Buscar

tecnologias e novas midias 05

Prévia do material em texto

1
          Questão
	
	
	Em informática, a sigla TIC significa:
		
	
	Treinamento em informática cognitiva
	
	Transfer internet computer
	
	Técnica de informação curricular
	
	Technology Internet Corporation
	 
	Tecnologia da informação e comunicação
	Respondido em 18/09/2021 19:52:10
	
Explicação:
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologias_da_informa%C3%A7%C3%A3o_e_comunica%C3%A7%C3%A3o
	
	
	 
		2
          Questão
	
	
	Estamos assistindo ao advento de uma nova sociedade onde o conhecimento é ativo, basta ter acesso à internet para ocorrer interações e colaborações entre as pessoas, formando diferentes redes sociais. Identifique, dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta corretamente um desafio desta nova realidade:
		
	
	Transformar interação em dados estatísticos.
	
	Transformar a sociedade por meio da inclusão.
	
	Transformar o conhecimento disponível.
	 
	Transformar as informações em conhecimento.
	 
	Transformar a exclusão em oportunidade.
	Respondido em 18/09/2021 19:53:41
	
Explicação:
O desafio é de utilizar as tecnologias digitais para obter informações e transformá-las em conhecimentos. Criar novas formas de interação e produção de novos saberes, apontando para oportunidades formativas.
	
	
	 
		3
          Questão
	
	
	Estamos assistindo ao advento de uma nova sociedade onde o conhecimento é ativo, basta ter acesso à internet para ocorrer interações e colaborações entre as pessoas, formando diferentes redes sociais.
Com base na citação acima e no estudo realizado podemos considerar, identifique as palavras que preencham corretamente as lacunas do fragmento do texto abaixo.
As informações são produzidas em grande quantidade nas diferentes _____________________, ocorrendo um grande número de trocas. Essas ideias chegam até as pessoas, as quais _________________ as informações, sendo protagonistas do conhecimento, o grande desafio é analisar e separar o que realmente tem valor educacional, essa ________________, faz a diferença na formação do estudante.
		
	 
	redes sociais; compartilham; habilidade
 
	
	comunicações; compartilham; habilidade
 
	
	redes sociais; compartilham; competências
	
	sociedades; compartilham; habilidade
 
	
	redes sociais; copiam; habilidade
 
	Respondido em 18/09/2021 19:54:41
	
Explicação:
O desafio é de utilizar as tecnologias digitais para obter informações e transformá-las em conhecimentos. Criar novas formas de interação nas redes sociais.
	
	
	 
		4
          Questão
	
	
	Assinale a alternativa que define o conceito de Ciberespaço:
		
	
	É uma forma híbrida de compartilhamento de conteúdos
	
	É um local virtual, direcionado apenas para o esnino a distância
	
	É uma variação do espaço físico, aliando a interação entre máquinas e pessoas
	 
	É um espaço cibernético onde as pessoas se relacionam de uma forma que vai além do espaço físico.
	
	É um espaço físico onde as pessoas se relacionam de uma forma que vai além do espaço cibernético
	Respondido em 18/09/2021 19:55:18
	
Explicação:
Ciberespaço: É um espaço cibernético onde as pessoas se relacionam de uma forma que vai além do espaço físico.
	
	
	 
		5
          Questão
	
	
	Complete a sentença a seguir:
A aprendizagem _____________ conduz o estudante a uma nova forma de construir o saber, tendo as novas tecnologias digitais como principais ferramentas, em um ____________ que chamamos de espaço cibernético, o qual eliminou a distância entre as pessoas, fundamental em uma proposta colaborativa, onde todos se tornam responsáveis pela construção da aprendizagem.
		
	 
	colaborativa, ambiente
	
	homogênea, desvio
	
	real, local
	
	infinita, conhecimento
	
	instantânea, momento
	Respondido em 18/09/2021 19:55:43
	
Explicação:
A aprendizagem colaborativa conduz o estudante a uma nova forma de construir o saber, tendo as novas tecnologias digitais como principais ferramentas, em um ambiente que chamamos de espaço cibernético, o qual eliminou a distância entre as pessoas, fundamental em uma proposta colaborativa, onde todos se tornam responsáveis pela construção da aprendizagem.
	
