊNCIA - Desempenho profissional probo, com responsabilidade e esmero, baseado em valores sociais, lealdade e respeito recíproco, comprometido com a busca da excelência e o desenvolvimento da empresa.
A TRANSPARÊNCIA - Visibilidade dos critérios que norteiam as decisões e as ações da CASAN mediante comunicação clara, exata, ágil, acessível e respeitosa, ressalvados os limites do direito à confidencialidade.
A Impessoalidade - Prevalência do interesse público sobre os interesses particulares, com objetividade e imparcialidade nas decisões, nas ações e no uso dos recursos da empresa.
E a INOVAÇÃO - Busca por novas soluções visando à eficiência e à universalização do saneamento ambiental.
Sendo assim, a equipe de pesquisa do trabalho, através de seus componentes, extraindo muitos dos dados através de pesquisa no canal de transparência da empresa, bem como in loco foram projetados e elaboradas perguntas a gerencia local, a qual de maneira protocolada, encaminhou para a superintendência regional e até a data deste registro não obtivemos as respostas.
Questionamentos para a Companhia de Águas e Saneamento
1 – Qual o engajamento da Casan junto ao meio ambiente?
2 – Como a questão vê a questão da escassez de água?
3 - Com relação ao tratamento do esgoto de que forma a Casan vem cuidando e quais as medidas?
4 – No município de Dionísio Cerqueira quantos pontos de captação de água possui e se tem algum próximo a nascente?
5 – Sobre a central de tratamento de água, hoje ela comporta os 3 três municípios (Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jejus do Sul? 
6- Ainda sobre a central de tratamento tem algum projeto para a ampliação? 
7 – Quantas caixas de água temos no município? 
8 – Atualmente, temos vistos que com o passar dos últimos anos, a região Sul tem sofrido muito com as estiagens, naturalmente com os desmatamentos entre outros fatores. Em Dionísio Cerqueira/SC não em diferente, a companhia catarinense – CASAN teria hoje um projeto diferente para o abastecimento de água para esse Município?
9 – Além de represas, a CASAN poderia efetivar o abastecimento de água nesse Município através da exploração de lençóis de água?
10 – Nos últimos 10 anos, qual o percentual de água que a CASAN utiliza a mais nesse Município, tendo em vista que aumentou a população?
11 – O que falta para a CASAN aumentar o represamento de águas, bem como ampliar o tamanho do alagado de captação de água em Dionísio Cerqueira/SC?
12 – Sabemos das leis de preservação de rios e nascentes, porem mesmo com leis, acredita-se que poderia ser feito algo a mais para cuidar da qualidade e quantidade de águas. Qual o Projeto da CASAN e qual o incentivo nesse Município?
13 - Cite se possível 10 medidas de sustentabilidade que a Empresa Casan utiliza para preservar o meio ambiente.
14 - Existe algum projeto de sustentabilidade de autoria da Empresa Casan que é utilizada por outras empresas?
15 - Qual a porcentagem da arrecadação é revertida para projetos de sustentabilidade da Empresa Casan?
16 - Existe fiscalização por parte da Casan em empresas que façam uso de produtos químicos que devem ter um destino adequado e não diretamente ao solo?
17 - Qual a maior dificuldade que a Empresa Casan enfrenta para que a água chegue as torneiras com qualidade necessária. 
	
RELATÓRIO DE CAMPO
Foram realizadas algumas visitas e registrados alguns pontos de captação de agua no Município de Dionísio Cerqueira/SC e Barracão/PR, bem como a central de tratamento de esgoto e uma situação peculiar que chama atenção um lago construído em um loteamento no município cerqueirense, onde bem abaixo do ponto que é tido como local de lazer residencial, há uma passagem de dutos de abastecimento da central de tratamento de aguas, e sempre que ocorre um rompimento ou degradação de materiais como canos, o local sofre um impacto e um processo de escoamento das aguas, conforme fotos ilustrativas.
Lago onde passa canos que saem de uma das centrais de captação de águas e abastecem a central de tratamento principal.
central de tratamento de esgoto. 
Região de captação de águas em período de estiagem no ano de 2021.
																			Região de captação de aguas em período de chuvas amenizado.
CONCLUSAO
Diante de tais pesquisas, sendo que em um apanhado de modo geral, observa-se que a empresa CASAN, possui muitos pontos para serem aprimorados e evoluídos a nível municipal.
Logo, a nível estadual, nos remete a uma outra realidade, apontada pela própria empresa em seus relatórios de gestão, a mesma possui um olhar focado para o futuro e procura se adequar as diretrizes e politicas publicas de meio ambiente e procura amenizar os impactos ambientais.
O grande aliado da Companhia de Águas e Saneamento, deverá ser o cidadão, pois dele deverá vir a iniciativa de Sustentabilidade ambiental e o uso dos recursos naturais de forma responsável, para que garantir que continuem existindo e possam ser aproveitados pelas próximas gerações.
Equipe de trabalho e pesquisa

Continue navegando