Buscar

AV2 - DIREITO PREVIDENCIÁRIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV2 – DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Nome: ____________________________________________________________________________________________________
Destaque as alternativas em Amarelo
1 - Maria, empregada pública há 15 (quinze) anos, morreu vítima de câncer. Maria não deixou descendentes; como sucessores há apenas seus avós maternos, que desempenharam o papel de pais desde que Maria nasceu. Considerando o disposto na legislação aplicável ao caso, assinale a alternativa correta.
A - Os avós estão incluídos juntamente com os pais no rol de dependentes do segurado da Lei no 8.213/91, e a eles caberia o benefício da pensão por morte, ainda que não tivessem desempenhado o papel de pais de Maria.
B - Ainda que Maria tivesse um filho de dez anos de idade, seus avós teriam direito a uma parcela da pensão por morte.
C - A dependência econômica dos avós de Maria, assim como a dos pais, do cônjuge e do filho não emancipado menor de 21 (vinte e um) anos, é presumida pela legislação.
D - Os avós não estão no rol de dependentes, de forma que, os avós da segurada falecida não podem ter direito à pensão por morte.
2- Com relação aos beneficiários do Regime Geral de Previdência Social, na condição de dependentes do segurado, nos termos da Lei nº 8.213/1991, é correto afirmar que
A-) não pode ser considerado como dependente para os fins de obtenção de benefício previdenciário o irmão não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 (vinte e um) anos ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental ou deficiência grave.
B- )o enteado e o menor tutelado equiparam-se a filho e dispensam a comprovação da dependência econômica, bastando, para essa finalidade, a declaração escrita de próprio punho do segurado.
C-) a companheira, o companheiro e o filho não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 (vinte e um) anos não são dependentes presumidos, que não dispensam prova da dependência econômica.
D-) as provas de união estável e de dependência econômica exigem início de prova material contemporânea dos fatos, sendo inadmitida, porém, a prova exclusivamente testemunhal.
3 - Sobre os beneficiários do Regime Geral de Previdência Social, na condição de dependentes do segurado, assinale a alternativa correta.
a-) A dependência econômica do(a) cônjuge ou companheiro (a), deve ser comprovada, as demais são presumidas.
B-) O filho não emancipado, de qualquer condição, menor de 18 (dezoito) anos é beneficiário do segurado.
C-) O enteado e o menor tutelado equiparam-se a filho mediante declaração do segurado e desde que comprovada a dependência econômica.
D-) A existência de filhos e pais como dependentes não exclui do direito às prestações os das classes seguintes.
4 - De acordo com a Lei nº 8.213/91, os pais de um Segurado da Previdência Social
A-) são considerados dependentes, inclusive se houver cônjuge, companheira, companheiro, filho não emancipado, de qualquer condição, menor de vinte e um anos ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental ou deficiência grave.
B-) podem ser considerados dependentes na inexistência de cônjuge, companheira, companheiro, filho não emancipado, de qualquer condição, menor de vinte e um anos ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental ou deficiência grave.
C-) não são considerados dependentes, em qualquer hipótese, por ausência de disposição legal específica prevendo esta condição.
D-) podem ser considerados dependentes somente quando não houver irmão não emancipado, de qualquer condição, menor de vinte e um anos ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental ou deficiência grave.
E-) podem ser considerados dependentes somente quando não houver irmão não emancipado, de qualquer condição, menor de dezoito anos ou inválido ou que tenha deficiência intelectual ou mental ou deficiência grave.
FUNDAMENTE AS RESPOSTAS DAS SEGUINTES PERGUNTAS
5 - Manuel, na qualidade de segurado facultativo, permaneceu durante 10 anos, initerruptamente, contribuindo para o RGPS. Por razões alheia a sua vontade cessou a sua contribuição. Qual será o seu período de graça? Fundamente.
6 – Manuel Carlos ingressou no RGPS em maio de 1991, vertendo a sua contribuição para a previdência social na qualidade de segurado obrigatório. Em maio de 1996 completou 65 anos de idade. Diante desta circunstância apresentada, qual a carência que ele deverá atingir para pode se aposentar? Fundamente.
7 - MARIO DE ANDRADE contribuiu para a previdência social nas competências dos meses 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12 de 2018 na qualidade de contribuinte facultativo. Depois de 11 meses, voltou a contribuir nos meses de 11, 12 de 2018 e 01, 02, 03, 04 e 05 de 2019. Neste mês de maio de 2019 foi acometido de uma doença que o impossibilitou temporariamente para o trabalho. Ao pedir o benefício de auxílio-doença ao INSS, este lhe foi negado sob o argumento de que ele não tinha a carência necessária. A decisão adotada pelo INSS está correta? Fundamente.

Continue navegando