Buscar

Questões - Propedêutica em Mstologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTÕES – HAM GINECOLOGIA
REVISÃO I – PROPEDÊUTICA EM MASTOLOGIA 
1) O exame clínico das mamas (ECM) faz parte da avaliação para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto. 1. No ECM deve-se realizar a inspeção estática, a inspeção dinâmica, a palpação das mamas e das cadeias ganglionares axilares e supraclaviculares. 2. Na inspeção dinâmica, a mulher deve estar deitada com os braços ao longo do corpo para que o profissional possa identificar possíveis assimetrias, diferenças na cor da pele e na circulação venosa. 3. Para palpar as cadeias ganglionares axilares, a mulher deverá estar sentada, o braço homolateral relaxado, e o antebraço repousando sobre o antebraço homolateral do examinador. 4. A palpação das mamas é feita com a mulher em decúbito dorsal, com a mão correspondente à mama a ser examinada colocada sob a cabeça. 5. Na palpação, a região da aréola e da papila (mamilo) deve ser comprimida e não apenas palpada. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
b) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
c) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
d) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
e) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
2) O exame clínico das mamas – ECM – possibilita identificar anormalidades que contribuem para a detecção precoce do câncer de mama. A seu respeito, está correto afirmar que
a) o ECM tem alta sensibilidade para detecção de tumores de mama em todas as fases de desenvolvimento.
b) o exame é composto por dois tipos de inspeção: a estática ou inspeção visual e a dinâmica, em que ocorre a palpação.
c) a pele com aspecto de casca de laranja e a proeminência venosa constituem achados de normalidade anatômica.
d) a palpação das mamas abrange o exame de linfonodos axilares, supra e infraclaviculares, preferentemente com a mulher em decúbito lateral e os braços estendidos ao lado do corpo.
e) a detecção de linfonodos duros e pouco móveis ou descarga papilar espontânea e unilateral, aquosa ou não, constitui sinal de alerta para prosseguimento da investigação
3) Uma paciente de 45 anos de idade agendada para uma consulta no consultório de clínica médica do hospital universitário, para iniciar o rastreamento de câncer de mama. Ela informa que tem hábitos saudáveis ​​de vida e nega tabagismo, etilismo, comorbidades, bem como uso de medicamentos de uso contínuo. Relata que realiza o autoexame das mamas e nunca notou nenhuma alteração. Nunca fez uma mamografia e tem medo de realizar por causa da exposição à radiação e que isso pode trazer consequênciaszos. Quanto à história familiar, sua mãe teve câncer de ovários aos 70 anos de idade. O exame clínico das mamas mostra-se normal. Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir. Essa paciente, por ser de baixo risco (risco padrão) para câncer de mama, poderá realizar apenas a ultrassonografia de mamas como estratégia de rastreamento.
a) Certo
b) Errado
4) Uma paciente de 45 anos de idade agendada para uma consulta no consultório de clínica médica do hospital universitário, para iniciar o rastreamento de câncer de mama. Ela informa que tem hábitos saudáveis ​​de vida e nega tabagismo, etilismo, comorbidades, bem como uso de medicamentos de uso contínuo. Relata que realiza o autoexame das mamas e nunca notou nenhuma alteração. Nunca fez uma mamografia e tem medo de realizar por causa da exposição à radiação e que isso pode trazer consequênciaszos. Quanto à história familiar, sua mãe teve câncer de ovários aos 70 anos de idade. O exame clínico das mamas mostra-se normal. Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir. A paciente do caso clínico deve ser submetida ao cálculo de risco para desenvolvimento de câncer de mama durante a vida, e esse cálculo, definido por modelos de risco validados, é que definirá se há a orientação de rastreamento com mamografia e ressonância anual, além de outros métodos como a quimioprofilaxia.
a) Certo
b) Errado
5) O exame ultrassonográfico na mastologia tem sido um dos exames de diagnóstico por imagem mais solicitados pelos médicos. Possui grande importância na avaliação das mamas e contribui para o sucesso do fechamento de diagnóstico mediante exame dessas estruturas, tanto no caso de mamas masculinas como no das femininas. Sobre a ultrassonografia das mamas, assinale a alternativa incorreta.
a) O exame é realizado com transdutor linear de 7,5 MHz.
b) A avaliação do tecido adiposo, entre outros tecidos avaliados, trata-se do objetivo do exame.
c) O exame é restrito para a avaliação de câncer de mama.
d) De acordo com os protocolos, as mamas são divididas em quadrantes.
e) Diagnósticos precoces através do ultrassom evita a realização de procedimentos adicionais desnecessários.
1- B
2- E
3- B
4- A
5- C
	questões propedêutica em mastologia
	
	Milena Bavaresco

Outros materiais