Buscar

Sistemas Distribuídos: Conceitos e Tecnologias

Prévia do material em texto

1- DEFINA SISTEMAS DISTRIBUIDOS 
2- QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE SISTEMAS DISTRIBUIDOS? 
3- QUAIS SÃO AS CAMADAS DO MODELO DE SOFTWARE? 
4- DEFINA PLATAFORMA 
5- O QUE É MIDDLEWARE? 
6- QUAL O SIGNIFICADO DE CORBA? 
7- QUAL A DIFERENÇA ENTRE JAVA RMI E DCOM? 
8- QUAL A FUNÇÃO DE IDL? 
9- DEFINA O PROTOCOLO IIOP. QUAL A SUA UTILIZAÇÃO? 
10- EXPLIQUE O FUNCIONAMENTO DAS ARQUITETURAS CLIENTE SERVIDOR E PEER TO PEER, UTILIZANDO O CONCEITO DE PROCESSO. 
11- O QUE É COMPUTAÇÃO MÓVEL E UBIQUA? 
12- FAÇA UM RESUMO SOBRE A ORIGEM DA INTERNET UTILIZANDO OS CONCEITOS DE SISTEMAS DISTRIBUIDOS 
13- EXPLIQUE TRÊS DIFERENÇAS FUNDAMENTAIS ENTRE INTERNET E INTRANET COM RELAÇÃO A ENDEREÇAMENTO IP E ROTEAMENTO. 
14- ELABORE UM RESUMO SOBRE OS PRINCIPAIS SISTEMAS OPERACIONAIS UTILIZADOS EM EQUIPAMENTOS CELULARES INTELIGENTES, POR EXEMPLO SMARTPHONES 
15- NO MÊS DE AGOSTO DE 2011 FOI DIVULGADA A FUSÃO ENTRE UMA DAS PRINCIPAIS EMPRESAS DESENVOLVEDORAS DE SISTEMA OPERACIONAL PARA SMARTPHONES E UMA EMPRESA FABRICANTE DE APARELHOS CELULARES. QUAIS SÃO ESSAS EMPRESAS? DESCREVA OS SISTEMAS OPERACIONAIS ENVOLVIDOS. 
16- QUAIS SÃO AS 5 PRINCIPAIS ESTRUTURAS DE UMA SISTEMA OPERACIONAL?
17- QUAL A PRINCIPAL MOTIVAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DISTRIBUIDO?
18- DEFINA UFID 
19- CARACTERIZE SERVIÇO DE DIRETORIO E ARQUIVO DE CLIENTES. 
20- EXPLIQUE SUCINTAMENTE SUN NETWORK FILE SYSTEM. 
21- QUAL A FINALIDADE DO PROTOCOLO NFS. 
22- DEFINA SUCINTAMENTE UM WEB SERVICE. 
23- COMPARE O SERVIÇOS CORBA COM WEB SERVICE. 
24- É POSSIVEL A UTILIZAÇÃO DE IDL PARA JAVA, CORBA E WEB SERVICE? 
25- UMA DAS PRINCIPAIS PLATAFORMAS UTILIZADAS EM WEB SERVICE ESTA ESTRUTURADA EM GRANDE ESCALA. TRATA-SE DA ARQUITETURA GRID. DEFINA GRID. 
26- DEFINA XML E OS PRINCIPAIS PROTOCOLOS DA CAMADA DE APLICAÇÃO. 
27- QUAL O SIGNIFICADO SOAP. EXEMPLIFIQUE SUA UTILIZAÇÃO 
28- QUAL A DIFERENÇA A DIFERENÇA ENTRE URI, URL E URN 
29- DEFINA WSDL 
30- FAÇA UM COMPARATIVO ENTRE SOAP E REST. 
31- DEFINA SNIPING. QUAL A PRINCIPAL FINALIDADE DE UTILIZAÇÃO? 
32- QUAIS SÃO AS PINCIPAIS LINGUAGENS QUE XML SUPORTA? 
33- CARACTERIZE AS PRINCIPAIS ESTRUTURAS DO PROTOCOLO SOAP. ELABORE UM DESENHO REPRESENTATIVO DESSA ESTRUTURA 
34- QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS BLOCOS FUNCIONAIS DO XML DEFINIDOS PELO W3SCHOOL? 
