Buscar

1a Avaliação Direito Civil I - Parte Geral 2A 2021

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1ª AVALIAÇÃO – 35,0 Pontos 
Curso: Direito /Período 2º período - A
Disciplina: Direito Civil I – Parte Geral
Professora: Eliana Guimarães Pacheco 
Aluno (a): Fábio Antônio Machado Data: 17/09/2021
Instruções:
1. A avaliação é composta de 4 (quatro) questões discursivas/abertas valendo 8,75 (oito virgula setenta cinco) pontos cada. 
2. A prova é remota. Você terá o prazo de até 4 horários para realiza-la. 19:00 ás 22:40 .
3. Vocês podem consultar a bibliografia indicada pelo professor para realizar a avaliação e embasar suas respostas. Porém, não basta procurar a resposta nos materiais, copiar e colar nas questões. Expresse a sua resposta com sua produção textual.
4. Respostas idênticas serão consideradas plágio e serão anuladas.
5. Lembre-se que a avaliação é mais uma oportunidade para aprender os temas e os conteúdos desta disciplina.
Bons Estudos!
Para elaborar suas repostas dos itens de prova (questões) dissertativas você deve entender os seguintes comandos:
	Glossário
	 
	Comado
	Significado
	I.  
	Explicar
	tornar claro ou inteligível (o que é obscuro ou ambíguo), expor, explanar, fazer entender (algo); dar explicação sobre.
	II.  
	Justificar
	dar fundamento, explicar, demonstrar que (algo) está certo ou que (alguém) está com a razão; legitimar. 
	III. 
	Fundamentar
	demonstrar através da lei, da doutrina, da jurisprudência, ou de provas (aquilo que a parte alega em juízo) com o fim de obter uma decisão favorável.
Questão 01 : valor 8,75 pontos
“Adotou-se sistema em que se tem como início da personalidade o nascimento com vida, mas se respeitam o direito do nascituro, desde a concepção, ou seja, quando formado o novo ser. Conforme esse entendimento, ficam sob condição da vida à lume os direitos do nascituro, considerando-se com tal a exalação do primeiro sopro de vida após a separação da mãe, que demonstra a afirmação da nova existência, diversa da genitora, cabendo daí, pois, ao filho todos os direitos reconhecidos à pessoa humana no plano jurídico. Mesmo que venha a falecer em seguida, consideram-se adquiridos todos os direitos, para todos os efeitos próprios, protegendo-se assim os interesses do nascituro e do respectivo círculo familiar” (Carlos Alberto Bitar). 
Diante exposto, explique as teorias abraçadas pela doutrina brasileira, acerca do começo da personalidade civil da pessoa humana.
Existem três teorias referentes ao inicio da pessoa humana ou seja o nascimento com vida. 
Teoria Natalista:  a aquisição da personalidade jurídica dar-se-á no momento que houver o nascimento com vida; exige o nascimento com vida. Teoria negativista.
Teoria Concepcionista: defende que a aquisição da personalidade dar-se-á desde o momento da concepção. 
Teoria da personalidade condicional: defende a tese que o nascituro titulariza direitos sob condição, aguardando o seu nascimento com vida.
A doutrina moderna tem defendido que a percepção da personalidade jurídica seria composta de conteúdo formal (direitos extrapatrimoniais que são adquiridos desde a concepção) e de conteúdo material (direitos de fundo
patrimonial que ficam sob condição suspensiva).
Assim, nascituro é o feto que está dentro do ventre da mãe e que ainda vai nascer. Ele não possui personalidade jurídica material, mas a lei assegura seus direitos desde a concepção. 
O nascituro possui o que se chama de personalidade jurídica formal.
A proteção que o Código Civil/2002 confere ao nascituro alcança o natimorto no que concerne aos direitos da personalidade, tais como: nome, imagem e sepultura.
Questão 02 : valor 8,75 pontos
Na madrugada do dia 10 de junho 2019 o voo 447 da empresa área Air France que saiu do Rio de Janeiro rumo a Paris caiu no Oceano Atlântico. A bordo da aeronave havia 228 pessoas (216 passageiros e 12 tripulantes). Encerradas as buscas o resultado da tragédia: nenhum sobrevivente e apenas 75 corpos resgatados. 
Quanto aos passageiros cujos corpos foram localizados e identificados deve-se declarar morte real ou presumida? Quantos aos corpos dos passageiros não resgatados podem as famílias solicitar a declaração de morte presumida com ou sem declaração de ausência? Justifique sua resposta.
Aos passageiros localizados e identificados morte real, porque os corpos foram encontrados e mesmo que não fosse encontrado a situação catastrófica caminha para a morte real de acordo com a Lei 9.434/97. Quanto aos corpos não resgatados pode-se solicitar a declaração sem declaração de ausência, porque presume o perigo iminente da queda do avião resultando a tragédia acontecidas, de Acordo com art. 7, Inciso I do CPC. 
Questão 03 : valor 8,75 pontos
Mariana, em dezembro de 2018, aos 16 anos, se formou no ensino médio. Em agosto de 2019, ainda com 16 anos, começou estágio voluntário em uma companhia local. Em janeiro de 2020, já com 17 anos, foi morar com seu namorado. Em julho de 2020, ainda com 17 anos, foi aprovada no concurso público e tomou posse. 
A Mariana se tornou plenamente capaz em qual mês e ano? Qual a idade mínima que a Mariana poderia se tornar plenamente capaz? Quais são as formas de emancipação reconhecidas pela Código Civil? Fundamente sua resposta. 
Mariana se tornou plenamente capaz em janeiro de 2020, quando foi morar com o seu namorado.
A idade mínima para se tornar capaz é 18 anos, de acordo com Artigo 5 da Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002
As formas de emancipação reconhecidas pelo Código Civil são: 
I - pela concessão dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento público, independentemente de homologação judicial, ou por sentença do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver dezesseis anos completos;
II - pelo casamento;
III - pelo exercício de emprego público efetivo;
IV - pela colação de grau em curso de ensino superior;
V - pelo estabelecimento civil ou comercial, ou pela existência de relação de emprego, desde que, em função deles, o menor com dezesseis anos completos tenha economia própria.
No caso de Mariana sua emancipação se deu pelo inciso III do artigo 5º da lei 10.406 de 10 janeiro de 2002 
Questão 04 : valor 8,75 pontos
O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.190, de 2021, que inclui gestantes, puérperas e lactantes como grupos prioritários no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. A medida também se estende a crianças e adolescentes com deficiência permanente ou privados de liberdade. O artigo 2 diz que “esta lei entra em vigor no dia da publicação”. A norma foi publicada nesta sexta-feira (30/07/2021) no Diário Oficial da União. Fonte: Agência Senado
Quando começa a obrigatoriedade da referida lei? Essa lei terá o período de vacatio legis? Havendo omissão do legislador quanto a data de vigor da lei qual será o início da sua vigência? Fundamente sua resposta. 
A obrigatoriedade da Lei começa no dia de sua publicação, ou seja 30/07/2021, Essa lei não terá o pedido de vacatio legis porque já foi definido que será publicada no dia e local certo. Se houver omissão do legislador em citar o seguinte texto “que esta lei entra em vigor no dia da publicação”, ai ocorre a vacatio legis que é o período de 45 dias, decorrendo esse prazo a lei começa a vigorar.

Continue navegando