Buscar

Resolução de exercicios de GMB

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INOQUE JOÃO DOMINGOS MANDAMBO
 CURSO DE BIOLOGIA 
Resolução dos exercícios de aplicação
1. R: A sequência de nucleotídeos que estará presente no RNA transcrito do segmento molde:
Filamento molde	 3’-GCTAAGC-5’
RNA transcrito		 5’-CGAUUCG-3’.
2. R: Ele pode determinar o tipo de RNA-polimerase de acordo com o tipo específico de gene em transcrição em estudo, se for a transcrição do gene RNAr (ribossómico), será transcrito pelo RNA-polimerase I, se for a transcrição do gene RNAm (mensageiro), será transcrito pelo RNA-polimerase II, se for a transcrição do gene RNAt (transporte ou funcional), será transcrito pelo RNA-polimerase III.
3. R: As bases de DNA transcrito que dariam origem a sequência de bases do mRNA (5’-CUGAU-3’) são: 3’-GACUA-5’.
4. R: Os tipos comuns de RNA presente nas células são: RNAm, RNAr e RNAt. RNAm é o tipo de RNA que apresenta em menor quantidade em uma célula, cerca de 5% a 10% e é responsável por codificar as proteínas; RNAr compõe a estrutura do ribossomo é responsável por produção de ribossomos e RNAt apresenta estrutura semelhante a uma folha de trevo de 4 braços e funciona como adaptador entre o RNAm e os aminoácidos que construirão proteínas.
5. R:Essa heterogeneidade é devido o RNAm passar por um processo denominado splicing onde há remoção de partes não codificantes de RNA (íntrons) e a permanência de éxons (parte codificante).
6. R: RNAt funciona como adaptador entre o RNAm e os aminoácidos que construirão proteínas.
7. R: Os requisitos necessários para a transcrição do RNA a partir de uma de DNA de dupla-hélice são: RNA polimerase. Única em procariotos. Três tipos (RNA pol I, II e III) em eucariotos, precisam de uma região promotora no DNA, é necessário uma fita molde de DNA, precisam de rNTPs.
8. R: Código genético é o conjunto de regras através das quais a informação contida no material genético é traduzida em proteínas. Características principais dos aminoácidos são: 
· Cada aminoácido é codificado por um tripleto de nucleótidos do RNAm (codão);
· Universalidade: a um determinado codão corresponde o mesmo aminoácido na maioria dos organismos.
· Redundância: existem vários codões que podem codificar o mesmo aminoácido.
· Não ambiguidade: um determinado codão não codifica dois aminoácidos diferentes.
· Codões de finalização (ou stop): os tripletos UAA, UAG, UGA quando lidos pelo complexo de tradução indicam a interrupção do processo, proteína é liberada.
· Codão de iniciação: o codão AUG que codifica o aminoácido metionina, é responsável pelo sinal de tradução.
· O terceiro nucleotídeo de cada codão é menos específico que os dois primeiros.
9. R: Sítios promotores é a regiões do DNA onde iniciam a transcrição de um determinado gene. Sítios terminadores são regiões onde ocorrem o término da transcrição.
10. R: Dos 64 códons, 61 codificarão os 20 tipos diferentes de aminoácidos existentes. Os outros três códons serão responsáveis por indicar os locais de término da síntese (códons de parada).
11. R: Íntrons são regiões ou genes não codificantes. Éxons são regiões ou genes codificantes.
12. R: Splicing consiste no processo de maturação que ocorre com a remoção de íntrons do percursor RNAm, de forma a produzir um RNAm maduro. Os componentes celulares envolvidos são o núcleo e o citoplasma.
13. R: Splicing alternativo é o processo pelo qual os éxons de um transcrito primário são ligados de diferentes maneiras durante o processamento do RNA, levando à síntese de proteínas distintas.
14. R: 1. Factor digma (F); 2. Cauda poli (I); 3. TATAAT (D); 4. Éxons (L); 5. TATAAAA (B); 6. RNA-polimerase III (E); 7. Íntrons (K); 8. RNA-polimerase II (J); 9. RNA heterogéneo nuclear (C); 10. snRNA (M); 11. RNA-polimerase I (H); 12. TTGACA (G); 13. GGCCAATCT (CAAT boxe) (A).
15. 
16. R: O tamanho de β-globina humana é 1.6 kb.
17. R: A sequência de aminoácido produzido será: Met-Fen-Pro-Lis-Gli.
18. R: A sequência transcrita é 3’-AUGUUUCCCAAAGGG-5’, a sequência de aminoácido é Met-Fen-Pro-Lis-Gli.
19. 
20. 
21. R: Expressão Génica é o processo através do qual a informação contida nos genes é convertida em moléculas que determinam as propriedades da célula, ou seja a transferência de informação genética de DNA a proteína. Regulação génica é a forma como a célula regua ou controla quais genes, entre os inúmeros genes presentes em um genoma serão activados.
22. R: A expressão génica é importante porque com ela é possível ter uma diferenciação celular, que são unidades de tipos celulares em um microorganismo, a célula consegue controlar proteína que produz por alguns factores controlando ao processamento do seu RNAs transcritos controlando quando um determinado gene é transcrito, controlando a saída de RNAs do núcleo para o citoplasma e os quais mRNAs que estão no citoplasma serão traduzidos controlando a degradação das (proteína) mRNAs e mais além quando a célula consegue controlar as actividades da degradação das proteínas.
23. R: Alguns genes não regulados porque há ausência de uma proteína que permite que ocorra a transcrição.
24. R: A regulação da expressão génica é feita ao nível da transcrição através de operões, por exemplo: operão lac, e o operão trp. Para o início da transcrição é necessário o RNA polimerase e um segmento de DNA para a ligação que se denomina promotor. Os segmentos de DNA que se encontram próximos do promotor servem de locais de ligação para proteínas reguladoras e activadoras repressoras.
25. R: a) O operador é uma sequência de DNA procariota que se encontra entre o gene contrários e o promotor. É responsável pelo controlo de transcrição do gene estrutural. Quando o repressor, codificado pelo gene regulador se liga ao operador o promotor bloqueando o que impede a transcrição.
b) O operão lac utiliza o mecanismo de controlo duplo, positivo e negativo. Para assegurar que a célula produza as enzimas somente quando haja lactose no meio, isto é, conseguir com repressor lac, que factoriza a produção de enzimas na ausência de lactose; e com a proteína activadora catabólica (CAP), que auxilia na produção no caso da ausência da glicose no meio. Esse controlo duplo faz com que a glicose seja metabolizada pelas bactérias ante que a lactose o que se conhece pelo nome de diaoxia.
26. R: a) Os genes reguladores são comuns tanto nos procariotas quanto nos eucariotas são eles os PTNs.

Outros materiais