35- DEFINA OS PRINCIPAIS ELEMENTOS DE UMA DESCRIÇÃO WSDL 
36- DEFINA O SERVIÇO UDDI. 
37- O QUE É UM SERVIÇO DE DIRETORIO? EXEMPLIFIQUE E CARACTERIZE UM SERVIÇO DE PAGINAS AMARELAS NA WEB.
1. DEFINA SISTEMAS DISTRIBUIDOS
É um sistema que possui componentes localizados em computadores interligados em rede e que se comunicam e coordenam suas ações através da troca de mensagens entre os componentes.
2. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE SISTEMAS DISTRIBUIDOS?
Heterogeneidade, Sistemas Abertos, Segurança, escalabilidade, tratamento de falhas, concorrência e transparência.
3. QUAIS SÃO AS CAMADAS DO MODELO DE SOFTWARE?
Aplicativos, Aplicações, Serviços, Middleware, Sistema Operacional, Computador e Hardware de rede.
4. DEFINA PLATAFORMA
Plataformas de computador pode ser um software ou hardware e pode construir um sobre o outro em camadas de baixo nível fornecendo serviços para as camadas que estão acima delas de forma a levar a interface de programação do sistema a um nível de facilita a comunicação e a coordenação entre processos. É usado como ambiente para criação de outros programas.
 
5. O QUE É MIDDLEWARE?
É um software entre o sistema operacional e os aplicativos que estão sendo executados, funcionando como uma camada oculta de tradução que permite a comunicação e o gerenciamento de dados para aplicativos distribuídos. 
6. QUAL O SIGNIFICADO DE CORBA?
É uma Tecnologia padrão definido pela OMG, que estabelece e simplifica a troca de dados entre sistemas distribuídos.
7. QUAL A DIFERENÇA ENTRE JAVA RMI E DCOM?
JAVA RMI é um modelo de objetos distribuídos para a linguagem Java. Através de RMI, objetos podem ser passados e retornados como parâmetros, diferente da maioria dos mecanismos baseados em chamadas de procedimentos remotos que exigem que os parâmetros sejam tipos de dados primitivos ou estruturas compostas de tipos primitivos. Isto significa que um novo código pode ser enviado através da rede dinamicamente carregado em tempo de execução por máquinas virtuais estrangeiras.
DCOM é uma camada de código que é capaz de servir objetos de um determinado tipo em tempo de execução. Um servidor de objetos DCOM pode ter múltiplas interfaces, cada uma representando um diferente comportamento do objeto. Um cliente DCOM chama os métodos disponíveis de um servidor DCOM obtendo um ponteiro para uma das interfaces de objeto deste.
8. QUAL A FUNÇÃO DE IDL?
A IDL é utilizada para descrever as interfaces dos objetos servidores, definindo suas funcionalidades.
9. DEFINA O PROTOCOLO IIOP. QUAL A SUA UTILIZAÇÃO?
IIOP é o protocolo de comunicação de CORBA. Define a maneira como bits são enviados por meio de uma ligação entre clientes e servidores CORBA.
10. EXPLIQUE O FUNCIONAMENTO DAS ARQUITETURAS CLIENTE SERVIDOR E PEER TO PEER, UTILIZANDO O CONCEITO DE PROCESSO.
Arquitetura cliente servidor é uma arquitetura de aplicação distribuída, ou seja, na rede existem os fornecedores de recursos ou serviços a rede, que são chamados de servidores, e existem os requerentes dos recursos ou serviços, denominados clientes.
Na arquitetura Peer to Peer todos os processos envolvidos em uma tarefa ou atividade desempenham funções semelhantes, interagindo cooperativamente como pares (peers) sem distinção entre processos clientes e servidores nem entre os computadores em que são executados. Embora o modelo cliente servidor ofereça uma estratégia direta e relativamente simples para o compartilhamento de dados e outros recursos ele não flexível em termos de escalabilidade.
11. O QUE É COMPUTAÇÃO MÓVEL E UBIQUA?
Computação móvel é o acesso à informação de qualquer lugar, a qualquer momento. Já a ubíqua pode ser encontrada em todo lugar e tem como objetivo tornar a interação homem computador imperceptível, integrando a informática com as ações e comportamentos naturais das pessoas. 