	
	 
		6
          Questão
	
	
	Assinale a alternativa correta:
Com base nos seus conhecimentos, assinale a alternativa que define conceito de Cibercultura:
		
	
	Cibercultura é a reunião de padrões, produtos, comportamentos ou valores, que são compartilhados na Internet. Está associada a condição social influenciada pelo uso contínuo de computadores exclusivamente para a educação.
	 
	Cibercultura é a reunião de padrões, produtos, comportamentos ou valores, que são compartilhados na Internet. Está associada a condição social influenciada pelo uso contínuo de computadores, para a comunicação, diversão ou negócios.
	 
	Entende-se por Cibercultura a reunião de padrões, produtos e comportamentos, que são compartilhados na Internet. Sem qualquer associação com as condições sociais, haja visto que este conceito se aplica para o novo momento da comunicação.
	
	Cibercultura é a reunião de produtos, comportamentos e valores, que são compartilhados na Internet. Está associada a condição social mas focada apenas nas relações humanas. Não há um ambiente favorável para o desenvolvimento de negócios e empreendedorismo neste modelo.
	
	Cibercultura é a reunião de padrões, produtos, comportamentos ou valores, que são compartilhados pela sociedade, independe se esta ação se dá na Internet ou no ambiente físico.
	Respondido em 18/09/2021 19:58:24
	
Explicação:
Cibercultura é a reunião de padrões, produtos, comportamentos ou valores, que são compartilhados na Internet. Está associada a condição social influenciada pelo uso contínuo de computadores, para a comunicação, diversão ou negócios.
	
	
	 
		7
          Questão
	
	
	Assinale a alternativa correta:
Qual o maior desafio de um aluno no ambiente de aprendizagem colaborativa?
		
	 
	No ambiente de aprendizagem colaborativa, o aluno é desafiado no aspecto social, ético e emocional, pois está lidando com diferentes pessoas, as quais estão também defendendo suas ideias.
	
	No ambiente de aprendizagem colaborativa, o aluno é desafiado apenas no aspecto ético, pois precisa ser extremamente cuidadoso com suas atitudes. Dessa forma não deve impactar nas decisões do grupo e tampouco influenciá-las.
	
	No ambiente de aprendizagem colaborativa, o aluno é desafiado no aspecto econômico, ético e emocional, pois está lidando com diferentes pessoas, as quais estão também defendendo suas ideias. Além de ter que enfrentar diferenças de acordo com sua classe social.
	
	No ambiente de aprendizagem colaborativa, o aluno é desafiado apenas no aspecto emocional, pois precisa lidar com suas emoções para fazer parte de um grupo. E assim sendo, terá aceitação e maior participação no mesmo.
	
	No ambiente de aprendizagem colaborativa, o aluno é desafiado apenas no aspecto social, pois precisa se adaptar ao processo de compartilhamento de ideias e entendimento das diferenças entre as pessoas.
	Respondido em 18/09/2021 19:59:40
	
Explicação:
No ambiente de aprendizagem colaborativa, o aluno é desafiado no aspecto social, ético e emocional, pois está lidando com diferentes pessoas, as quais estão também defendendo suas ideias.
	
	
	 
		8
          Questão
	
	
	A evolução das tecnologias em nossa sociedade transformam também as pessoas. A Educação, por sua vez, atende a essas novas exigências, que se manifestam no campo político, econômico, social e cultural. Identifique, dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta corretamente novos paradigmas da educação:
		
	
	Ensino fragmentado, Desconexo e Solitário. 
	
	Ensino técnico, Prático e Elitista.
	
	Ensino localizado, Solitário e Elitista.
	 
	Ensino globalizado, Interatividade e Respeito às diferenças.
	
	Ensino Profissionalizante, Generalista e Interativo.
	Respondido em 18/09/2021 20:01:50
	
Explicação:
Os novos paradigmas de educação apontam paraum ensino globalizado, que valorize a construção do conhecimento, interatividade, respeito às diferenças etc. E isto implica para uma nova concepção ¿ comunidade de aprendizagem ¿ que se constitua como ambientes virtuais de aprendizagem.

Continue navegando