Buscar

CASO CONCRETO AULA 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 5
CASO CONCRETO 1
A) FONTE MATERIAL – são os fatos sociais, ou seja, as próprias forças sociais criadora do direito. No caso em questão temos como base os possíveis erros médicos, que podem causar lesões ou até a morte.
FONTE FORMAL - A lei é a causa formal do direito. Pelo estudo realizado as vitimas utilizaram da norma para entrar com a ação contra médicos e hospitais, estas que estão contidas no Código de Defesa do Consumidor e no Código Civil.
B) Fontes formais do direito positivo são as formas pelas quais o Direito se manifesta. Destacamos algumas: legislação, costumes, doutrina, jurisprudência e a norma.
C) Fontes matérias do direto são os fatos sócias, ou seja, não é a lei pronta mas são os valores que sócias que informam o conteúdo das normas jurídicas.
CASO CONCRETO 2 - A afirmativa não esta correta, pois se fato social, quebra a ordem, é de direito sim a grave, mas com a condição imposta pela norma. Tal greve não pode ser abusiva, sendo esta assim pode se incorrer nos rigores das normas contidas no direito positivo.

Outros materiais