12. FAÇA UM RESUMO SOBRE A ORIGEM DA INTERNET UTILIZANDO OS CONCEITOS DE SISTEMAS DISTRIBUIDOS
A internet nasceu em 1969, nos Estados Unidos, interligava originalmente laboratórios de pesquisas e se chamava ARPAnet (ARPA: Advanced Research Projects Agency). Uma rede de redes baseadas no protocolo TCP/IP, uma comunidade de pessoas que usam e desenvolvem essas redes, uma coleção de recursos que podem ser alcançados através destas redes. Durante cerca de duas décadas a internet ficou restrita ao ambiente acadêmico e científico.
A Internet permite que usuários de todo o mundo acessem seus serviços onde quer que possam estar. Cada organização gerencia uma intranet, a qual fornece serviços locais e serviços Internet para usuários locais e remotos. Sistemas distribuídos de pequena escala podem ser construídos a partir de computadores móveis e outros dispositivos computacionais portáteis interligados através de redes sem fio. O compartilhamento de recursos é o principal fator de motivação para a construção de sistemas distribuídos. Recursos como impressoras, arquivos, páginas web ou registros de banco de dados são gerenciados por servidores de tipo apropriado, por exemplo, servidores web gerenciam páginas web. Os recursos são acessados por clientes específicos, por exemplo; os clientes dos servidores web geralmente são chamados de navegadores.
13. EXPLIQUE TRÊS DIFERENÇAS FUNDAMENTAIS ENTRE INTERNET E INTRANET COM RELAÇÃO A ENDEREÇAMENTO IP E ROTEAMENTO.
Internet: representa a rede mundial de todos os computadores e está aberta para o acesso de todos, sem qualquer restrição, enquanto a intranet também é uma forma de internet, mas é usada por um grupo específico de empresas ou pessoas e não está aberto para aqueles que estão fora de um grupo seleto.
Intranet: oferece mais proteção do que a Internet, porque ao desenvolver um sistema de rede de intranet, o responsável garante a segurançade seu sistema de rede bloqueando o acesso externo. Por outro lado, na internet o acesso a qualquer informação não é complicado.
O número de usuários na internet é ilimitado enquanto na intranet eles são limitados, pois só um grupo selecionado que possui nome de usuário e senha pode acessar, essa conta do usuário é condição na intranet. A Internet não possui regras rígidas para uso, enquanto a intranet existe uma política organizacional completa por trás da instalação.
14. ELABORE UM RESUMO SOBRE OS PRINCIPAIS SISTEMAS OPERACIONAIS UTILIZADOS EM EQUIPAMENTOS CELULARES INTELIGENTES, POR EXEMPLO SMARTPHONES
Um sistema operacional está presente praticamente para qualquer tipo de dispositivo. O android e o iOS são os mais famosos e utilizados presentes nos aparelhos celulares.
O Android é um sistema operacional de código aberto desenvolvida pela Google e domina o mercado mundial de smartphones. O software é responsável por gerenciar todas as tarefas do seu celular, além de fornecer uma interface visual para que seja possível sua utilização pelo usuário. Um dos destaques do Android é o Google Play Protect, que garante toda a segurança do dispositivo, verificando apps e fazendo varreduras automáticas para evitar o ataque de vírus e outros malwares. 
 Já o sistema operacional móvel da Apple o iOS, foi desenvolvido especificamente para dispositivos touchscreen, sendo o primeiro a introduzir o uso dos dedos para gerir a interface, dispensando o uso de canetas. A interação direta com a tela possibilitou a criação de gestos como a "pinça", para dar zoom ou diminuir a exibição de conteúdos na tela. Novos recursos são inseridos a cada atualização e o principal destaque da versão atual é a possibilidade de largo uso de widgets na tela inicial para aumentar a produtividade do usuário. 
15. NO MÊS DE AGOSTO DE 2011 FOI DIVULGADA A FUSÃO ENTRE UMA DAS PRINCIPAIS EMPRESAS DESENVOLVEDORAS DE SISTEMA OPERACIONAL PARA SMARTPHONES E UMA EMPRESA FABRICANTE DE APARELHOS CELULARES. QUAIS SÃO ESSAS EMPRESAS? DESCREVA OS SISTEMAS OPERACIONAIS ENVOLVIDOS.
