Buscar

Trabalho Biologia Celular

Prévia do material em texto

Fórum Obrigatório de Biologia Celular
1- Qual a importância das Glicosaminoglicanas para os tecidos celulares?
Os glicosaminoglicanos (GAGs) são componentes dos tecidos conjuntivos e representam 30% do material orgânico presente no corpo. Eles criam um gel hidrofílico, que permite a movimentação das células e a circulação de moléculas, como nutrientes, hormônios e outras substâncias químicas.
De modo geral, os (GAGs) têm a função de transporte molecular e de produção de colágeno através dos fibroblastos e, também podem assumir diversas atividades no organismo, como exemplo: ácido hialurônico: tem função lubrificante. Está presente no tecido conjuntivo, cartilagem, derme, cordão umbilical e líquido sinovial (presente nas cavidades articulares).; sulfato de heparano: regula diversas atividades biológicas, dentre elas a de coagulação do sangue. Está no pulmão, vasos sanguíneos e lâmina basal e sulfatos de condroitina: ligam-se a colágenos, criando redes, mantendo a união e resistência das fibras. São os mais abundantes no corpo e podem ser encontrados nas cartilagens, ligamentos, tendões e artéria aorta. 
2 - Qual a importância do glicocálice para as células?
O glicocálice tem como funções importantes para a célula, a proteção contra lesões de natureza química e mecânica. Esses carboidratos também evitam ligações indesejáveis com outras células e ajudam na movimentação graças à sua capacidade de adsorver água.
Outra função extremamente importante do glicocálice é o reconhecimento entre células e a adesão celular, que permite que as células se unam umas às outras e a outras moléculas.
3 - Qual a importância das cadeias hidrofóbicas dos lipídios?
Os lipídios tendem a ser hidrofóbicos, apolares e feitos em sua maior parte de cadeias de hidrocarbonetos, pois através das interações hidrofóbicas obtém a manutenção da estrutura de uma proteína. Os diferentes tipos de lipídios têm diferentes estruturas e, correspondentemente, diversas funções nos organismos. Por exemplo, lipídios armazenam energia, fornecem isolamento, compõem membranas celulares, formam camadas repelentes à água em folhas e fornecem blocos de construção para hormônios como a testosterona.
 4- Explique por que a LPO (lipoperoxidação) é considerada um biomarcador de efeito.
Consiste em uma cascata de reações resultantes da ação dos radicais livres sobre os lipídios. O processo é iniciado pela reação de um radical livre (RL), geralmente um oxigênio molecular, com um ácido graxo insaturado, sendo esse processo propagado por radicais peroxilas, desta forma, a membrana é um dos componentes mais atingidos pela lipoperoxidação, que acarreta alterações em sua estrutura e permeabilidade.

Continue navegando

Outros materiais