Buscar

Atividade 3 Efluentes e residuos industriais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome: Gabriel Rocha de Mello Professora: Idvani Aparecida de Souza Data:10/10/2021
ATIVIDADE 3 
Você é convidado para uma reunião onde foi comunicado que será o gestor responsável pela gestão de resíduos e efluentes gerados na planta industrial. A alta direção solicita que você apresente um breve resumo das atividades que se faz necessário realizar, para que possa incluir no planejamento estratégico os recursos financeiros e humanos necessários para este projeto. Neste resumo é importante que as etapas essenciais sejam abordadas afim de que a empresa atenda aos requisitos legais aplicados, bem como tenha um compromisso em ser uma empresa ambientalmente correta, aplicando as tecnologias disponíveis no mercado para evitar potencialmente impactos ambientais futuros.
R: Como nenhum processo ocorre com 100% de rendimento, toda indústria química produz resíduos em determinada quantidade, os quais podem ser sólidos, efluentes líquidos ou emissões gasosas. Portanto, o tratamento e aproveitamento de resíduos são fundamentais para que sua empresa seja mais consciente, funcional, bem posicionada no mercado e adequada à legislação. 
Vários fatores interferem na escolha do tratamento adequado de resíduos, como:
Legislação ambiental; custos de investimento e operacionais; possibilidade de reuso dos efluentes tratados; qualidade do efluente tratado; entre outros. Para este projeto, as atividades que se fazem necessárias realizar são;
EFLUENTES LÍQUIDOS:
Processos físicos: removem sólidos flutuantes relativamente grandes, sólidos em suspensão, areias, óleos e gorduras. Os métodos físicos abrangem o uso de grades, caixas de areia, decantadores, peneiras e tanques de remoção de graxas e óleos.
Processos químicos: por meio de reações químicas, promovem a remoção de poluentes ou modificam os efluentes, adequando-os aos processos de tratamento posteriores. Nesse sentido, são utilizados produtos químicos como agentes de neutralização de pH, de coagulação, floculação, oxidação e desinfecção dos resíduos.
Processos biológicos: removem a matéria orgânica dissolvida e em suspensão. Isso se dá pelo emprego de microrganismos que transformam essa matéria em compostos mais simples como água, gás carbônico e sais minerais. Podem ser divididos em processos aeróbios (em que os microrganismos utilizam oxigênio do ar) e anaeróbios (em que há uso do oxigênio presente nos compostos que serão degradados).
RESÍDUOS:		
Para evitar a contaminação dos resíduos e garantir o tratamento adequado deles, é preciso separar os resíduos industriais perigosos dos não perigosos.
Alguns dos métodos de tratar rejeitos incluem:
Tratamento mecânico: envolve procedimentos em que ocorre a alteração física dos rejeitos. Exemplos: quebra/trituração das partículas, mudança de estado físico (condensação, evaporação) e separação de fases (por filtragem, decantação ou sedimentação).
Tratamento bioquímico: ocorre com a ação de microrganismos que quebram as moléculas, transformando-as em uma mistura de outras substâncias. Dentre os tratamentos bioquímicos, destacam-se a biodigestão (decomposição da matéria orgânica na ausência de oxigênio) e a compostagem (decomposição da matéria orgânica com a presença de oxigênio).
Tratamento térmico: ao receberem calor, os resíduos sofrem processos físico-químicos que alteram suas características. Destaca-se a incineração, em que ocorre a decomposição térmica da matéria a altas temperaturas, de modo que o resíduo se torne menos tóxico e volumoso.
A utilização desordenada de recursos naturais ameaça o desequilíbrio ecológico, tendo em vista o uso exagerado dos recursos nas atividades industriais, além do alto volume de efluentes e resíduos gerados que provocam aumento nos índices de poluição. E quantitativas bastante relevantes dos efluentes gerados. No sentido de se otimizar o gerenciamento de resíduos considerando tais incertezas, bem como outros fatores como custos, capacidade e limites regulatórios, vários tratamentos matemáticos e computacionais têm sido aplicados. No planejamento de plantas industriais ou mais especificamente em projetos de gerenciamento de resíduos pode ser caracterizada por modelos de transição lógicos e não-lineares. O custo de gestão de resíduos e forte estímulo para a implantação de projetos de minimização de resíduos. É importante observar as condições reais das plantas industriais para garantir que as etapas listadas descrevem o que realmente acontece no processamento do alimento. O propósito do fluxograma é identificar qualquer ponto específico em que os resíduos possam ser gerados. Diminuindo a quantidade de resíduos/efluentes gerados no processamento de alimentos é possível atingir benefícios ambientais e econômicos. Ao se ordenar nessa jornada de gestão de resíduos e efluentes que são eminentes gerados na planta industrial, contamos com uma grande experiência no tratamento de efluentes industriais, que geralmente contém uma alta carga orgânica e uma toxicidade elevada, por esse motivo requerem processos especiais de oxidação avançada, neutralização, floculação, floração, remoção de óleo e graxas, etc. O nosso corpo técnico é especializado no desenvolvimento de soluções idealizadas em resolver o problema específico da indústria, contando com uma ampla experiência em tratamento de efluentes das mais diversas características, tais como: indústria química, indústrias de alimentos, indústrias petroquímica, empresas atacadista, entre outras, que evidência o planejamento estratégico e humano necessário gerando ganho em fortalecimento ambiente e lucratividade. 
Em uma construção, por exemplo, esse profissional é o responsável por implantar programas de gestão de resíduos nos canteiros de obras. Analisar opções de possibilidades de reciclagem e aproveitamento dos resíduos da obra, notadamente os de alvenaria, concreto e cerâmicos. Além de contratar uma empresa para remoção e escolher o local destinado ao descarte e também levantar informações sobre os fornecedores de insumos e serviços com possibilidade de identificar providências para reduzir ao máximo o volume de resíduos gerados na obra. Após a elaboração do termo de abertura do projeto, que liga o projeto ao planejamento estratégico da empresa. Inicia-se o desenvolvimento do plano de gerenciamento do projeto, é a etapa na qual se planeja toda a coordenação do projeto e se direcionam todas as atividades a serem realizadas. Relacionados a impactos ambientais, sustentabilidade e licenciamento ambiental. Na pós-graduação, atua na área de Agronomia com ênfase em fertilidade do solo, nutrição de plantas, fisiologia e metabolismo vegetal. Visto isso, há o aumento da quantidade de empresas que buscam por um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) que seja capaz de ser aplicado no controle das ações. Os Efeitos dos Impactos Ambientais no Cenário Empresarial Brasileiro ambiente. Assim, a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) vinculado à certificação ambiental, favorece não apenas um ambiente mais sustentável, mas também as empresas certificadas, os fornecedores, os clientes e os órgãos ambientais. Portanto, ter o selo ambiental não significa apenas ser uma empresa ecologicamente correta, mas evitar prejuízos e multas desnecessárias por agressão à natureza. É importante frisar que o sucesso da norma não está apenas na conquista da certificação, mas a continuidade do cumprimento de cada um dos requisitos estabelecidos pela ISO 14001.

Outros materiais