Foram as empresas Google e Motorola. O sistema operacional envolvido foi o Android.
16. QUAIS SÃO AS 5 PRINCIPAIS ESTRUTURAS DE UM SISTEMA OPERACIONAL?
Modos de acesso ao sistema, Rotinas do sistema e system calls, Linguagem de comandos (linguagem de controle), Ativação do sistema, Arquiteturas do núcleo (kernel).
17. QUAL A PRINCIPAL MOTIVAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DISTRIBUIDO?
um conjunto de processos concorrentes acessando recursos distribuídos, os quais podem ser compartilhados ou replicados, através de troca de mensagens em um ambiente de rede. Também o compartilhamento de recursos tais como: impressoras, arquivos, páginas web, acesso a banco de dados distribuídos etc.
18. DEFINA UFID
Identificadores exclusivos de arquivos.
19. CARACTERIZE SERVIÇO DE DIRETORIO E ARQUIVO DE CLIENTES.
Um serviço de diretório é uma infraestrutura de informação compartilhada para localizar, gerenciar, administrar e organizar itens comuns e recursos de rede, o que pode incluir volumes, pastas, arquivos, impressoras, usuários, grupos, dispositivos, números de telefone e outros objetos. Já arquivo de Clientes é um módulo que é executado em cada computador cliente, integrando e estendendo as operações do serviço de arquivos plano e do serviço de diretório sob uma interface de clientes.
20. EXPLIQUE SUCINTAMENTE SUN NETWORK FILE SYSTEM.
O Sistema de Arquivo de Rede (NFS) é uma maneira de compartilhar arquivos entre máquinas de uma rede, como se estes arquivos estivessem localizados no disco rígido local do cliente, exatamente como se fossem locais.
21. QUAL A FINALIDADE DO PROTOCOLO NFS.
possibilitar ao NAS compartilhar diretórios e arquivos em uma rede. Como um SMB, o NFS concede acesso no nível do arquivo a usuários e programas.
22. DEFINA SUCINTAMENTE UM WEB SERVICE.
fornece uma interface de serviço que permite aos clientes interagirem com servidores de uma maneira mais geral do que acontece com os navegadores web.
23. COMPARE O SERVIÇOS CORBA COM WEB SERVICE.
O CORBA foi projetado para uso dentro de uma única organização, ou entre um pequeno número de organizações colaboradoras. Já o Web Service, foram concebidos com o enfoque de integração e oferta de serviços pela web, não estando limitados a um subconjunto de organizações.
24. É POSSIVEL A UTILIZAÇÃO DE IDL PARA JAVA, CORBA E WEB SERVICE?
Sim, assim como no CORBA e em JAVA, as interfaces dos serviços web pode ser descritas em uma IDL. Mas para os serviços web, informações adicionais precisam ser descritas, incluindo a codificação e os protocolos de comunicação em uso e o local do serviço.
25. UMA DAS PRINCIPAIS PLATAFORMAS UTILIZADAS EM WEB SERVICE ESTA ESTRUTURADA EM GRANDE ESCALA. TRATA-SE DA ARQUITETURA GRID. DEFINA GRID.
uma plataforma de middleware baseada em serviços web e projetada para uso por grandes grupos dispersos de usuários, com recursos maciços de dados que exige um processamento substancial. O World-Wide Telescope é uma aplicação típica de grade para colaboração científica na área da astronomia.
26. DEFINA XML E OS PRINCIPAIS PROTOCOLOS DA CAMADA DE APLICAÇÃO.
XML é a representação textual que embora mais volumosa do que outras representações foram adotadas por sua legibilidade e pela consequente facilidade de depuração. A linguagem XML é classificada como extensível porque permite definir os elementos de marcação, além de ser recomendada pela W3C. O principal protocolo da camada de aplicação é o SOAP, ele é projetado para permitir tanto interação cliente servidor como assíncrona pela internet. Ele define um esquema para uso de XML para representar o conteúdo de mensagens de requisição e resposta, assim como um esquema para a comunicação de documentos.
