Buscar

01_DireitoEmpresariaICambiario_TeoriaGeral_20210603183953

Prévia do material em texto

Teoria Geral do Direito Cambiário
Conceito de Título de Crédito: 
Cesare Vivante: “documento necessário ao exercício do direito, literal e autônomo, nele mencionado” – art. 887 do Código Civil.
Princípios informadores do regime jurídico cambial:
Cartularidade.
Literalidade.
Autonomia.
Ainda: Independência/substantividade (não dependem de nenhum outro documento para completá-los) e legalidade/tipicidade (tipos legais – definidos em lei).
Teoria Geral do Direito Cambiário
Características:
Natureza essencialmente comercial (sub-ramo especifico do direito comercial. Prerrogativas necessárias ao cumprimento da sua função primordial: circulação da riqueza com segurança.
Documentos formais: exigências da lei/regras lá dispostas.
Bens móveis (art. 82 a 84 do CC).
Títulos de apresentação (documentos necessários ao exercício dos direitos neles contidos).
 Títulos executivos extrajudiciais (art. 784, CPC/15) – obrigação líquida e certa.
Teoria Geral do Direito Cambiário
Características:
Obrigação quesível (querable): é o credor que deve comparecer no domicílio do devedor, ou seja, cabe ao credor dirigir-se ao devedor para receber a importância devida. – Art. 327 do CC.
Emissão do título e entrega ao credor tem natureza pro solvendo (é pro solvendo o título quando não significa a efetivação do pagamento com a sua simples entrega. Tanto que representa uma quantia em dinheiro, que o credor receberá em momento oportuno).
Título de resgate.
Título de circulação.
Teoria Geral do Direito Cambiário
Princípio da Cartularidade
Para exercer o direito contido no título é necessário apresentar a cártula, o documento (os títulos virtuais são uma exceção ao princípio da cartularidade).
Pergunta: Se uma pessoa se apresenta a outrem alegando ser o credor de uma nota promissória, mas não apresenta esta nota, conseguirá receber seu crédito?
Principio da incorporação – relação direita que se opera entre o documento e o direito de crédito, não existindo este sem aquele.
Documento escrito
Em obediência ao princípio da cartularidade: a) a posse do título pelo devedor presume o pagamento do titulo; b) só é possível protestar o título apresentando-o; c) só é possível executar o título apresentando-o.
Teoria Geral do Direito Cambiário
Desmaterialização dos títulos de crédito
- Títulos de crédito magnéticos, que não se materializam numa cártula.
- Art. 889, parágrafo terceiro do CC.
Duplicatas virtuais – execução mediante a apresentação do instrumento de protesto por indicação e comprovante de entrega da mercadoria (Lei n. 5.474/68 – art. 15, parágrafo segundo).
Enunciado 460 e 461 da Jornada de Direito Civil do CJF.
Jurisprudência STJ.
Teoria Geral do Direito Cambiário
Princípio da Literalidade
Da origem histórica – littera – advém esta qualidade, segundo a qual, vale o título pelo que nele está escrito.
O titulo de crédito vale pelo que nele está escrito, ou seja, só vale o que estiver escrito no título.
Ex.: quitação parcial, aval e endosso (expressos no título), segurança na realização da operação.
Ex.: Se uma pessoa paga um título de crédito, mas não exige que a quitação seja dada no próprio documento nem o resgata e este título vem a circular, quando for interpelado pelo portador, terá que pagar novamente (literalidade).
Teoria Geral do Direito Cambiário
Princípio da Autonomia
As obrigações constantes em um mesmo título são autônomas entre si; o vício de uma não afeta a outra, ou seja, o legítimo portador do título pode exercer seu direito de crédito sem depender das demais relações que o antecederam, estando completamente imune aos vícios que eventualmente as acometeram.
	- Portanto a autonomia do título revela que cada obrigado que se 	empenha na cártula assume uma obrigação, independente das já 	realizadas pelos outros, não existindo vinculação das obrigações.
- O mais importante princípio do regime jurídico cambial – segurança nas relações cambiais – negociabilidade e circulabilidade.
 
A autonomia tem dois subprincípios:
Abstração — Quando o título de crédito circula (essencial para que ocorra a abstração) ele se desvincula da sua causa debendi (causa subjacente), ou seja, abstrai do fato que o originou, acarretando o segundo subprincípio.
- Prescrição – perda da executividade e cambiariedade.
- Diferença: princípio da abstração e título abstrato (titulos causais e abstratos).
Inoponibilidade de exceções pessoais a terceiros de boa fé — Devido à abstração, nenhuma exceção pessoal que o devedor tenha contra o beneficiário originário poderá ser oposta a terceiro de boa fé.
Teoria Geral do Direito Cambiário
 
Exemplo do princípio da inoponibilidade de exceções pessoais:
Maria compra um vestido de Roberta e como pagamento emite um título de crédito. Roberta endossa o título para Mário. Dias depois Maria percebe que o vestido está rasgado. No dia do pagamento Mário apresenta o título para que Maria o pague. Nesta situação, ela não poderá opor nenhuma exceção pessoal que teria contra Maria (não pago porque o vestido está rasgado), pois o terceiro recebeu o título de boa fé e, como não participou da relação que originou o título, não pode ter prejuízo (abstração e inoponibilidade de exceções pessoais a terceiros de boa fé). Repare que, se o título não tivesse circulado, Maria poderia opor esta e qualquer outra exceção a Roberta. O mesmo valeria se Mário fosse um terceiro de má fé 
- Art. 916 do CC e art. 17 da LUG -.
Teoria Geral do Direito Cambiário
 
Atributos dos Títulos de Crédito:
• Celeridade na transmissão (por simples endosso)
• Segurança no recebimento do crédito (Devido a autonomia, e seus subprincípios - abstração e inoponibilidade de exceções pessoais a terceiros)
• Executividade (muitos títulos de crédito, nem todos, são títulos executivos extrajudiciais – art. 784, do CPC)
Teoria Geral do Direito Cambiário

Continue navegando