Buscar

Atividade A1- Sistema Nervoso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pergunta:
Conforme estudamos nessa unidade, a neuroplasticidade “refere-se às mudanças fisiológicas no cérebro que ocorrem como resultado de nossas interações com o meio ambiente. Desde o momento em que o cérebro começa a se desenvolver no útero até o dia em que morremos, as conexões entre as células de nosso cérebro se reorganizam em resposta às nossas necessidades em constante mudança. Esse processo dinâmico nos permite aprender e nos adaptar a diferentes experiências ” (CAMPBELL, 2009, tradução nossa). 
Diferente dos computadores, que são criados para executar determinadas tarefas e que necessitam de constantes modificações de softwares, nossos cérebros são extraordinariamente mais sofisticados, uma vez que apresentam desempenhos mais complexos, como a capacidade de formar caminhos que podem ser acionados ou ficarem adormecidos, criando e descartando informações e memórias de acordo com nossas experiências. 
Referência: 
CAMPBELL, Celeste. What Is Neuroplasticity? Brainline: all about brain injury and PTSD. Arlington, Eua, p. 1-1. 26 jul. 2018. Disponível em: <https://www.brainline.org/author/celeste-campbell/qa/what-neuroplasticity>. Acesso em: 14 dez. 2019. 
Considerando essas informações e os conteúdos estudados, escreva um texto, de até 10 linhas, descrevendo como a plasticidade neuronal se relaciona ao aprendizado, à memória e à cognição?
Resposta:
A plasticidade neuronal é o nome que foi dado a capacidade de que os neurônios possuem de formar novas conexões a cada momento. Sendo assim, é a capacidade de se recuperar e se reestruturar os neurônios tanto anatomicamente quanto funcionalmente, formando assim novas conexões sinápticas. Importante em casos quando o cérebro se recupere após lesões ou algum transtorno. Deste modo, a plasticidade dos neurônios auxilia no aprendizado, à memoria e à cognição devido ao fato dos neurônios estarem sempre realizando as sinapses, formando novas conexões a cada momento. O aprendizado é um produto das experiências que é convertido em memórias armazenadas no nosso encéfalo. Para a memória é necessário o bom funcionamento dos neurônios e das células de glia que compõem o encéfalo, as memórias são chamadas de plasticidade sináptica. Deste modo, a repetição de um ato é memorizado e temos a cognição daquele ato. 
Bibliografia:
https://drauziovarella.uol.com.br/entrevistas-2/plasticidade-neuronal-entrevista/
https://www.cognifit.com/br/plasticidade-cerebral

Continue navegando