27. QUAL O SIGNIFICADO SOAP. EXEMPLIFIQUE SUA UTILIZAÇÃO
SOAP (Simple Object Access Protocol) SOAP é um protocolo baseado em XML para troca de informações em um ambiente distribuido. É utilizado para troca de mensagens entre aplicativos distribuidos pela rede. Este é protocolo "standard" em todos os navegadores e servidores de internet.
28. QUAL A DIFERENÇA ENTRE URI, URL E URN
URI é um identificador de recurso geral, cujo valor pode ser um URL ou URN.
URL inclui informações de localização do recurso, como nome de domínio do servidor de um recurso que está sendo nomeado.
URN são independentes da localização. Eles contam com um serviço de pesquisa para fazer o mapeamento para os URL dos recursos.
29. DEFINA WSDL
É uma notação XML para descrever um serviço da web. Uma definição WSDL indica a um cliente como compor uma solicitação de serviço da web e descreve a interface que é fornecida pelo provedor de serviços da web.
30. FAÇA UM COMPARATIVO ENTRE SOAP E REST.
SOAP define um padrão de protocolo de comunicação para a troca de mensagens realizada em XML entre cliente e servidor, o REST se refere aos princípios de arquitetura pelos quais os dados podem ser transmitidos.
31. DEFINA SNIPING. QUAL A PRINCIPAL FINALIDADE DE UTILIZAÇÃO?
Sniping significa fazer um lance durante os últimos segundos antes que um leilão termine.
32. QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS LINGUAGENS QUE XML SUPORTA
XHTML, RDF, SDMX, SMIL, MathML, NCL, XBRL, XSIL e SVG.
33. CARACTERIZE AS PRINCIPAIS ESTRUTURAS DO PROTOCOLO SOAP. ELABORE UM DESENHO REPRESENTATIVO DESSA ESTRUTURA
No envelope toda mensagem SOAP deve contê- lo. É o elemento raiz do
documento XML. O Envelope pode conter declarações de namespaces
e atributos adicionais como o que define o estilo de codificação. 
Já o Header é um cabeçalho opcional. Ele carrega informações adicionais,
como por exemplo, se a mensagem deve ser processada por um determinado nó intermediário. Quando utilizado, o Header deve ser o primeiro elemento do Envelope.
O Body é obrigatório e contém o payload, ou a informação a ser transportada para o seu destino final. O elemento Body pode conter um elemento opcional Fault, usado para carregar mensagens de status e erros retornadas pelos "nós" ao processarem a mensagem.
Fault Contém as informaçõesdos erros ocorridos no envio da mensagem. Apenas nas mensagens de resposta do servidor.
Desenho Representativo:
34. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS BLOCOS FUNCIONAIS DO XML DEFINIDOS PELO W3SCHOOL?
<SOAP-ENV:envelope>
<SOAP-ENV:header>
</SOAP-ENV:header>
<SOAP-ENV:body>
<SOAP-ENV:fault>
</SOAP-ENV:fault>
</SOAP-ENV:body>
</SOAP-ENV:envelope>
35. DEFINA OS PRINCIPAIS ELEMENTOS DE UMA DESCRIÇÃO WSDL
Types, Message, Interface, Bindings, Services.
36. DEFINA O SERVIÇO UDDI.
UDDI é um serviço de diretório onde empresas podem registrar e buscar por serviços Web. UDDI é ainda um framework de plataforma independente para descrever e integrar os serviços de negócios usando a Internet, possibilitando assim uma exposição controlada dos serviços da empresa.
37. O QUE É UM SERVIÇO DE DIRETORIO? EXEMPLIFIQUE E CARACTERIZE UM SERVIÇO DE PÁGINAS AMARELAS NA WEB.
Serviço de diretório é um serviço que armazena conjuntos de vínculos entre nomes e atributos e que pesquisa entradas que correspondem às especificações baseada no atributo. Por exemplo, consultar "computadores" usando um serviço de diretório pode produzir uma lista de computadores disponíveis e informações para acessá-los.
As páginas amarelas online são uma versão da Internet da parte da lista telefônica conhecida como páginas amarelas. As páginas amarelas da lista telefônica se diferenciam das páginas brancas porque as pessoas podem pesquisar empresas por categoria de negócios, como lavanderia a seco ou aluguel de vídeo, sem precisar saber o nome de um estabelecimento.

Continue navegando