Buscar

Atividade 01

Prévia do material em texto

1- A genética é o ramo da ciência que estuda os genes e o modo da sua transmissão para as gerações futuras. Comente sobre os dois fenômenos que a genética estuda: a hereditariedade e a variação. 
hereditariedade é o fenômeno pelo qual os descendentes se assemelham aos seus
ascendentes. Como será visto, no transcorrer da leitura desta publicação a informação para
expressão fenotípica dos diferentes caracteres é passada de pais para filhos por meio dos
gametas. a variação pode ser definida como sendo todas as diferenças
ambientais ou genéticas entre os organismos relacionados pela descendência. Dessa forma,
as variações tanto podem ser decorrentes exclusivamente do meio e, portanto, não hereditárias,
como também podem ser produzidas por alterações na constituição genética, sendo, nesse
caso, hereditárias. A hereditariedade e a variação são forças antagônicas. Isso porque,
enquanto a hereditariedade está relacionada coma semelhança entre os indivíduos no decorrer
das gerações, a variação faz com que os indivíduos sejam diferentes. Embora antagônicas
nesse aspecto, a hereditariedade e a variação são forças que se completam, pois, se por um
lado a variação permite que existem diferenças sobre as quais atua a seleção havendo o
melhoramento e evolução, por outro lado, o resultado da seleção só será positivo, ou seja,
será mantido, se a variação sobre a qual ela atuou for herdável.
2- Defina os termos abaixo sem consultar nenhum material para ver o quanto você já está se apropriando dos conteúdos em genética:
a) Gene: Um segmento de uma molécula de DNA, responsável pelas características herdadas geneticamente. Cada gene é composto por uma sequência específica de DNA que contém um código para produzir uma proteína que desempenha uma função específica no corpo.
b) Alelo: São as formas alternativas, gerados por mutações, de um mesmo gene. Eles estão em posições específicas na extensão de um cromossomo. Algumas vezes, alelos diferentes podem resultar em uma diferente característica fenotípica, como a pigmentação. 
c) Lócus gênico: Local determinado que um gene ocupa num cromossomo: os genes alelos relativos ao caráter hereditário ocupam o mesmo locus em cromossomos homólogos.
d) Cromossomos homólogos: Cromossomos homólogos são os pares de cromossomos herdados do pai e da mãe que possuem informações genéticas semelhantes, assim como comprimento, estrutura, quantidade, localização de genes e centrômeros também similares. 
e) Cromossomos heterólogos: São aqueles que fazem par com outros cromossomos, mas os genes não se encontram na mesma posição, o que faz com que não sejam geneticamente iguais. 
f) Genótipo: é um termo usado para se referir à constituição genética de um indivíduo. Em outras palavras, podemos dizer que o genótipo se refere à soma de todos os genes encontrados em um indivíduo. 
g) Fenótipo: é um termo da genética usado para descrever as características observáveis de um indivíduo, que resultam da interação dos fatores epigenéticos com o genótipo e os fatores ambientais não herdáveis.
h) Homozigoto: Como cada célula possui dois alelos iguais, todos os gametas de um indivíduo homozigoto são iguais. Considerando, por exemplo, o alelo A para indicar a produção de melanina em seres humanos e o alelo a para indicar a ausência de produção, podemos representar os indivíduos homozigotos como AA ou aa. 
i) Heterozigoto: São organismos que apresentam alelos diferentes no mesmo loco em cromossomos homólogos. Se os alelos nos cromossomos homólogos são iguais, consiste em um homozigoto. Mas, se os alelos são diferentes, o indivíduo é chamado de heterozigoto. 
j) Célula haploide: são aquelas que possuem apenas um conjunto cromossômico. 
k) Célula diploide: Possuem dois conjuntos cromossomos, ou seja, os cromossomos estão aos pares. Os cromossomos de cada par, chamados de homólogos, apresentam a mesma forma, tamanho e os mesmos genes. 
3- Comente sobre a importância do material genético para a célula.
O material genético de todos os organismos celulares é o DNA. Esse material tem de ser capaz de replicar de modo que as cópias possam ser transmitidas de uma célula para outra e dos pais para prole; precisa conter informações para orientar as atividades e o comportamento dos organismos; e tem de ser capaz de se modificar de modo que, com o tempo, os grupos de organismos possam se adaptar as diferentes circunstancias. 
4- O diagrama a seguir representa um nucleotídeo de DNA com as subunidades X, Ye Z.
Identifique cada subunidade considerando a estrutura pertencente ao DNA e também ao RNA.
X Fosfato, Y e uma Pentose, Z e uma timina pois tem uma base nitrogenada. 
5- “Nos dias de hoje, podemos dizer que praticamente todos os seres humanos já ouviram em algum momento falar sobre o DNA e seu papel na hereditariedade da maioria dos organismos. Porém, foi apenas em 1952, um ano antes da descrição do modelo do DNA em dupla hélice por Watson e Crick, que foi confirmado sem sombra de dúvidas que o DNA é material genético. No artigo em que Watson e Crick descreveram a molécula de DNA, eles sugeriram um modelo de como essa molécula deveria se replicar. Em 1958, Meselson e Stahl realizaram experimentos utilizando isótopos pesados de nitrogênio que foram incorporados às bases nitrogenadas para avaliar como se daria a replicação da molécula. A partir dos resultados, confirmaram o modelo sugerido por Watson e Crick, que tinha como premissa básica o rompimento das pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas.GRIFFITHS, A. J. F. et al. Introdução à Genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.”
Considerando a estrutura da molécula de DNA e a posição das pontes de hidrogênio na mesma, os experimentos realizados por Meselson e Stahl a respeito da replicação dessa molécula levaram à conclusão de que:
a) a replicação do DNA é conservativa, isto é, a fita dupla filha é recém-sintetizada e o filamento parental é conservado.
b) a replicação de DNA é dispersiva, isto é, as fitas filhas contêm DNA recém-sintetizado e parentais em cada uma das fitas.
c) a replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita parental e uma recém-sintetizada.
d) a replicação do DNA é conservativa, isto é, as fitas filhas consistem de moléculas de DNA parental.
e) a replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita molde e uma fita codificadora.
6 - Se uma fita de DNA contendo a sequência TACGCATCGAGT for transcrita, teremos qual das seguintes sequências?
a) ATGCGTAGCTCA 
b) UACGCAUCGAGU
c) AUGCGUAGCUCA
d) ATGCGUAGCUCA
7 - O RNA, ácido ribonucleico, é um ácido nucleico relacionado com a síntese de proteínas. Existem diferentes tipos de RNA, cada um com uma função específica. Responda qual o RNA que carrega a informação para a síntese de proteínas.
RNA mensageiro (RNAm)
8 - Apesar das diferenças na estrutura das células eucariotas e procariotas, o processo descrito a seguir é semelhante em ambas. Identifique os processos que estão ocorrendo em 1, 2, 3 e 4. 
 No 1 processo de transcrição dos eucariotos ocorre dentro do núcleo e a tradução no citoplasma, enquanto que nos procariotos essa separação não existe, ocorrendo no citoplasma, pois não há carioteca. no 2 a fita de RNA sai vai para ribossomo para leitura de informações, no 3 ocorre uma síntese de proteínas que o RNAm trouxe com informações, no 4 a proteína ela se liga com RNAt ele transportara esses aminoácidos onde será feito o local da síntese de proteínas. 
9 - A figura representa o código genético e deve ser lida do centro para a periferia. Cada base nitrogenada indicada no centro do disco corresponde à primeira base do códon.
Suponha que três RNAt com os anticódons UGC, CAC e GUC tenham sido utilizados, nessa ordem, na síntese de um peptídeo.
RNAt	 UGC CAC GUC
Segundo a figura do código genético, a sequência de aminoácidos que irá compor esse peptídeo e a sequência de bases nitrogenadas do gene expresso são, respectivamente,
a) Tre –Val –Glu e ACGGTGCAG.
b) Cis –His –Val e ACGGTGCAG.
c) Tre –Val –Gln e TGCCACGTC. A resposta corretad) Cis –His –Leu e AGCCACCTC.
e) Met –Ser –Val e ACGGUGGUG.
10 - Em relação ao processo de divisão celular, podemos afirmar que:
a) a mitose consiste em duas divisões celulares sucessivas.
b) os óvulos e os espermatozoides são produzidos por divisões mitóticas.
c) durante a meiose não ocorre a permutação ou "crossing-over".
d) a meiose é um processo que dá origem a quatro células haploides. A resposta correta 
e) durante a mitose as cromátides irmãs não se separam.
11 - Assinale a alternativa que representa a associação correta entre o tipo de divisão celular e os processos que ocorrem durante a divisão.
a) Mitose –produção de gametas com redução no número de cromossomos.
b) Meiose –ocorrência de crossing-over ou permutação na Prófase I. A resposta correta
c) Meiose –número de células-filhas ao fim do processo é o dobro do número de células-mãe.
d) Meiose –produção de células 2n, após a Meiose I.
e) Mitose –emparelhamento dos cromossomos homólogos na Prófase.
12 - Quando adquirimos frutas no comercio, observamos com mais frequência frutas sem ou com poucas sementes. Essas frutas têm grande apelo comercial e são preferidas por uma parcela cada vez maior da população. Em plantas que normalmente são diploides, isto é, apresentam dois cromossomos de cada par, uma das maneiras de produzir frutas sem sementes é gerar plantas com uma ploidia diferente de dois, geralmente triploide. Uma das técnicas de produção dessas plantas triploides é a geração de uma planta tetraploide (com 4 conjuntos de cromossomos), que produz gametas diploides e promove a reprodução dessa planta com uma planta diploide normal. A planta triploide oriunda desse cruzamento apresentará uma grande dificuldade de gerar gametas viáveis, pois como a segregação dos cromossomos homólogos na meiose I é aleatória e independente, espera-se que: 
a) os gametas gerados sejam diploides.
b) as cromátides irmãs sejam separadas ao final desse evento.
c) o número de cromossomos encontrados no gameta seja 23.
d) um cromossomo de cada par seja direcionado para uma célula filha.
e) um gameta raramente terá o número correto de cromossomos da espécie A resposta correta 
13 - Sabemos que cada tipo de célula possui um período específico para a realização do ciclo celular e que há dois tipos de divisão celular: mitose e meiose. De acordo com as etapas abaixo, responda: 
a) Qual a principal diferença encontrada entre metáfase mitótica e a metáfase I da meiose? 
Na mitose a placa equatorial é formada pelos cromossomos duplicados e não pareados. Na Meiose I a placa equatorial é formada por bivalentes (homólogos pareados).
b) Na mitose, em quais fases ocorrem os seguintes fenômenos? (1) desaparecimento do núcleo, (2) divisão dos centrômeros e (3) migração das cromátides irmãs. 
1 – Prófase, 2 – anáfase, 3 –anáfase.
14 - Acerca das moléculas de DNA e RNA, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa correta.
a) A replicação do DNA é extremamente importante para o processo de divisão celular, e esta etapa sempre ocorre a partir da extremidade 3' do DNA em direção ao 5'.
b) A síntese de DNA ocorre de forma ininterrupta, pois durante toda a etapa de replicação, há uma extremidade 3’-OH livre. 
c) A transcrição da molécula de DNA para RNA é realizada pela enzima DNA polimerase. 
d) O DNA encontra-se como fita dupla, cujas bases se complementam por meio do pareamento entre bases púricas (adenina e timina) e pirimidínicas (guanina e citosina). 
e) A fita de DNA apresenta um grupamento fosfato ligado à hidroxila 3’, enquanto, na outra extremidade, o grupamento está na posição 5'. 
15 – Pesquise e preencha os espaços em branco nas frases de 1 a 14 usando o termo abaixo mais apropriado:
(a) aminoacil-sintetase
(b) anticódon
(c) ativação do aminoácido
(d) alongamento
(e) emparelhamento incerto
(f) iniciação
(g) peptidil-transferase
(h) polissomo
(i) Shine-Dalgarno
(j) sítio A
(k) sítio P
(l) sítio E
(m) translocação
(n) terminação
1. A etapa da síntese de proteína que termina com a dissociação das subunidades do ribossomo e com a liberação do polipeptídio pronto e do RNAt é chamada (N).
2. A propriedade da primeira base de um anticódon reconhecer mais de uma base na posição terceira base do códon é chamada (E).
3. (B) é uma trinca de bases do RNAt que se emparelha com o códon do RNA mensageiro.
4. Chama-se (C) à união entre um aminoácido e uma molécula de ATP, que ocorre antes do aminoácido ser ligado ao seu RNAt específico.
5. (F) é a etapa da síntese de proteína em que ocorre a ligação do ribossomo ao RNAm, formando um complexo que contém o primeiro aminoacil-RNAt.
6. (D) é a etapa da síntese de proteínas em que os aminoácidos são unidos em sequência na cadeia polipeptídica.
7. (J) é o local do ribossomo onde se alojam os aminoacil-RNAt recém-chegados.
8. A enzima que catalisa a união de um RNAt a seu aminoácido específico é chamada (A).
9. (K) é o local do ribossomo onde se aloja o aminoacil-RNAt ligado ao polipeptídio em crescimento.
10.(H) é o nome do conjunto formado por diversos ribossomos unidos a uma molécula de RNA mensageiro.
11.(L) é o local do ribossomo de procariontes onde fica alojado um RNAt que já se dissociou do peptídeo em crescimento, mas ainda não deixou o ribossomo.
12.A atividade catalítica que promove a ligação peptídica entre o aminoácido recém-chegado ao ribossomo e o peptídeo em crescimento é chamada (G).
13.O deslocamento do ribossomo de três em três bases do RNAm, que termina com a exposição no sítio A de um novo códon a ser traduzido é chamado (M).
14.(i) é o nome da sequência de nucleotídeos localizada no início de um RNA mensageiro procariótico, que permite a reunião das duas subunidades dos ribossomo e o início da tradução no local correto.

Continue navegando